• Nenhum resultado encontrado

O CURSO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ MESTRADO PROFISSIONAL EM

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT)

SIMONE URNAUER

TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Curso de formação docente desenvolvido como parte da Dissertação de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

Orientadora: Prof.a Dr.a Sandra Terezinha Urbanetz

CURITIBA 2019

INTRODUÇÃO

As relações trabalho e educação se revelam uma temática amplamente discutida no campo educacional brasileiro, mas considerada sempre atual, “carente de definições e sempre renovado, especialmente em função das mudanças e redefinições do papel do Estado e das transformações no mundo do trabalho” (GARCIA; LIMA FILHO, 2010, p. 07). Autores como Kuenzer (2010) entendem que a temática demanda investigação, considerando “a constituição de um projeto pedagógico que atenda às necessidades dos que vivem do trabalho” (KUENZER, 2010, p. 11). Assim também a Ramos (2017, p. 25), “compreender a concepção do trabalho, em suas dimensões e suas contradições, é um importante meio para se posicionar frente às concepções educacionais em disputa”. Urbanetz (2011) ressalta que a formação pedagógica precisa estar atrelada ao mundo do trabalho e não apenas ao mundo do emprego ao levar em conta “as dimensões do trabalho em si, do conteúdo desse trabalho e da ação didática fundamental para que a mediação ocorra.” (URBANETZ, 2011, p. 129). Com a proposta deste curso de formação docente em um contexto onde envolvidos estão os professores no processo de construção, reconstrução e reflexões acerca da formação docente e da formação humana e onde perpassam os processos educacionais e formativos dos estudantes/trabalhadores, questões fecundas como as relações trabalho e educação serão travadas. Ainda assim, compreende-se a complexidade que circunda a formação de professores e que a proposta se faz por considerar necessária a contínua busca por uma formação que permita aos indivíduos uma emancipação e participação efetiva na sociedade.

EMENTA

Fundamentos ontológicos e históricos da relação trabalho e educação. Trabalho e educação e suas relações com a formação docente e a Educação Profissional e Tecnológica.

OBJETIVOS

- Aprofundar o debate acerca das relações trabalho e educação, seus fundamentos ontológicos e históricos;

- Fomentar a discussão das relações trabalho e educação no contexto da formação docente e da Educação Profissional e Tecnológica.

CONTEÚDOS

- Relações trabalho e educação em referenciais teóricos e documentais e sua contextualização com o cenário da EPT e a instituição na qual o curso está sendo ofertado;

- Conceito de trabalho e educação;

- Fundamentos ontológicos e históricos da relação trabalho e educação; - O trabalho enquanto categoria de constituição da ação docente e a formação dos professores.

- Formação integrada: um olhar para os que vivem do trabalho e as resistências no contexto atual.

FORMATO DO CURSO

- Vinte horas, divididas em dois encontros de 8 horas ou quatro encontros de 4 horas presenciais e 4 horas não-presenciais.

METODOLOGIA

- Apresentação expositiva (slides e vídeos); - Discussão, dinâmica/atividade;

- Feedback;

AVALIAÇÃO

Dinâmica de feedback coletivo da temática abordada e do percurso formativo construído. Assim também, a aplicação de questionário aberto para avaliação do curso com enfoque em dois pontos de análise: aspectos didáticos do curso (objetivos traçados, conteúdos tratados, metodologias utilizadas) e sua contribuição no processo de formação dos participantes do curso.

PÚBLICO-ALVO/Nº MÉDIO DE PARTICIPANTES:

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

(continua) ENCONTROS MODALIDADE ATIVIDADES PROPOSTAS

1º Não-presencial

(2 horas) Leitura prévia dos textos:

FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de

Educação. v. 14, n. 40. jan/abr. 2009b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a14.pdf. MOURA. D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v.2, p.1-27, 2007. Disponível em:

http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/11 0.

SAVIANI. D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n.32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.

2º Presencial (4

horas) - Apresentação da proposta do curso e cronograma das atividades;- Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica;

- Relações trabalho e educação em referenciais teóricos e documentais;

- Conceito de Trabalho ontológico e histórico; - Conceito de educação vinculado.

3º Presencial (4

horas) Vídeo: “2001: uma odisseia no espaço” https://www.youtube.com/watch?v=9etefsYMm5o

- Fundamentos ontológicos e históricos da relação trabalho e educação - Dermeval Saviani

- Proposição de grupos de discussão a partir de questões

problematizadoras: Quais problemas o professor enfrenta em seu cotidiano que relaciona trabalho e educação? O que essa relação tem a ver com o dia a dia do professor?

(conclusão) ENCONTROS MODALIDADE ATIVIDADES PROPOSTAS

4º Não-presencial

(2 horas) Leitura prévia dos textos:

KUENZER, A. Mesa Redonda: Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos In: BRASIL. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: INEP, 2008, p. 19-40. (Coleção Educação Superior em Debate, 8). Disponível em: http://inep.gov.br/informacao-da-

publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/492287 .

KUENZER, A. (org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

(Primeira parte).

RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistência em tempos de regressão. In: ARAÚJO, A. C; SILVA, C. N. N. da. (Orgs.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. 569p. Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/SNEMI/57589-ENSINO-MEDIO- INTEGRADO—LUTAS-HISTORICAS-E-RESISTENCIAS-EM- TEMPOS-DE-REGRESSAO.

URBANETZ, S. T. A constituição do docente para a educação profissional. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, 2011. Disponível em

http://www.ppge.ufpr.br/teses/D10_Sandra%20Terezinha %20Urbanetz.pdf (Capítulos 04 e 05).

5º Presencial (4

horas) - O trabalho enquanto categoria de constituição da ação docente e a formação dos professores – Roda de conversa a partir de Acacia Zeneida Kuenzer e Sandra Terezinha Urbanetz.

6º Presencial (4

horas) - Formação integrada: um olhar para os que vivem do trabalho e asresistências no contexto atual. Proposta de dinâmica de feedback da trajetória formativa proposta pelo curso, partindo das seguintes proposições:

- Que bom que… - Que pena que… - Que tal se…

- Aplicação de questionário de avaliação do curso através de formulário online disponibilizado para os participantes.

REFERÊNCIAS

FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas

sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40. jan/abr. 2009b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a14.pdf. Acesso em 23 jul. 2018.

KUENZER, A. K. (org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KUENZER, A. Mesa Redonda: Formação de professores para a educação

profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos In: BRASIL. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: INEP, 2008, p. 19-40. (Coleção Educação Superior em Debate, 8).

Disponível em: http://inep.gov.br/informacao-da-

publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/492287.

MOURA. D.H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v.2, p.1-27, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em 03 set. 2017.

RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistência em tempos de regressão. In: ARAÚJO, A. C; SILVA, C. N. N. da. (Orgs.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. 569p.

Disponível em: https://www.even3.com.br/Anais/SNEMI/57589-ENSINO-MEDIO- INTEGRADO—LUTAS-HISTORICAS-E-RESISTENCIAS-EM-TEMPOS-DE- REGRESSAO. Acesso em 19 nov. 2018.

SAVIANI. D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n.32, p. 152-180, jan./abr. 2007.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.

SAVIANI. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.

URBANETZ, S. T. A constituição do docente para a educação profissional. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, 2011. Disponível em

http://www.ppge.ufpr.br/teses/D10_Sandra%20Terezinha%20Urbanetz.pdf. Acesso em 30 jun. 2018.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

LEITE, J. C. C. (Org.). UTFPR: uma história de 100 anos. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. 2008. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf. Acesso em 09 out. 2018.