• Nenhum resultado encontrado

4 AMBIÊNCIA DO ESTUDO

4.2 O hospital onde os residentes atuam

Trata-se de um hospital público, o qual faz parte de uma fundação com atuação no âmbito do estado de Minas Gerais, cuja Missão é: “Prestar assistência hospitalar de complexidade secundária e terciária, com importância estratégica regional e estadual [...]”.

Sua Visão é: “Ser modelo de excelência para a promoção da assistência e qualificação hospitalar, com foco no usuário”. Tem como Valores “Compromisso, ética, excelência, formação de mão de obra para o Sistema Único de Saúde (SUS), humanização, qualidade, responsabilidade” (FHEMIG, 2017).

O foco do estudo se deu em um dos hospitais desta fundação, que se destina, prioritariamente, ao atendimento de emergências e urgências às vítimas de trauma, independentemente de sua origem. Para atingir os objetivos propostos neste estudo, foram pesquisados os médicos residentes que atuam neste hospital.

As informações contidas nesta seção relativas à fundação e ao hospital foram extraídas do site institucional.

O hospital estudado está situado na cidade de Belo Horizonte/MG, tendo sua fundação ocorrida em 1973. Destina-se a atender à demanda da Capital na época, quando não havia um serviço de saúde de pronto atendimento médico.

Atualmente, possui 409 leitos. Em casos de catástrofe, é acionado um plano emergencial para o atendimento às vítimas, em que são abertos mais 50 leitos. Destes leitos, 109 são cadastrados como “leitos de terapia intensiva”, preparados para atendimento a pacientes gravemente enfermos. Conta com 2.800 (dois mil e oitocentos) servidores próprios, além dos serviços de nutrição e dietética, hotelaria e limpeza ambiental, prestados por empresas terceirizadas.

Está vinculado a esta instituição o programa de residência médica e multiprofissional, com publicação anual de editais de admissão, que, ao final do período de residência,

confere o título de “Especialista”, com o valor de pós-graduação latu-sensu, nas respectivas áreas de atuação.

O hospital é um centro de referência e excelência nos atendimentos a pacientes vítimas de politraumatismos, grandes queimaduras, intoxicações e situações clínicas e/ou cirúrgicas de alto risco e complexidade.

Sua missão é:

“Atuar como centro de excelência no atendimento a pacientes vítimas de politraumatismo, grandes queimaduras, intoxicações e situações clínicas e/ou cirúrgicas de risco iminente à vida, garantindo uma assistência digna de qualidade, com ética, respeito e qualidade à clientela atendida no hospital”.

Sua visão do Hospital é: “Manter-se em constante aprimoramento como centro estadual de referência no atendimento hospitalar às urgências e emergências, sob os aspectos de assistência, gestão, ensino e pesquisa”.

Tem como Valores: “Qualidade, ética, respeito, honestidade, competência, dedicação, solidez, confiabilidade, atuação em equipe e satisfação do usuário”.

4.2.1 Organização e serviços prestados

Em termos de organização, o hospital, conta com uma estrutura verticalizada, sendo o diretor geral o principal gestor. Em seguida, têm-se o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e a Coordenação de Gestão Estratégica. Mais adiante, situam-se as gerências. Vinculada à Gerência Assistencial, têm-se a Gerência de Enfermagem e Coordenações das Clínicas (especialidades médicas). Vinculado às Coordenações Clínicas e ao NEP, tem o Programa de Residência Médica, que é organizado por especialidades.

Além dos ambulatórios, o hospital encontra-se estruturado em dez andares, sendo que no térreo têm-se os ambulatórios de especialidades, urgência e emergência, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adulto e o bloco cirúrgico. No primeiro andar, situam, os serviços administrativos e de apoio, tais como, diretoria, auditório, gestão

de pessoas, núcleo de risco, escritório da qualidade, serviço de arquivo, setores financeiro e de compras, informática, bem com laboratório de análises clínicas e microbiológicas, banco de sangue, serviço de controle de infecção, saúde do trabalhador e MG transplantes.

Já no segundo andar, encontra-se o setor de pediatria, com enfermarias e UTI pediátrica. No terceiro andar, localiza-se a unidade de cuidados progressivos. No quarto andar, ficam os pacientes internados pela cirurgia geral. No quinto andar, os pacientes da neurologia. No sexto andar, os da clínica médica. No sétimo andar, os pacientes da cirurgia cardiovascular e bucomaxilofacial. No oitavo e no nono andares, situa-se a unidade de tratamento de queimados, No nono andar, localiza-se o setor responsável pelos grandes queimados de maior complexidade. Finalmente, no décimo andar, fica o NEP, Protocolos Clínicos e Rede Sentinela, que “funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária” (ANVISA, 2019).

Em todos os locais onde se encontram pacientes internados e/ou em observação, há também a figura do residente médico. Em seu período de especialização em serviço e conforme escala, estão presentes no hospital nas 24 horas diárias e em todos os dias da semana.

4.2.2 Distribuição dos residentes por especialidade

A TAB. 6 mostra o quantitativo de residentes em cada especialidade ofertada pelo hospital lócus da pesquisa, sendo que nesta instituição os residentes não são alocados por setor, e sim por especialidade. Dentro da estrutura organizacional, estes atuam nos diversos setores conforme a necessidade assistencial para atendimento aos pacientes.

Tabela 2 - Distribuição dos residentes por especialidade Especialidades Quantitativo Clínica médica 21 Medicina intensiva 4 Cirurgia cardiovascular 3 Cirurgia plástica 5 Neurocirurgia 5 Cirurgia geral 10 Cirurgia do trauma 20 Toxicologia 3 Total 71

Fonte: Elaborada pela autora, 2019.

Devido ao perfil dos atendimentos realizados pelo hospital em que atuam os residentes, a maior demanda é para residentes da clínica médica, seguindo-se cirurgia do trauma e cirurgia geral.