• Nenhum resultado encontrado

O LINK “SOLICITAÇÕES”

No documento marcojosedesouzaalmeida (páginas 67-72)

O link “Solicitações” é de caráter exclusivo do aplicativo Câmara Participativa, que apresentamos com detalhes no item deste trabalho. Através deste, o cidadão pode interagir de forma rápida com o legislativo enviando as suas reivindicações através de fotos, a discriminação de uma ocorrência de interesse público com o preenchimento em uma caixa de texto e o nome do vereador que irá realizar a proposição na reunião ordinária. Portanto, o cidadão através do seu dispositivo móvel, como smartphone ou tablet, poderá baixar o aplicativo institucional e contribuir diretamente com o auxílio à fiscalização municipal.

Este quarto capítulo terá por finalidade analisar, a partir das mensagens recebidas pelos vereadores da Câmara Municipal de São João Nepomuceno através do link “Solicitações”, disponível no aplicativo Câmara Participativa, a relação existente entre a população da cidade e o poder público. Para tanto, foi feito um levantamento dos dados contidos nas mensagens e também de informações a respeito dos vereadores que são alvo das mensagens. O objetivo é perceber as principais demandas da população e a quem elas se destinam.

Para nossa análise, fizemos um levantamento de todas as mensagens recebidas ao longo do último ano, desde o dia 2 de novembro de 2017 até dezembro de 2018, e dividimos essas mensagens por assunto e destinatário. Foram recebidas, no total, 75 mensagens, que foram divididas em cinco categorias, a saber: 1) obras, que engloba todas as mensagens relacionadas a obras públicas e serviços de manutenção, como consertos no asfalto e podas de árvore; 2) atendimento ao público, que são as mensagens relacionadas a todo o contato direto com a população, como audiências públicas e questões ligadas à confecção de carteiras de identidade; 3) limpeza urbana, com as solicitações sobre retirada de entulho, lixo pela rua; mobilidade urbana, que engloba as solicitações sobre transporte e trânsito; por fim, 4) a categoria que denominamos “indefinidos”, que engloba as mensagens sem assunto definido ou cujo assunto não se enquadra em nenhuma das demais categorias. A tabela e o gráfico apresentados abaixo nos permite ter uma visão quantitativa a respeito dos temas das mensagens.

Tabela 2 – Solicitações divididas por categoria Categoria Quantidade Obras 28 Atendimento ao público 14 Limpeza urbana 13 Mobilidade urbana 5 Indefinido 15 Total 75

Fonte: Elaborada pelo autor a partir de dados da pesquisa.

Figura 9 – Solicitações divididas por assunto

Fonte: Elaborado pelo autor a partir de dados da pesquisa.

A partir da tabela e do gráfico apresentados acima é possível perceber quais são as principais demandas da população de São João Nepomuceno usuária do aplicativo Câmara Participativa. Como fica claro, o assunto “obras” é a maior demanda e, pelo conteúdo das mensagens (que pode ser consultado nos apêndices deste trabalho), é possível perceber que, dentro do referido tema, a maior demanda é por serviços de manutenção dos espaços públicos: podas de árvores, reparos no asfalto e nas calçadas, manutenção e reforma de praça.

Em seguida, temos “atendimento ao público”, com grande destaque para as solicitações relacionadas à confecção de carteiras de identidade: dúvidas sobre o atendimento, documentos necessários, e pedidos de marcação para o atendimento. Além disso, há também, dentro do referido tema, as solicitações referentes a audiências públicas, com destaque para um

caso curioso de uma reclamação em que o cidadão questiona a finalidade de se marcar uma audiência pública para um horário em que a população não consegue comparecer.

“Limpeza urbana”, com suas treze solicitações, evidencia que esse é um tema que bastante preocupa as pessoas da cidade. A maior parte dos casos está ligada à retirada de entulho de obras, que parece incomodar bastante as pessoas. Há também reclamação sobre lixo espalhado pela rua, além de solicitações para a instalação de lixeiras.

Em “mobilidade urbana”, as solicitações se referem a serviços ligados à questão do trânsito (instalação de placas de trânsito e semáforos) e às reclamações a respeito de uma empresa de transporte.

A categoria de “indefinidos” é composta por mensagens que parecem ter sido enviadas como forma de teste ou com erros, de modo que não apresentam conteúdo, como é possível verificar pelas mesmas reproduzidas nos apêndices.

Além dos assuntos das mensagens, também foi possível levantar os destinatários das mesmas. Neste caso, além das mensagens destinadas a algum vereador específico, temos também as mensagens endereçadas à Câmara Municipal como instituição e não a apenas um único vereador. A partir desses dados apresentados abaixo, é possível perceber quais são os vereadores que mais aparecem como destinatários das mensagens.

Tabela 3 – Solicitações divididas por destinatário

Destinatário Quantidade de mensagens

Nei Medina de Oliveira 23

Írio Henriques Furtado Filho 21

Antônio José da Costa 3

Edison de Souza Silva 3

Heldemir Azevedo Alves 2

Rui Rodrigues Barbosa 1

Francisco Augusto B. de Oliveira

Carillo 1

Câmara Municipal 17

Indefinido 4

Total 75

Figura 10 – Solicitações divididas por destinatário

Fonte: Elaborado pelo autor a partir de dados da pesquisa.

Os dados apresentados acima evidenciam que há dois vereadores (Nei Medina de Oliveira e Írio Henriques Furtado Filho) que se destacam como os destinatários favoritos da população, o que demonstra que os mesmos apresentam uma maior popularidade no aplicativo entre as pessoas da cidade do que os demais. Ainda partindo da análise dos conteúdos das mensagens, pudemos observar que os referidos vereadores também são os que mais recebem mensagens relacionadas a obras e limpeza urbana, o que nos leva a crer que a maior visibilidade de que gozam também os coloca em melhor posição para resolver os problemas que mais incomodam a população.

Além das mensagens destinadas nominalmente aos vereadores, há, ainda, dezessete mensagens destinadas à Câmara Municipal enquanto instituição, das quais cinco relacionadas à atendimento ao público, quatro à limpeza urbana, duas relacionadas a obras, duas relacionadas a transporte e quatro com tema indefinido.

Por fim, há também quatro mensagens sem destinatário definido, que parecem ter sido enviadas com erros ou como forma de testes, pois as mesmas também não tinham conteúdo definido.

A observação do conteúdo das mensagens também pode nos permitir analisar a taxa de resposta das demandas, uma vez que existem mensagens enviadas por uma mesma pessoa com conteúdo repetido, mas enviadas em datas diferentes e para vereadores, mostrando que a

solicitação, não sendo atendida de imediato por um vereador, era reencaminhada a outro vereador em outra data, de modo a aumentar a pressão social em cima de determinada demanda. Aqui, vale ressaltar que 63% das 75 mensagens recebidas através do link “Solicitações” foram atendidos pelos destinatários.

Além das mensagens recebidas através do link “Solicitações”, também levantamos alguns dados relativos aos vereadores que hoje atuam na Câmara Municipal de São João Nepomuceno. Tais dados, combinados, nos ajudam a traçar um breve perfil de cada vereador e a entender, a partir disso, as razões por trás das preferências das pessoas da cidade por um ou outro vereador.

No documento marcojosedesouzaalmeida (páginas 67-72)