• Nenhum resultado encontrado

O editor de textos joe

No documento Introdu¸c˜ao ao Unix (páginas 35-38)

Para executar o joe basta digitar o comando joe seguido ou n˜ao do nome do arquivo que se deseja editar, e da tecla <ENTER>. Com isso, a tela de edi¸c˜ao dojoe ser´a apresentada para o usu´ario tal como mostrado abaixo.

35

IW teste.txt Row 1 Col 1 4:49 Ctrl-K H for help Este e’ um exemplo de texto editado no joe,

um popular editor de texto bastante utilizado por usua’rios do sistema Linux.

Seus comandos sao bastante semelhantes aos do WordStar e Sidekick para MSDOS.

Use o joe para editar os seus textos!

** Joe’s Own Editor v2.2 ** Copyright (C) 1994 Joseph H. Allen **

Para acessar a ajuda on-line, basta digitar a combina¸c˜ao de teclas <CTRL>+K+H (ˆKH, segundo a nota¸c˜ao do joe) que a tela de ajuda aparecer´a, como mostrado a seguir.

Para fechar a tela de ajuda, basta digitar a combina¸c˜ao ˆKH novamente.

CURSOR GO TO BLOCK DELETE MISC EXIT

^B left ^F right ^U prev. screen ^KB begin ^D char. ^KJ reformat ^KX save

^P up ^N down ^V next screen ^KK end ^Y line ^T options ^C abort

^Z previous word ^A beg. of line ^KM move ^W >word ^R refresh ^KZ shell

^X next word ^E end of line ^KC copy ^O word< ^@ insert FILE SEARCH ^KU top of file ^KW file ^J >line SPELL ^KE edit

^KF find text ^KV end of file ^KY delete ^_ undo ^[N word ^KR insert

^L find next ^KL to line No. ^K/ filter ^^ redo ^[L file ^KD save A movimenta¸c˜ao do cursor dentro do texto pode ser feita com as setas do teclado, para mudar entre linhas e colunas, ou atrav´es das teclas PGUP e PGDN, para deslocamento entre p´aginas.

Para procurar por grupos de caracteres dentro do texto, basta utilizar a combina¸c˜ao de teclas ˆKF e indicar a string de texto desejada. Feito isso, o joe requisita algumas op¸c˜oes de busca, tais como sensibilidade ao caso (MAI ´USCULAS/min´usculas) e dire¸c˜ao de busca.

Para repetir a ´ultima busca realizada, basta digitar ˆL.

Para remover caracteres, podem ser utilizadas as teclas <BACKSPACE>, para apagar um caracter `a esquerda do cursor, e <DEL>, para apagar caracteres `a direita do cursos. A remo¸c˜ao de linhas inteiras ´e feita digitando o comando ˆY. O joe tamb´em suporta opera¸c˜oes de bloco. Para marcar o in´ıcio e o fim de um bloco, digita-se ˆKB e ˆKK, respectivamente.

Para remover o bloco marcado, digita-se ˆKY. Para mover o bloco para a posi¸c˜ao corrente do cursor, basta digitar ˆKM. A c´opia do bloco para a posi¸c˜ao do cursor, por sua vez, ´e feita com a combina¸c˜ao de teclas ˆKC.

O joe mant´em uma lista de todas as mudan¸cas realizadas pelo usu´ario no documento, permitindo desfazer e refazer quaisquer a¸c˜oes dentro de uma sess˜ao de edi¸c˜ao de texto. Para

Introdu¸ao ao Linux - cAgostinho Brito 1998 37

desfazer a mudan¸ca mais recente, digita-se <CTRL>+<SHIFT>+ (control-sublinhado).

Para refazer uma mudan¸ca desfeita anteriormente, basta digitar <CTRL>+<SHIFT>+ˆ (control-circunflexo).

As mudan¸cas realizadas no arquivo podem ser salvas com a combina¸c˜ao de teclas<CTRL>+K+D.

Para sair do joe e salvar as mudan¸cas correntes, basta digitar ˆKX. Caso o usu´ario n˜ao de-seje salvar as altera¸c˜oes, o mesmo pode sair do editor digitando ˆC. Se alguma mudan¸ca tiver sido efetuada, o joe ir´a perguntar se o usu´ario deseja sair sem salvar as altera¸c˜oes.

No quadro abaixo s˜ao apresentados os principais comandos dojoe, incluindo opera¸c˜oes de movimenta¸c˜ao na tela, manipula¸c˜ao de blocos e arquivos, busca de express˜oes e remo¸c˜ao de objetos, entre outros.

CURSOR MOVER MARCAR BLOCO

^B esquerda ^U tela anterior ^KB in´ıcio

^P cima ^V tela posterior ^KK final

^Z palavra anterior ^A in´ıcio da linha ^KM mover

^X palavra posterior ^E fim da linha ^KC copiar

^F direita ^KU in´ıcio do arquivo ^KW salvar

^N baixo ^KV final do arquivo ^KY apagar

^KL mover para linha ^K/ filtro

DELETAR MISCEL^ANEA SAIR

^D caracter ^KJ reformatar ^KX salvar

^Y linha ^T op¸c~oes ^C abortar

^W palavra a direita ^R refrescar ^KZ shell

^O palavra a esquerda ^@ inserir ARQUIVO

^J final da linha SPELL ^KE editar

^_ desfazer ^[N palavra ^KR inserir

^^ refazer ^[L arquivo ^KD salvar

BUSCA

^KF procurar texto

^L procurar pr´oximo

E importante ter em mente que o´ joe´e apenas um editor de texto ascii e n˜ao um completo processador de texto. Op¸c˜oes tais como mudan¸ca de fontes, alinhamento ou insers˜ao de gr´aficos s˜ao deixadas por conta de pacotes como o LATEX, que d˜ao ao usu´ario muni¸c˜ao suficiente para construir as mais variadas formas de arranjo textos e objetos gr´aficos em um documento.

O ambiente gr´ afico X Window

7.1 Introdu¸ c˜ ao

O sistema X Window (ou simplesmente “X”) ´e um ambiente de trabalho gr´afico utilizado em quase todos os desktops Unix existentes no mundo. Foi desenvolvido inicialmente pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), sendo o projeto posteriormente repassado para um conjunto de empresas denominado “The X Consortium” e mantidos por eles desde ent˜ao.

O X ´e constitu´ıdo de um programa chamadoservidor gr´afico, respons´avel por desenhar os elementos da tela e de uma s´erie de bibliotecas auxiliares. Os programas utilit´arios s˜ao denominados clientes. O browser netscape´e um exemplo de programa cliente.

No Linux, o X Window ´e implementado por um conjunto de programas e bibliotecas denominado XFree86. O XFree86 ´e totalmente gratuito e d´a suporte `as mais diversas placas de v´ıdeo dispon´ıveis no mercado.

O X Window traz para o usu´ario Unix o conforto de trabalhar em um ambiente gr´afico, com ´ıcones, editores de texto e imagem etc e possibilita, entre outras coisas, que aplicativos desenvolvidos em um tipo de unix possam ser exibidos na tela de outro.

No documento Introdu¸c˜ao ao Unix (páginas 35-38)

Documentos relacionados