• Nenhum resultado encontrado

78 A rede de supermercados paga honorários de profissionais especializados? T

79

A rede de supermercados paga taxas, contribuições e demais gastos

relacionados com a área ambiental? T

80

A rede de supermercados paga multas e indenizações por falhas operacionais,

como infração à legislação ou direito de terceiros? T

81

A rede de supermercados paga multas e indenizações por acidentes

ambientais; perdas por exposição de pessoas e bens à poluição? T ."1$% @ %8)"&*'*1"1 .1*)%$*" !&* 8)"'

Fonte: Dados Pesquisa, 2008.

Verifica2se que o supermercado Imperatriz, não possui profissionais especializados a fim de dar um suporte para a empresa, quanto aos riscos de acidentes ambientais que possam surgir na sua atividade. A rede de supermercados também não apresenta uma reserva de contingência de natureza ambiental, o que futuramente pode ter conseqüências para a empresa, que desta forma, não estará preparada para imprevistos desta natureza.

Ainda quanto aos resultados encontrados no critério Contabilidade e Auditoria Ambiental, têm2se que foi o mais problemático de todo o estudo, acusando um total de 83% de ações não adotadas, para 17% de ações que não se adaptam a realidade da rede de supermercados Imperatriz, e nenhuma medida adotada foi encontrada, conforme Figura 10.

*2.$" M@ ,.')"1% 1% $*)9$*% %8)"&*'*1"1 .1*)%$*" !&* 8)"'

Fonte: Dados da pesquisa, 2008.

Cabe ressaltar, que as questões respondidas neste critério como “Não se adapta”, na verdade pode ser adaptável ao setor supermercadista, porém a rede de supermercados Imperatriz, não contabiliza ações ambientais, o que acarretou na resposta fornecida pelos entrevistados.

Assim, percebe2se que o supermercado Imperatriz tem muito a implementar nesta área, visto sua defasagem, que pode estar ligada, a questão da sua atividade não ter um vínculo

" $ " ! "

diretamente ao meio ambiente. Logo, os resultados encontrados quanto ao índice de sustentabilidade, representam o pior desempenho de todos os critérios apontados na pesquisa, uma vez, que das 23 questões abordadas, a rede de supermercados Imperatriz desenvolve de forma adequada apenas 04 ações.

O valor de 21,05 % é decorrente de 15 ações que são desempenhadas de forma deficitária pela rede de supermercados Imperatriz. Pode2se concluir tendo por base estes dados, que estas ações são as que mais necessitam de adequação e melhoria por parte dos dirigentes da rede de supermercados, buscando atingir um nível de sustentabilidade favorável.

= 8:'*, $ ,.')"1% 1% 0$*)9$*% ; 0.45% 1%, , $+*4%,

Dentre os questionamentos realizados neste critério, destaca2se a concorrência enfrentada pela rede de supermercados Imperatriz, que se encontra em um segmento forte da economia, pois o serviço prestado é substancial a sociedade.

Porém sabendo da concorrência, a empresa, ainda não apresenta programas de fidelidade com seus clientes, o que já é uma realidade em algumas das concorrentes da rede. Em contrapartida, o supermercado Imperatriz, busca a conscientização de seus clientes, quando o assunto é responsabilidade Sócio – Ambiental.

Outra medida adotada conforme aponta o Quadro 12, é a comercialização de horticultura ecológica, granjeiro orgânico, produtos estes que são saudáveis para o consumidor e que ajudam a proteger o meio ambiente, devido à não utilização de produtos tóxicos nas lavouras.

6 S H T D

82 A prestação de serviços situam2se em um mercado de alta concorrência? T

83

A rede de supermercados têm programas de fidelidade para com seus

clientes? T

84

A rede de supermercados assume a responsabilidade pela reciclagem dos seus

produtos usados? T

85

A rede de supermercados possui um sistema de tratamento dos seus

resíduos internos? T

86 A rede de supermercados comercializa seus resíduos ? T PM U MMR V P A M R W CM X

87

A rede de supermercados procura conscientizar seus clientes sobre

a preservação do meio ambiente? T

88

Os alimentos horte frute granjeiro não comercializados diariamente , são

doados para alguma instituição social? T

89 A rede de supermercados comercializa horte frute granjeiro orgânicos? T

90

A venda de produtos horte frute granjeiro orgânicos destaca2se diante

à venda dos horte frute granjeiro produzidos com substâncias agrotóxicas? T ."1$% @ ; 0.45% 1% $+*4%

Fonte: Dados Pesquisa, 2008.

Embora as medidas adotadas pela rede de supermercados na prestação do seu serviço para a sociedade, ainda há fatores a serem melhorados ou mesmo adaptados a nova realidade do setor supermercadista, já que os clientes, não buscam apenas preços baratos, mas qualidade no atendimento e atualmente esperam um retorno na empresa a favor do social. O que garantiu um resultado neste critério como sendo 56% de ações adotadas de forma adequada pela rede de supermercados Imperatriz, conforme Figura 11, contra 44% de ações não adotadas, porém uma informação relevante, é que todos os questionamentos abordados, podem ser adaptados aos supermercados.

*2.$" @ ,.')"1% ; 0.45% 1%, $+*4%,

Fonte: Dados da pesquisa, 2008.

Já quanto à sustentabilidade empresarial calculada neste critério, pode ser visto como razoável, pois o índice chegou a 55,55 %.

Ou Seja, das 09 questões apontadas neste critério, 05 delas são classificadas como adequadas, contra nenhuma ação que deixou de ser desenvolvida por questões de adaptação a este tipo de estabelecimento comercial. Porém verifica2se que este índice ainda pode melhorar bastante, já que as questões deficitárias são de fácil adequação por parte do supermercado.

&' $() * (

Após análise de todos os critérios, faz2se a planilha de identificação e priorização de aspectos e impactos sócio2ambientais conforme quadro 13.

D$*%$*1"1 $*)9$*% .,) 8)"&*'*1"1 4J , D%,,<+ *, 01 Contabilidade e Auditoria Ambiental →

21,05 %

Implementação de sistemas.

02 Disponibilidade de Capital → 50,00 % Estudo de viabilidade e oportunidades.

03 Execução dos Serviços → 55,55 %

Investimento em treinamentos internos, cursos de capacitação profissional entre outros.

04 Responsabilidade Sócio – Ambiental → 76,92 %

Adoção de novos projetos em parceira com a sociedade, fornecedores e clientes. 05 Colaboradores → 85,00 % Gestão participativa entre colaboradores e

dirigentes.

06 Fornecedores → 92,31 % Processo contínuo na seleção dos

fornecedores. ."1$% @ D$*%$*1"1 .,) 8)"&*'*1"1

Fonte: Autor

A fim de mostrar novas ações à empresa, bem como propor um processo de melhoria contínua principalmente com aqueles critérios que obtiveram resultados não satisfatórios, faz2 se o plano resumido de gestão sócio 2 ambiental.

D'"8% $ ,.!*1% 1 2 ,)5% ,30*%H"!&* 8)"'

O plano resumido de gestão sócio ambiental tem como objetivo mostrar como a empresa comporta2se frente aos seus indicadores de sustentabilidade, denotando assim, o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos pelos dirigentes. A elaboração deste plano conta com o auxilio da ferramenta 5- 6 que através das repostas para estes questionamentos, procura estabelecer sugestões para melhorar os resultados desfavoráveis encontrados na pesquisa. Desta forma, apresenta2se o plano no Quadro 14.

Y7 8Z ."81% Y7")Z Q. Z Y7[ Z D%$ Q.\Z 8<0*% 9$!*8% +"'*"45% Y7 $ Z 81 Z Y7%Z . ! Z B%] Z %!% Z B%] !.07Z ."8)% 0.,)"Z Estudo de Viabilidade 222222222222 Disponibilidade de capital para ações sócio2 ambientais Retorno positivo diante da sociedade, mas principalmente pela contribuição ao meio ambiente 2ª semestre 2008 Contínuo Semestral Nas áreas abrangidas pela rede de super2 mercados Imperatriz Contrata2 ção de uma equipe especialista nesta área Em parceria com as comunida2 des locais Valores não orçados Sistema Contábil Ambiental 222222222222 Contabilidade e Auditoria Ambiental Para ter controle 2ª semestre 2008 Contínuo Anual Nas lojas da rede de supermer2 cados Profissio2 nais quali2 ficados e contadores Através de integração com as demais áreas contábeis da rede Valores não orçados Investimentos em treinamentos 22222222222222222 Execução dos Serviços Atender as necessidades dos clientes e fornecedores.

Imediato Contínuo Mensal

Em todas as lojas da rede de super2 mercados Imperatriz Os próprios colabora2 dores da rede Através de treinamento oferecido aos colabora2 dores Valores não orçados ."1$% @ D'"8% $ ,.!*1% 1 2 ,)5% ,30*% H "!&* 8)"'

Fonte: adaptado de Pfitscher (2004, p.99).

Este plano resumido de gestão sócio – ambiental, não pretende corrigir todos os problemas presentes na rede de supermercados Imperatriz, porém, busca oferecer soluções para que as atividades empresariais sejam realizadas da forma mais adequada, proporcionando um melhor resultado.

Foram apontados acima, três critérios, que se classificam como deficitários, já que apresentaram baixos índices de sustentabilidade empresarial. As indicações realizadas no Quadro 13 procuram denotar possibilidades que podem ser adotadas pela rede de

supermercados Imperatriz, a fim de reverter à situação atual, e gerar resultados benéficos para o futuro da organização.

Os valores colocados no “6 7 8 Quanto custa?” não foram orçados, pois após conscientização dos gestores para a realização destas melhorias, o mais adequado é a realização de orçamentos, a fim de identificar o melhor preço. Cabe também ressaltar, que se deve levar em consideração o montante previsto e disponibilizado para a execução destas medidas.

Neste capítulo tem2se as conclusões do presente trabalho, estando dividido em Considerações finais; Resultado quando aos objetivos e por fim apresentam2se as Sugestões para futuros trabalhos.

%8,*1 $"4J , /*8"*,

A responsabilidade sócio – ambiental, cada vez mais, vem conquistando seu espaço dentro daquelas empresas que buscam valorizar2se diante seus clientes, fornecedores, sociedades e outros, pois passa a ser um ponto de diferenciação entre suas concorrentes. Assim, este trabalho realizado na rede de supermercados Imperatriz, pode através da sua pergunta problema “Existe responsabilidade sócio2ambiental na rede de supermercado analisada ou apenas social?”, demonstrar que a responsabilidade sócio – ambiental existe de fato neste tipo de estabelecimento comercial, deixando de lado o problema do # social, utilizado como fator de diferenciação no mercado consumidor, por muitas empresas do setor varejista.

Esta comprovação deu2se através da aplicação parcial do SICOGEA e GAIA, que se mostrou eficaz no alcance dos dados, auxiliando também na obtenção de respostas quanto ao objetivo geral do trabalho, que serviu diretamente para a conquista dos objetivos específicos como se apresenta no Quadro 15.

,.')"1% Q."8)% "%, %&( )*+%, ,# 0</*0%,

A fim de alcançar o objetivo geral da pesquisa, que é analisar os incentivos sócio2 ambientais desenvolvidos pela rede de supermercados Imperatriz, alguns objetivos específicos foram delimitados, para proporcionar o resultado esperado, além de manter a integração entre os assuntos abordados com a realidade empresarial do setor supermercadista. Logo, evidenciam2se os resultados encontrados ao longo do estudo quanto aos objetivos específicos, conforme consta no Quadro 15.

&( )*+%, ,# 0</*0%, ,.')"1%,

Contextualizar diferentes conceitos de responsabilidade social, com ênfase na responsabilidade social coorporativa.

Estes conceitos foram importantes para o desenrolar da pesquisa, pois desta forma conheceu2se o verdadeiro sentidos destes termos..

Apresentar o surgimento do balanço social e seus indicadores sociais sob a óptica do Instituto Ethos e do Institutos Ibase.

Importante demonstrar estes dados para poder avaliar as ações desenvolvidas pela rede de supermercados estudada, buscando assim, identificar e classificar como adequadas ou deficitárias estas atuações.

Breve apresentação da contabilidade ambiental, e controladoria ambiental.

A apresentação destes termos, também se fez necessário, por se tratarem de assuntos rescentes na área contábil, e também por estarem aos poucos inserindo2se nas organizações dos mais variados segementos.

Analisar as atuações da empresa na área social com aplicação parcial do SICOGEA.

A ferramenta utilizada na pesquisa, SICOGEA, foi de utilidade para o desenrolar deste estudo, devido a sua estrutura, dividida por critérios o que auxiliou na obtenção dos dados, proporcionando resultados de fácil compreensão. Apontar os resultados obtidos, buscando sugerir

melhorias para as ações realizadas, através de um plano resumido de gestão sócio – ambiental.

O plano de gestão sócio2ambiental estabeleceu sugestões para rede de supermercados Imperatriz melhorar seu desempenho sustentável nos 3 critérios apontados como não satisfatórios, tendo como base a fundamentação teórica deste trabalho, além dos instrumentos gerenciais utilizados para desenvolver a pesquisa.

."1$% @ &( )*+%, ,# 0</*0%, ,.')"1%,

Fonte: Autor

Assim, percebe2se que os assuntos abordados nos objetivos específicos do trabalho, auxiliam no desenvolvimento teórico, além de proporcionar um melhor entendimento dos dados levantados com a pesquisa.

No caso da conceituação da Responsabilidade Social, observa2se que sua aplicabilidade nas empresas, independe dos fins lucrativos. Assim, os indicadores tanto do Instituto ETHOS como do Instituto IBASE, embora algumas particularidades, visam à atuação de uma empresa sustentável com o meio social e ambiental, fato que levou a investigação e aplicabilidade destas informações no setor mercadista Catarinense.

Logo, com base nos resultados encontrados com o SICOGEA, verificou2se que dos 6 critérios abordados, 3 foram classificados como adequados, 1 deles como mediano, e 2 a serem melhorados, por encontrar2se em situação deficitária. Sendo estes três últimos critérios incluídos no plano resumido de gestão sócio2ambiental, buscando desta forma, um melhor destas medidas para o seu futuro.

Dentre os resultados, geral e os específicos, pode2se apontar como atendidos por este estudo, pois cumpriu o objetivo esperado, apontando os resultados através do índice de Sustentabilidade Empresarial, além de buscar solucionar os pontos falhos executados pela rede de supermercados Imperatriz, através de recomendações.

.2 ,)5% #"$" /.).$%, )$"&"'7%,

Com a finalidade de contribuir para futuros estudos ao tema abordado, tendo como base os resultados obtidos, recomenda2se que pesquisas nesta área sejam contínuas. Assim, apresentam2se como sugestões para próximos trabalhos:

Fazer o estudo em outras redes de supermercados, mesmo que sejam de pequeno porte;

Fazer um estudo comparativo com o resultado já apresentado neste trabalho com outra rede de supermercados;

Pesquisar se alguma rede de supermercados contabiliza suas ações ambientais;

Analisar outras áreas do varejo, para buscar identificar ações sócio2ambientais desenvolvidas por elas; e

Estudo sobre a visão geral dos profissionais da área de contabilidade quanto às questões sócio 2 ambientais e sua contabilização.

ABRAS B*,)3$*0%. Disponível em: < http://www.abrasnet.com.br/index_diamercado.htm > Acesso em: 01 jul 2007.

ACATS. B*,)3$*0% Disponível em: < http://www.acats.com.br > Acesso em: 01 jul 2007. ACATS@ D$\!*% 9$*)% ^ $0"1% MM= *,#%8<+ ' !@ _

http://www.acats.com.br/paginas/premio.htm > Acesso em: 23 Jan 2008. AMBIENTE BRASIL: *,) !" 1 ,)5% !&* 8)"'. Disponível em: <

http://www.ambientebrasil.com.brl> Acesso em 24 de jul 2007.

ARAUJO, Marley Rosana Melo de ;0'.,5% ,%0*"' $ ,#%8,"&*'*1"1 ,%0*"' !#$ ,"$*"'

Psicol. estud., Maringá, v. 11, n. 2, 2006. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722006000200021&lng=pt &nrm=iso>. Acesso em 26 Maio 2007. Pré2publicação.

BEUREN, Ilse Maria (org) %!% '"&%$"$ )$"&"'7%, !%8%2$:/*0%, ! %8)"&*'*1"1 @ %$*" D$:)*0" São Paulo: Atlas, 2003.

BRONDANI, Gilberto; TRINDADE, Larissa de Lima. %8)"&*'*1"1 ,." ,#%8,"&*'*1"1 %0*"'. 1º Simpósio de iniciação cientifica dos cursos de Ciências

Contábeis de Santa Maria. Disponível em:

<http://coralx.ufsm.br/revistacontabeis/artigos/vIInEspecial/a14vIInesp.pdf > Acesso em 09 de Jun de 2007.

CLAUDINO, Karina. ) Investimentos Ambientais efetuados pelas maiores empresas Catarinenses do Ramo Alimentício e de Serviços e Energia Elétrica: um estudo Multicaso. In I CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA EM CONTABILIDADE, 2007, Santa Catarina. 12 CR2ROM

CRISPIM, Graciele Hernandes. ALBERTON, Luiz. PFITSCHER, Elisete

Dahme.CARVALHO, Fernando Nitz Evidenciação da Responsabilidade Social/Ambiental

na Perspectiva de um novo Contexto Empresarial. In@ ` D

C São Paulo: USP, 2004. P. 12 15.

FURTADO, Ana Paula Peixoto. SILVA, Cíntia Bernardete da. 8+ ,)*2"45% 1", "4J , ,30*%H

"!&* 8)"*, 0%!% .! 1%, ' ! 8)%, 1% ")*+% *8)"82<+ ' 1 .!" !#$ ," 1% $"!% 1 #"# ' 0 '.'%, In I CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA EM

CONTABILIDADE, 2007, Santa Catarina. 12 CR2ROM

GIL, Antônio Carlos. %!% '"&%$"$ #$%( )%, 1 # ,Q.*,". São Paulo: Atlas, 1991. GODOY, Marina. ) Balanço Social: convergências e divergências entre os modelos do IBASE, GRI e Instituto Ethos. In I CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA EM CONTABILIDADE, 2007, Santa Catarina. 12 CR2ROM

GONZALO. ,)", 1% ! Disponível em:

<http://www.gonzalo.com.br/index.php?codwebsite=&codpagina=00015144< Acesso em 18 Fev 2008.

Instituto Ibase. 81*0"1%$ , %0*"*,. Disponível em: < http://www.ibase.br> Acesso em 07 Jun 2007.

Instituto Ethos. 81*0"1%$ , %0*"*, Disponível em: < http://www.ethos.org.br > Acesso em 08 Jun 2007.

LEAL, Douglas Tavares Borges, #$%0 ,,% '%2<,)*0% 1 , $+*4% "% 0'* 8) /"+%$ 0*1% # '" 8) $8 ) ,*,) !", 1 *8/%$!"45% 1*2*)"*, Disponível em:<

www.congressoeac.locaweb.com.br/artigos32006/590. > Acesso em 24 de jul 2007. LONGARAY, Andrade André; BEUREN, Ilse Maria.Caracterização da pesquisa em contabilidade.In BEUREN, Ilse Maria (org) %!% '"&%$"$ )$"&"'7%, !%8%2$:/*0%, !

%8)"&*'*1"1 @ Teoria e Prática São Paulo: Atlas, 2003.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira ,#%8,"&*'*1"1 %0*"' A !" '"+"80" #"$" .,) 8)"&*'*1"1 Disponível em: <http://www.ambientebrasil.com.br>. Acesso em 09 de jun

de 2007 – A.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. %8)"&*'*1"1 !&* 8)"': Relatório para um futuro

sustentável, responsável e transparente. Disponível em: <

http://www.ambientebrasil.com.brl>. Acesso em 24 de jul 2007 – B.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. TINOCO, João Eduardo Prudêncio. %8)"&*'*1"1

,)5% !&* 8)"'. São Paulo: Atlas, 2004.

MATTJE, Ana Paula. 8:'*, 1" ,#%8,"&*'*1"1 %0*"' – Estudo Comparativo dos

Indicadores Sociais Internos em duas Empresas do Ramo Frigorífico. Florianópolis, UFSC, 2005. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

NETO MELO, Francisco P de; FROES, César. ,)5% 1" ,#%8,"&*'*1"1 %0*"'

%$#%$")*+"@ O caso brasileiro. Da filantropia Tradicional à Filantropia de Alto Rendimento

e ao Empreendedorismo Social. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

NUNES, João Paulo de Oliveira. %8)"&*'*1"1 !&* 8)"' %!% %$!" 1 ,)5% 2

Estudo de Caso em um Hospital. Florianópolis, 2006. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

Oi São José ,)", 1% ! Disponível em:

http://www.oisaojose.com.br/abr06/socialabr06.htm. Acesso em < 18 Fev 2008>. PFISTCHER, Elisete Dahmer. ,)5% ,.,) 8)"&*'*1"1 ")$"+9, 1" 0%8)"&*'*1"1

0%8)"&*'*1"1 "!&* 8)"'@ estudo de caso na cadeia produtiva de arroz ecológico. 2004. 252 f.

Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Curso de Pós2graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2004.

Portal Ambiente Brasil. B*,)3$*0% 8,)*).0*%8"' Disponível em: < http://www.ambientebrasil.com.br > Acesso em 15 Jun 2007. Portal Balanço Social. B*,)3$*0% Disponível em:

http://www.balancosocial.org.br Acesso em 07 Jun 2007.

Portal Responsabilidade Social. B*,)3$*0% 8,)*).0*%8"'. Disponível em: <http://www.responsabilidadesocial.com> Acesso em 07 Jun 2007. Portal Super Imperatriz. B*,)3$*0% 8,)*).0*%8"' Disponível em: <

http://www.superimperatriz.com.br/www4/sobreimperatriz.php > Acesso em 19 Jan 2008.

Priberam. *0*%8:$*% D$*& $"! Disponível em: <

http://www.priberam.pt/dlpo/pesquisar_resultados.aspx > Acesso em 01 jul 2007. RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia de pesquisa aplicável às ciências sociais. In BEUREN, Ilse Maria (org) %!% '"&%$"$ )$"&"'7%, !%8%2$:/*0%, !

%8)"&*'*1"1 @ Teoria e Prática São Paulo: Atlas, 2003.

RICHARDSON, Roberto Jarry. D ,Q.*," %0*"'@ !9)%1%, )908*0",. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SCHENINI, Pedro Carlos. (Org.). Responsabilidade Social Corporativa@ Balanço Social

,)5% !#$ ,"$*"' ,30*% "!&* 8)"'. Florianópolis: Nupegema, 2005, p. 35260.

SFIEC: %+% %8) ;)% 0%8a!*0% " ,#%8,"&*'*1"1 %0*"' 1", !#$ ,",

Disponível em@

http://www.sfiec.org.br/artigos/social/responsabilidade_social_empresarial.htm > Acesso em 07 Jun 2007.

SILVA, Michele Ariane da. ) $ Responsabilidade Social: Estudo comparativo de duas instituições financeiras. In I CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA EM CONTABILIDADE, 2007, Santa Catarina. 12 CR2ROM.

SOARES, Gianna Maria de Paula. ,#%8,"&*'*1"1 ,%0*"' 0%$#%$")*+"@ por uma boa causa!?. RAE electron., São Paulo, v. 3, n. 2, 2004. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167656482004000200007&lng=pt &nrm=iso>. Acesso em: 02 Jun 2007. Pré2publicação.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; ROBLES, Léo Tadeu. 0%8)"&*'*1"1 1" 2 ,)5% "!&* 8)"' ,." 1*! 8,5% #"$" " )$"8,#"$\80*" !#$ ,"$*"'@ estudo de caso de quatro

empresas brasileiras com atuação global. Rev. Adm. Pública. Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S00342 76122006000600008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 Jun 2007. Pré2publicação. VICHROSKI, Tatiane da Silva Ferreira %8)"&*'*1"1 % "'%$ "' 1% '* 8) 8% D$%0 ,,% 1 8% )%$ 1 "$ (% .# $! $0"1*,)" Florianópolis, UFSC, 2006.

D A *,)" 1 $*/*0"45% %! @ "$2%@ %$!"45%@ D TT S H 1 A rede de supermercados informa a seus fornecedores suas metas, valores e código de conduta?

2 Os principais fornecedores da rede de supermercados são certificados pelas normas ambientais ISO 14001?

3 Os fornecedores são monopolistas no mercado?

4 Os fornecedores apresentam preocupação com o meio ambiente?

5 Os fornecedores dão garantias de qualidade dos produtos?

6 Os fornecedores dão garantias de segurança dos produtos?

7 Os fornecedores do supermercado se obrigam a reciclar os seus produtos usados?

8 A segurança do transporte e da manutenção dos abastecimentos da empresa obedece a normas?

9 O controle na recepção das compras obedece a normas precisas quanto ao meio ambiente?

10 O armazenamento das compras obedece a normas precisas quanto ao meio ambiente?

11 Os alimentos perecíveis estão sujeitas a uma data2limite de utilização?

12 A prestação de serviço, demanda a utilização de recursos não renováveis?

13 O controle de qualidade presente no supermercado engloba normas de avaliação do impacto sobre o meio ambiente?

14 As normas de segurança e meio ambiente são rigorosamente respeitadas pelos funcionários?

15 A alta administração se mostra efetivamente comprometida com a gestão ambiental?

16 O corpo gerencial se apresenta efetivamente comprometido com a gestão ambiental?

17 A mão de obra empregada é altamente especializada, também na parte ambiental?

TT S H

18 A rede de supermercados oferece as mesmas oportunidades para homens e mulheres?

19 O número de colaboradores homens é superior ao número de colaboradores mulher?

20 A rede de supermercados contrata pessoas acima dos 40 (quarenta) anos de idade?

21 A rede de supermercados oferece oportunidade de emprego para jovens em busca do primeiro emprego?

22

A rede de supermercados oferece oportunidades de trabalho para

mulheres com filhos entre 0 e 6 anos de idade?

23

A rede de supermercados oferece oportunidade de trabalho para

portadores de deficiência física? 24 A rede de supermercados possui terceirizados?

25

A rede de supermercados oferece oportunidade de estágio

para estudantes?

26 A rede de supermercados tem mulheres em cargo de nível gerencial? 27 A rede de supermercados tem negros em cargo de nível gerencial?

28

A rede de supermercados paga salários iguais para homens,

mulheres e negro, que ocupem o mesmo nível hierárquico?

Documentos relacionados