• Nenhum resultado encontrado

PRODUTIVOS LOCAIS

3.1 O Instituto pesquisado – IFET campus Uberaba-MG

Com a missão de “Ofertar a Educação Profissional e Tecnológica por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão promovendo o desenvolvimento na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática46” o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro campus Uberaba foi criado em 1953 como Centro de Treinamento em Economia Doméstica Rural, o qual no ano de 1979 passou a denominar-se Escola Agrotécnica Federal de Uberaba com habilitação em Economia Doméstica. E a partir de 1982 o curso Colegial de Economia Doméstica é transformado em curso técnico em Agropecuária. Somente em 1994 a Escola transforma-se em Autarquia Federal.

Mais tarde no ano de 2002, transforma-se em Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, e em 2003 são implantados os primeiros cursos superiores na modalidade de tecnologia – Desenvolvimento Social; Irrigação e Drenagem e Meio Ambiente. No ano de 2006 os três cursos são reconhecidos pelo MEC e o curso de Meio Ambiente ganha nova nomenclatura e passa denominar-se Gestão Ambiental, no mesmo ano o CEFET ganha mais um curso superior tecnológico, dessa vez na área da informática, é o curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no ano seguinte mais um curso passa a integrar a grade curricular oferecida pela instituição, é implantado o curso superior tecnólogo em Alimentos.

Assim que, em 29 de dezembro de 2008, foi criado pela Lei n. 11.892, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IF TRIÂNGULO. O então CEFET passa a denominar-se IFET, uma instituição pública e gratuita que oferece:

46 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Relatório de Gestão – 2010. p.13.

Disponível em: < http://www.iftm.edu.br/processo_contas/pdf/Relatorio_Gestao2010_IFTM.pdf> Acesso em 18 de mar. 2013.

Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas47 (HISTÓRICO IFET UBERABA-

MG).

Quanto à composição de sua estrutura organizacional o então IFET possui sua reitoria no município de Uberaba-MG, e campus em Uberlândia-MG, Paracatu e Ituiutaba, todas no Estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, que:

[...] por força da Lei, passaram de forma automática, independentemente de qualquer formalidade, à condição de campus da nova instituição, passando a denominar-se respectivamente: Campus Uberaba, Campus Uberlândia, Campus Paracatu e Campus Ituiutaba. (HISTÓRICO IFET UBERABA-MG).

No contexto do IFET campus Uberaba/MG, segundo a Lei N.º 11.892/2008 o instituto poderá atuar nas seguintes áreas: Cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores; Ensino Médio nas formas - concomitante, integrado e PROEJA; Cursos Técnicos de nível médio, nas formas - concomitante, integrado e subsequente; Educação Superior – Cursos de Tecnologia; Cursos de Licenciatura; Cursos de Bacharelado; Cursos de Pós-graduação Lato sensu48.

Consciente de sua função e responsabilidade social, cultural e econômica no corpo de sua Diretoria de Ensino/IFET/Uberaba-MG em conformidade com as políticas educacionais propostas pelo Ministério da Educação, pela Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com seu Plano de Ação, apresenta como finalidades:

• A promoção das condições necessárias à execução da política educacional vigente e assegurar a qualidade dos cursos oferecidos, formando profissionais cidadãos49, ou seja, profissionais conscientes de seu compromisso na busca por estabelecer uma sociedade mais justa;

• Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional superior otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

• Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificando com base no mapeamento das potencialidades de

47 Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/instituto/historico.php> Acesso em 23 de mai. 2010. 48

Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberaba/ensino/atuacao.php> Acesso em 28 de jan.2013.

49

desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal dentre outras.

Quanto aos objetivos apresentado pelo IFET campus Uberaba, destacaremos alguns:

• Ministrar educação profissional técnica de nível médio, cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica;

• Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional;

• Ministrar em nível de educação superior: cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia, cursos de licenciatura, cursos de bacharelado e cursos de pós- graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu.

Quanto aos princípios que devem reger o trabalho e as ações ainda no âmbito de competência de sua Diretoria de Ensino está a construção de uma visão humanística; de uma gestão democrática e participativa; da ética e do respeito às diferenças; da liberdade de expressão; de corresponsabilidade pela construção de um mundo melhor; da promoção da inclusão escolar, bem como da permanência e progresso da vida escolar; do compromisso e respeito com o meio ambiente e a integração do ensino, pesquisa e extensão.

Outros aspectos essenciais e que recebem tratamento especial na construção do conhecimento e na formação dos estudantes são as relações interpessoais, especialmente as relações professor e aluno e as formas e configurações da avaliação da aprendizagem [...] Enfim, consideramos que o Ensino no IF Triângulo Mineiro – campus Uberaba somente terá êxito se efetivamente conseguirmos uma educação ancorada em conhecimentos sólidos, em relações democráticas, em valores humanos e no pleno exercício da cidadania, princípios fundamentais à formação de cidadãos preparados para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade50.

O próprio Instituto acredita ser possível essa formação, mediante o estabelecimento de uma equipe de trabalho capaz de desenvolver e compartilhar suas ideias, experiências, expectativas e dificuldades a fim de colaborar para o crescimento do contexto educacional no qual está inserido. Esse é o panorama da proposta para o IFET campus

50

Uberaba-MG como um todo, entretanto a partir de agora passaremos a falar especificamente da visão do IFET para a modalidade dos cursos superiores tecnólogos.

Conforme informações contidas no sítio eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Lei de Inovação Nº 10.973 de dezembro de 2004, determinou que as “instituições de ciência e tecnologia (ICT) nacionais - universidades ou institutos de pesquisa - dispusessem de núcleos de inovação tecnológica (NIT) para gerir suas respectivas políticas de inovação”. Para atender a referida Lei Nº 10.973/04, em 2010 foi criado o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT do IFTM, órgão vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPI do instituto, cuja finalidade é:

[...] a criação e o gerenciamento da política de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, bem como a viabilização de estratégias e ações relacionadas à propriedade intelectual nos âmbitos interno e externo do IFTM.

O objetivo tanto de criar políticas de incentivo à inovação, como de gerenciar as pesquisas e inovações tecnológicas fundamenta-se no fato de que no atual contexto de globalização, um país que queira destacar-se precisará ter foco na inovação, visto que esta pode ocasionar, sejam a curto ou longo prazo, mudanças em diversos setores de influência na sociedade. A referida Lei estabelece também as competências mínimas do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, como:

Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa para o atendimento das disposições desta Lei; avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção; opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição; opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual; acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição51.

Quanto aos objetivos o NIT deverá:

Agregar valor à produção do conhecimento científico e tecnológico; Criar uma cultura de propriedade intelectual no IFTM; Desenvolver a cultura de inovação no IFTM; Elaborar e tornar efetiva as políticas institucionais de proteção às inovações no âmbito do Instituto; Encorajar e estimular a invenção, criatividade e inovação no IFTM; Constituir um espaço permanente para que professores pesquisadores, estudantes e profissionais que lidam com a temática da inovação exponham e debatam seus estudos; Capacitar equipes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Apoiar o fortalecimento do processo de desenvolvimento tecnológico do país, em acordo com as políticas públicas e a legislação52.

51 Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/proreitorias/pesquisa/nit/index.php> Acesso em 28 de jan. 2013. 52 Disponível em:< http://www.iftm.edu.br/proreitorias/pesquisa/nit/objetivo.php> Acesso em 28 de jan. 2013.

Destaca-se ainda a referência quanto aos valores do NIT, dentre os quais consta de “responsabilidade social, formação e desenvolvimento continuado, confiabilidade, integridade, cooperação, respeito às pessoas, transparência53”; e também quanto a sua missão, de “unir a capacidade científica e tecnológica do IFTM com as necessidades da sociedade, fomentando a pesquisa, o desenvolvimento, o empreendedorismo e a inovação no Brasil”54. Assim que o NIT configura a estrutura responsável por aproximar conhecimento científico e tecnológico, pesquisa e inovação ao IFTM.