• Nenhum resultado encontrado

O estudo da competência clínica na perspectiva educacional

The relationship of clinical and professional skills with the process of work in health

Categoria 1 O estudo da competência clínica na perspectiva educacional

Essa categoria apresenta artigos que discutiram as competências na formação de profissionais da saúde. O quadro 1 demonstra os sete artigos pertencentes a categoria, dispostos por autor, ano, título e periódico em que foi publicado.

A discussão de competência, na perspectiva educacional, iniciou-se pela implementação dos currículos pautados por competências na graduação. As instituições de ensino superior começaram a utilizar os espaços de prática para trabalhar essa temática de modo a avaliar se o discente estava atendendo ao esperado.

Quadro 1 - Obras correspondentes à categoria o Estudo da competência clínica na perspectiva educacional. Niterói, RJ, 2015.

Os autores do artigo um,14 em seu estudo sobre competência

clínica em alunos de medicina nos estágios de Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, em unidades de atenção primária, compararam métodos de avaliação para identificar se os alunos desenvolveram as competências necessárias para atuação. Através da análise da Prova teórica, Portfólio, da observação dos alunos em campo e das habilidades deles, além do instrumento denominado Análise Global Internizado, os docentes avaliaram o desenvolvimento da competência clínica pela análise estatística das quatro avaliações, aplicando o teste de Pearson.

Cabe destacar que o instrumento elaborado por eles constata que competência clínica engloba seis habilidades técnicas: qualidade da história; exame clínico; conhecimento médico; julgamento clínico; solução de problemas; hábitos de trabalho; e sete de habilidades humanísticas: comunicação e relacionamento com pacientes e familiares; respeito; capacidade de autorreflexão; percepção do contexto; interação com colegas; interação com docentes; interação com demais profissionais.

Os autores concluíram que, ao avaliar a competência clínica, deve ser feita a integração entre os métodos avaliativos citados. Destacaram ainda que “o saber fazer” (relacionado à aplicação do conhecimento na prática), foi o que mais apresentou aspectos positivos pelos alunos, porém para que se possa aumentar o impacto educacional das avaliações, deve- se promover reflexões mais abrangentes sobre os conceitos subjacentes aos métodos, para se compreender como as informações obtidas podem contribuir para a qualificação dos estudantes que pretendem formar.

Os autores do artigo dois15 trazem em seu estudo

sobre simulação para o desenvolvimento de competência clínica em úlcera por pressão que, ao avaliar estratégias de simulação com 29 alunos de enfermagem no Piauí, foi possível notar a eficiência da experiência de simulação uma vez que se apresentou promissora para o desenvolvimento da competência pretendida, embora os estudantes não

aplicassem os pressupostos das políticas e práticas de avaliação de risco para ulcera por pressão. Ao relatarem o que teriam feito de diferente no momento do atendimento, os estudantes demonstraram conhecer as recomendações internacionais, com mudanças no nível de conhecimento de teóricos e procedimentos e de abordagens estruturadas ao paciente, seja pela utilização de uma escala de avaliação, seja durante a sistematização da assistência de enfermagem.

Por fim, concluem que a estratégia de simulação desenvolve a competência da avaliação de risco para úlcera por pressão em todas as suas dimensões: saberes (conhecimento), fazeres (habilidades), querer-agir, saber- agir e poder agir (atitudes). Corroborando ao estudo, os autores do artigo cinco18 analisaram, quantitativamente, 46 estudantes de enfermagem através de uma escala de controle do desempenho no planejamento do cuidado as úlceras por pressão e apontam que esse tipo de estudo é relevante por permitir a compreensão dos elementos essenciais que caracterizam a aprendizagem, possibilitando a construção do processo de cuidar com competência e humanidade e, sobretudo, mais qualitativo para o cliente.

Ainda em relação à avaliação discente, os autores do artigo três16 avaliaram o desempenho de estudantes baseado num currículo por competências numa faculdade de medicina em São Paulo. Através da convocação de docentes, estudantes e pela filmagem da atuação dos discentes, concluíram que os docentes valorizaram a integralidade do atendimento, dando destaque à combinação de competências considerando o contexto social do paciente, o grau de autonomia, a relação com o paciente, o estabelecimento de vínculos, a comunicação verbal e não-verbal. No plano de cuidados, valorizaram não apenas a dimensão biológica, mas também a psicológica, a social e a cultural, além do envolvimento da equipe multiprofissional nas ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação nos diferentes níveis de atendimento.

A avaliação dos estudantes foi realizada por meio do diálogo, usando a problematização, com orientação de

Identificação

do artigo Autores Ano Título Revista

1 Rosângela Curvo Leite Domingues; Eliana Amaral; Angélica Maria Bicudo Zeferino; Maria Ângela G. Monteiro Antonio; Wilson Nadruz

2009 Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação14

Revista Brasileira de Educação Médica 2 Elaine Cristina Carvalho Moura; Maria Helena

Larcher Caliri 2013 Simulação para desenvolvimento dacompetência clínica de avaliação de risco para úlcera por pressão15

Acta Paulista de Enfermagem 3 Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli; Maria

Amélia Campos de Oliveira 2010 Concepções de avaliação de desempenho em um currículo orientado por competência16

Revista da Escola de Enfermagem da USP 4 Wilson Mestriner Júnior; Soraya Fernandes

Mestriner; Alexandre Fávero Bulgarelli; Silvana Martins Mishima

2011 O desenvolvimento de competências em atenção básica à saúde:

a experiência no projeto Huka-Katu17

Ciência e Saúde Coletiva 5 Elen Martins da Silva Castelo Branco; Mauricio

Abreu Pinto Peixoto; Neide Aparecida Titonelli Alvim

2013 Escala do controle da ação para o diagnóstico de desempenho em estudantes de Enfermagem18

Revista Brasileira de Enfermagem 6 Juliane Cristina Burgatti , Luzmarina

Aparecida Doretto Bracialli , Maria Amélia de Campos Oliveira

2013 Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado19

Revista da Escola de Enfermagem da USP

As competências clínica e profissional com o trabalho em saúde

Identificação

do artigo Autores Ano Título Revista

7 Nádia Zanon Narchi 2010 Análise do Exercício de

Competências dos não Médicos para Atenção à Maternidade20

Saúde e Sociedade 8 Denise Guerreiro Vieira da Silva; Sabrina da

Silva de Souza; Mercedes Trentini; Albertina Bonetti; Mariza Maria Serafim Mattosinho

2009 Os desafios enfrentados pelos iniciantes na prática de enfermagem21

Revista da Escola de Enfermagem da USP 9 Débora Zmuda Padilha; Regina Rigatto Witt 2010 Competências da enfermeira para

a triagem clínica de doadores de sangue22

Revista Brasileira de Enfermagem 10 Camila Mequi Maya; Ana Lúcia de Assis

Simões 2011 Implicações do dimensionamento do pessoal de enfermagem no desempenho das competências do