• Nenhum resultado encontrado

O ensino superior do design no Rio Grande do Sul, a escolha

O Rio Grande do Sul apresenta um aspecto cultural diversificado, gerando uma derivação de setores econômicos98 e de elementos socioculturais distintos por regiões que formam o Estado99 .

A primeira instituição a instalar um Curso de Design no Rio Grande do Sul foi a Universidade Federal de Santa Maria100,na Faculdade de Belas Artes, em 1967.

Este Curso, denominado de Desenho Industrial, iniciou com a habilitação na parte gráfica (Programação Visual); somente em 2004, passou a integrar no seu Projeto pedagógico a habilitação em Projeto de Produto.

Com o passar do tempo e com a evolução do setor industrial no Rio Grande do Sul, outras instituições sediadas no Estado em outras regiões começaram a desenvolver e a iniciar também o Ensino Superior de Desenho Industrial. Posteriormente, algumas das instituições do Estado do Rio Grande do Sul passaram a utilizar a denominação Design em seus Cursos.

Abaixo, na tabela 1, apresentam-se os Cursos que atualmente estão em andamento no Estado, segundo a pesquisa qualitativa realizada pelo MEC em 2006, por ocasião do ENADE. Assim, estavam aptas a realizar a avaliação 12 instituições101 cadastradas; também vêm discriminadas as datas de início do funcionamento dos Cursos de Design no RS, em ordem cronológica de instalação.

98 IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2008.

http://www.ibge.gov.br/estadosat /perfil.php?sigla=rs (acesso em 06 de 11 de 2008).

99 FAMURS. op. cit.www.famurs.com.br (acesso em 08 de 2008).

100 Fonte: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Projeto Político – Pedagógico – Curso de Desenho Industrial – Projeto de Produto (apresentação) Ver:

http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/DESENHO%20INDUSTRIAL%20PROJETO%20DE%20PRODUTO/

APRESENTAcaO.pdf (acesso em 19 de 05 de 2008).

101 INEP 2008. Ver: http://enade2006.inep.gov.br/novo/Site/?c=CUniversidade&m=mostrar_lista_area.

Acesso em: 13 mai. 2009.

Tabela 1 - Cronograma de Instalação dos Cursos no Rio Grande do Sul

Nome Município Curso

A Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria 1967

B Universidade Luterana do Brasil Canoas 1983

C Centro Universitário FEEVALE Novo Hamburgo 1999

D Centro Universitário Franciscano Santa Maria 1999

E Universidade Federal de Pelotas Pelotas 1999

F Universidade Regional do Nordeste do Estado do RS

Ijuí 2000

G Universidade de Caxias do Sul Bento Gonçalves 2001

H Centro Universitário Ritter dos Reis Porto Alegre 2002 I Escola Superior de Propaganda e

Marketing de Porto Alegre

Porto Alegre 2003

J Centro Universitário Univates Lajeado 2005

K Faculdade dos Imigrantes Caxias do Sul 2005

L Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre 2006

Do procedimento qualitativo entre as instituições melhores avaliadas e com base na análise dos dados obtidos da avaliação ENADE 2006, foram extraídas as informações para balizar esta pesquisa — foram, pois, fatores determinantes na escolha das instituições, alvo deste estudo.

Estas 12 instituições cadastradas no MEC são responsáveis pela citação102 de 51 áreas relacionadas com o Design. Portanto, esta pesquisa está focada em instituição que possui e que têm como base o Ensino do Design de Produto; neste sentido, será concentrada somente na instituição que trabalha com o Ensino Superior do Design na Graduação, no Rio Grande do Sul

O relatório final da pesquisa e da metodologia aplicada no ENADE leva em conta três variáveis: a primeira é sobre o desempenho dos estudantes concluintes e com peso de 60%; a segunda versa sobre o desempenho dos estudantes ingressantes, com peso de 15%. Estas duas variáveis são focadas sobre os componentes específicos do Curso; por sua vez, o terceiro componente para ambos os casos ingressantes e concluintes é sobre a formação com peso de 25%, resultando em um critério103 de grau 3.

No período pós ENADE, entre dezembro de 2006 a dezembro de 2008 foi apresentado um total de 86 monografias, na área do Design na Universidade Luterana do Brasil; a análise será sobre as monografias apresentadas na área do Design de Produto, no mesmo período. Sendo assim, neste espaço de tempo foram apresentadas 36 monografias versando sobre o Design de Produto e será a partir deste número que será retirada a amostra, para a análise. Este procedimento será realizado tendo como base o sorteio de monografias para a análise104 em dois grupos, a seguir: monografias de tem o método proposto como base criativa e monografias que não utilizam outro método criativo.

A seleção das monografias terá como ponto de partida a data da avaliação após a realização do ENADE 2006 realizada pelo INEP105, sendo assim, o

102 Curso Superior de Tecnologia em Design de Embalagem, Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Design Digital, Design do Produto, Design Gráfico e outros Ver: INEP 2008.

103 Ver: Anexo 05

104 Este procedimento será apresentado no capítulo 6

105 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em:

http://enade2006.-inep.gov.br/novo/Site>.

período com início após a avaliação do ENADE e de um ano antes da nova avaliação106, a ser realizada em novembro de 2009.

A seleção representa uma amostragem qualitativa dos trabalhos, para verificar se ocorreu de alguma forma uma contextualização com origem brasileira — objeto desta dissertação sobre o Ensino do Desenvolvimento de Projetos em Design.

A análise será sobre as monografias da instituição selecionada, terá algumas regras ou parâmetros, a saber,

(a) Na escolha, sobre o tipo de produto ou de Projeto, não haver a preferência pelo gênero do autor;

(b) Evitar uma possível repetição pelo segmento de mercado onde o produto ou Projeto será utilizado;

(c) O grau final, resultado da avaliação na banca examinadora, na seleção, não será quesito para a escolha, o que pesquisa é a aplicação do método e não a qualidade da resposta criativa do aluno;

(d) O trabalho deve ser apresentado, entre dezembro de 2006 até dezembro de 2008;

(e) Evitar, na seleção de monografias, as que tenham sido apresentadas no mesmo semestre, evitando-se assim uma possível repetição de abordagem ou utilização de fator de largo conhecimento público107. Procura-se identificar se houve desvantagem, ao incorporar a contextualização brasileira, ou se gerou alguma vantagem na argumentação criativa oriunda da pesquisa com a contextualização para o desenvolvimento do Projeto de produto.

106 Fim do semestre letivo, sendo o regime acadêmico de esta universidade ser semestral.

107 Em 2008 ocorreu o Pan-americano, na cidade do Rio de Janeiro, este fato poderia influenciar na busca e relação de informações criativas para possível aplicação nos projetos, através de símbolos do esporte, da cidade do Rio de Janeiro, das cores do Brasil e outros elementos iconográficos pertinentes a este assunto. Nota do autor

No caso da instituição escolhida para este estudo, o Curso de Bacharelado de Design A Universidade Lutera do Brasil, apresenta um Curso experiente, que completou 25 anos de fundação em 2008; é também uma das escolas privadas pioneiras no Ensino do Design no Rio grande do Sul. Vale dizer que o Curso faz parte da divisão pedagógica que a instituição estabeleceu, formando cinco áreas distintas do conhecimento108 e em cada uma destas áreas a interdisciplinaridade109 é estimulada. O Bacharelado em Design está sob a área da Tecnologia e Computação e possui como objetivos no seu Projeto pedagógico a seguinte abordagem:

(...) Desenvolver o Ensino do Design a partir de uma visão multidisciplinar conformada e integrada com as reais necessidades tecnológicas, culturais e econômicas da sociedade gaúcha e brasileira, gerando profissionais capazes de enfrentar os mais diversos desafios da produção sociocultural e industrial em suas peculiaridades. (...) 110

Estas são, pois, informações da instituição participante deste estudo, que visa novamente a analisar se os métodos aplicados nas instituições estão de acordo com a realidade brasileira, se aplicam ou se buscam preceitos com uma realidade contextualizada, utilizando-se de uma linguagem como base de incremento para os resultados das monografias.

108 Curso de Bacharelado em Design, Tecnólogos em Design Gráfico, Design de Interiores, Design de Produto (ênfase em joias, calçados e acessórios) e também o Design de Moda.

109 Grade de distribuição das disciplinas e projeto de integralização. Anexo 06

110 ULBRA. Universidade Lutera do Brasil. 2001. http://www.ulbra.br/graduacao/design .htm (acesso em 03 de novembro de 2008).