• Nenhum resultado encontrado

6. AS INFLUÊNCIAS DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

6.4. O INSTAGRAM

A escolha do Instagram como RSD que será utilizada para auxiliar a elaboração da pesquisa de campo se deu pelo fato de ser a rede que trabalha através da comunicação de imagens e que, ao mesmo tempo que pode ser uma rede de produção de conteúdo independente, está fortemente interligada com outras redes e Mídias digitais, complementando conteúdos e trazendo maior interatividade entre os usuários. Por ser uma rede de atualizações contantes que exige poucos recursos para a produção de conteúdo, garante fácil manutenção do interesse dos usuários, sendo assim é fortemente utilizada para fins autopromoção e para publicitários.

O Instagram é uma plataforma digital que se descreve como “a community of more than 800 million who capture and share the world's moments (…)”. Por ter um design bastante intuitivo, “Instagram has become the home for visual storytelling for everyone from celebrities, newsrooms and brands, to teens, musicians and anyone with a creative passion.” 23

Lançado em 201024 e passando por diversas atualizações desde então, o Instagram acumulou diversas

funcionalidades e características, dentre elas a possibilidade de criação de perfil comercial em 201625,

que após um ano de criação alcançou a marca de mais de 25 milhões de perfis comerciais criados no mundo e em setembro de 2017 registrou mais de 2 milhões de anunciantes ativos por mês (Anexo 2). Segundo o Instagram26, mais de 80% dos usuários seguiam pelo menos um perfil comercial em março

de 2017. Em novembro, 200 milhões de usuários do Instagram visitavam pelo menos um perfil comercial todos os dias, e 2/3 das visitas nos perfis de empresas não eram de seguidores. Os números são bastante impressionantes, mostram que através do conteúdo que publicam as empresas estão criando conexões valiosas com as pessoas.

23https://instagram.com/about/us/

“uma comunidade de mais de 800 milhões de pessoas que capturam e compartilham os momentos do mundo (…).” / “o Instagram tornou-se o lar de narrativas visuais para todos, de celebridades, redações e marcas, a adolescentes, músicos e qualquer pessoa com uma paixão criativa.” Tradução livre.

24https://instagram-press.com/blog/2010/10/06/instagram-launches-2/

25 Para fortalecer ainda mais sua relação com o mercado, em 2016 passou a ser possível a criação de perfil comercial, aumentando o profissionalismo do Marketing Digital na plataforma.

https://techcrunch.com/2016/05/31/instagram-officially-announces-its-new-business-tools/

O acesso à plataforma pode ser feito através do app instalado em dispositivos móveis, onde todas as funções estão liberadas e por onde se realiza, exclusivamente, o cadastro e as publicações, e através da web com algumas funções bloqueadas. As principais funções são:

Compartilhamento de conteúdo fixo: Podendo ser fotos ou vídeos curtos; ao compartilhar um

conteúdo é permitido algumas configurações de imagem, adição de legenda, adição da localização, adição de hashtags e marcação de usuários.

Compartilhamento de conteúdo temporário: Este tipo de compartilhamento é chamado de “Stories”,

podendo igualmente ser fotos ou pequenos vídeos disponibilizados por período fixo de 24h, que após esse período são “apagados” da plataforma.

“Seguindo”: Seguir usuários é a forma de acompanhar as publicações de amigos e interesses na

plataforma. Esta é uma das formas de se mediar a popularidade de um perfil. Nas últimas atualizações passou ser possível seguir localizações e #hashtags.

Curtidas, visualizações e comentários: São as principais formas de interação entre os usuários. A

popularidade das postagens são medidas através do número de curtidas para as fotos e de visualizações para os vídeos, ambos permitem comentários.

Mensagem direta: Funciona como um tipo de chat onde é possível enviar publicações de qualquer

usuário do Instagram. As mensagens podem ser individuais ou até mesmo em grupo.

Localização: Ao compartilhar fotos e vídeos, é possível adicionar o local onde foi realizado. Isso ajuda

outros usuários a saberem a localização da imagem caso queiram visitar, além de criar um mapeamento de lugares visitados do próprio perfil. Ao acessar essa marcação nas publicações, encaminha-se para uma janela com georeferenciamento em um mapa e as principais publicações neste lugar.

#hashtags: São palavras chave que devem ser iniciadas com o símbolo #, transformando-se em um

hiperlinks que, ao serem clicados direcionam o usuário a outras publicações que foram realizadas com a mesma #hashtag. Serve para categorizar as publicações em temas específicos, como base de monitoramento de conteúdo e facilita buscas por temas de interesse. A utilização correta da #hashtag é a principal ferramenta para auxiliar na popularidade de uma publicação, uma vez que o algoritmo do Instagram se baseia nos interesses apresentados pelos usuários para apresentar-lhes novos conteúdos.

“Explorar”: Nesta aba está disposta uma galeria de compartilhamentos se usuários de todo o mundo,

baseados nas fotos curtidas e nos perfis que se segue. Este recurso possibilita conhecer novos perfis baseados no interesse do usuário, já que de alguma forma se encaixam com suas preferências na rede. É possível ainda realizar buscas através de pesquisas por pessoas, por #hashtags e por localização. Toda imagem ou vídeos publicados podem ser editados no próprio app, que oferece algumas opções de filtros prontos além de possibilitar a edição manual através de alguns recursos, ainda um pouco limitados. Porém, quem desejar um trabalho mais profissional na edição das imagens pode recorrer a diversos outros apps que possibilitam uma melhor edição e então postar no Instagram. A maioria desses apps já criam um link com o Instagram, fazendo com que seja possível a importação direta do aplicativo secundário.

Uma conta no Instagram é uma vitrine, e o público vale dinheiro. A qualidade do material postado representará o que aquele perfil tem a oferecer. Um feed bonito e organizado pode atrair seguidores ou marcas interessadas em parcerias devido a estética e qualidade do conteúdo publicado. A não ser no caso de um perfil dedicado a temática específica, como perfil voltado a culinária, viagem, moda, etc., as postagens devem ser variadas para manter o interesse dos seguidores.

Existem dois tipos de perfis de usuário, o tradicional e o comercial. Além de todas as funcionalidades do perfil comum, o comercial possui algumas funções a mais que facilitam o acompanhamento analítico das publicidades. Grandes e pequenas empresas podem ter um perfil comercial, com esse perfil é possível adicionar o endereço comercial e contatos, além de obter informações sobre o desempenho das publicações, sobre os melhores dias e horários para realizar as postagens baseado nos dados de acesso dos seguidores, publicação de anúncios publicitários com alcance além dos seguidores. É possível acompanhar o número de visualização das publicidades, a quantidade de acessos obtidos através da publicidade, a média de atividades dos seguidores no Instagram em um dia comum, quantas vezes as publicações comuns foram visualizadas (o usuário tradicional só possui a informação de curtidas), dentre outras facilidades27.

Documentos relacionados