• Nenhum resultado encontrado

5.4) O P ROJETO DE M ODELAGEM M ATEMÁTICA

Tendo em vista a proposta desta pesquisa, as atividades foram focalizadas no acompanhamento e colaboração no desenvolvimento de atividades em Modelagem Matemática com alunos do curso de Administração de uma Universidade particular de Campinas, na disciplina de Estatística para Administração, ministrada no primeiro semestre de 2010. Esta participação ocorreu no período de março a junho do mesmo ano, presencialmente - nas aulas da disciplina e em intervalos das aulas - e a distância - pelo YouTube, MSN e e-mail. Sendo que, nas aulas os conteúdos estatísticos foram desenvolvidos pela professora titular da disciplina de forma convencional. Contudo, nas atividades extraclasse, a distância, tive oportunidade de colaborar no desenvolvimento do projeto de Modelagem Matemática no Ensino de Estatística.

5.4.1)Etapas do Projeto

No início do semestre, a professora comentou sobre a realização de um projeto que os alunos fariam em grupo de até sete pessoas. Este projeto tinha etapas semanais que envolvia inicialmente a escolha do tema de interesse para ser investigado por meio da Estatística, culminando nos seguintes temas: Futebol, Saúde, Meios de Informação, McDonald’s, Computador, Alimentação, Alimentação dos Estudantes, Viagens, Transporte Público e Bebidas. Logo em seguida, tínhamos as etapas de: justificativa da escolha dos temas e apontamento dos objetivos; definição das variáveis a serem investigadas de acordo com cada tema escolhido; abordagem de no mínimo três variáveis qualitativas e três quantitativas; e entrega de um relatório parcial que continha um resumo das etapas realizadas até a data de entrega (escolha do tema, variáveis escolhidas, bibliografia consultada, etc..). Estas etapas foram desenvolvidas em seis semanas, sendo que este tempo inclui a correção de todos os relatórios parciais e o prazo de mais uma semana para os alunos entregarem a nova versão.

Após a definição do tema, da justificativa, dos objetivos e das variáveis, os alunos elaboraram um instrumento de coleta de dados (questionário ou formulário). Esta etapa durou aproximadamente 10 dias, variou entre as equipes, pois na medida em que cada equipe ia enviando por e-mail, a professora e eu íamos corrigindo, padronizando e enviando de volta, marcando o inicio da aplicação dos questionários que, no geral, foi realizada em mais uma semana. Vale destacar que cada aluno coletou os dados com, no mínimo, vinte sujeitos.

Depois da aplicação do instrumento, os grupos organizaram os dados usando tabelas e gráficos, utilizando recursos computacionais, como EstatD e, principalmente, o Excel (softwares que foram exibidos em aula). Após esta fase, cada grupo utilizou a Tabela Dinâmica do Excel para fazer pelo menos 10 cruzamentos entre as variáveis envolvidas na pesquisa com seus respectivos gráficos. Em seguida, calcularam algumas medidas Estatísticas como, média, moda e mediana - e fizeram estudo da simetria; calcularam o desvio padrão e coeficiente de variação - e fizeram o estudo de dispersão; escolheram (pelo menos) duas variáveis quantitativas discretas para: calcular correlação - fazer estudo da correlação, inserir gráfico de dispersão exibindo a regressão e o coeficiente de determinação. Calcularam por meio dos softwares e interpretaram os resultados obtidos. Além de terem comparado os resultados obtidos com dados da bibliografia pesquisada e confeccionado os Relatórios Finais.

Estas etapas, desde a organização dos dados até a escrita dos Relatórios Finais, foram desenvolvidas em quatro semanas.

Para tanto, o auxílio do Excel foi fundamental, havendo um melhor aproveitamento e desenvolvimento do programa das atividades. Os Relatórios Finais (ANEXO B) foram entregues por escrito, foram apresentados dia 01/06/2010 e deveriam seguir a seguinte estrutura:

- Introdução: descrever a escolha do tema (justificativa), seu objetivo em escolher certo tema e discorrer sobre a problemática do tema citando as informações encontradas nas pesquisas feitas na internet e/ou livros;

- Coleta de dados: descrever como, onde e quando os dados foram obtidos. Citar o tipo de Amostragem selecionada;

- Apresentação dos dados: organizar as tabelas e gráficos dos cruzamentos e/ou das variáveis investigadas, classificando cada tipo de variável de acordo com o tratamento estatístico adotado e apresentando as medidas Estatísticas calculadas;

- Análise e discussão dos resultados: apresentar as medidas Estatísticas calculadas e os cruzamentos, fazendo suas interpretações, falando sobre a leitura que fizeram das tabelas, dos gráficos e das Estatísticas calculadas, os reflexos sociais e comparações com outras pesquisas que fizeram na internet e/ou em livros.

- Conclusões e comentários finais: dentre outras questões, discutir a problemática do tema de sua pesquisa no contexto atual;

- Referências bibliográficas: apresentar todas as referências (livros, sites, etc..) consultadas e referidas no trabalho.

Vale reforçar que, para os alunos constituírem esse material, tiveram que cumprir cada etapa descrita acima semanalmente, ou seja, para cada semana tinha uma orientação acerca de uma etapa do trabalho que deveria ser feita até a semana seguinte. Porém todas as etapas foram explicitadas no primeiro e-mail enviado a todos os alunos, onde anexamos o nosso planejamento inicial referente às instruções para o trabalho e ao cronograma do semestre (ANEXO C). A definição deste cronograma foi importante para o gerenciamento das atividades e para que os alunos não dispersassem - o que poderia comprometer todo o processo.

Com esta dinâmica, no final do semestre, tínhamos uma grande produção. Os Relatórios Finais constituíram uma importante fonte de dados para análise desta pesquisa de mestrado. Para que os alunos (divididos em 10 equipes) cumprissem todas as etapas do Projeto, eles contaram com minha colaboração, participação e acompanhamento dos seus trabalhos por diversas formas de interação, principalmente, online.