• Nenhum resultado encontrado

O Perfil da Vereança do Município de Beberibe/CE

3. PESQUISA DE CAMPO

3.3. O Perfil da Vereança do Município de Beberibe/CE

O Município de Beberibe possui na Legislatura atual (2013-2017) treze (13) vereadores, sendo todos do sexo masculino, o que evidencia a ausência feminina nos cargos formais da política beberibense, mesmo diante do aumento da participação das mulheres na vida pública do país nos últimos anos, tanto na constituição dos parlamentos como chefiando o Executivo, em diversas cidades brasileiras. Quanto à geração, a maioria está na faixa etária da maturidade, entre 45-59 anos (46%), seguido de 16% com idade entre 25 a 34 anos e com percentuais iguais (ambas com 15%), estão as faixas de 35 a 44 anos e para a faixa mais idosa, 60 a 69 anos, Apenas 8% são jovens com idade entre 21 e 24 anos, conforme dados apresentados no gráfico seguinte.

Gráfico 2 – Distribuição dos Vereadores de Beberibe por faixa etária.

Denota-se que a presença dos jovens é ainda pequena, em virtude de haver apenas um (8%) representante com idade entre 21 a 24 anos. Logo, a bancada é constituída de modo diversificado no tocante à faixa etária, sendo, predominantemente composta por vereadores

8%

16%

15%

46% 15%

Vereadores - Faixa Etária

21 a 24 anos 25 a 34 anos 35 a 44 anos 45 a 59 anos 60 a 69 anos

7 3 0 3 0 1 2 3 4 5 6 7 8

1º mandato 2º mandato 3º mandato mais de 3 mandatos Nú m er o d e Ver ea d o res

Quantidade de Mandatos /Vereadores

com idade madura, pois, se somados os percentuais dos integrantes da faixa de 45 a 59 anos com aqueles que possuem 60 a 69 anos, obtem-se 62%, enquanto os membros das faixas mais jovens, entre 25 e 44 anos perfazem apenas 31%. Diante desse quadro geracional, é possível observar que o perfil dos vereadores da câmara de Beberibe conjuga certa maturidade e experiência de vida, com uma minoritária presença da juventude. Tais constatações, aliadas à pouca renovação política observada pelo número de mandatos reeleitos (gráfico a seguir), apontam tendências a adoção de posturas mais conservadoras do que inovadoras no modo de fazer política, devido à acomodação gerada pelo exercício consecutivo de mandatos.

O Gráfico 3 demonstra a quantidade de vereadores exercendo primeiro mandato e os que já desempenharam mais de um mandato na Câmara Municipal de Beberibe em anos anteriores e/ou foram reeleitos no último período legislativo.

Gráfico 3 – Quantidade de Vereadores em com um (01) mandato ou mais.

Fonte: Autoria própria

Embora a maioria esteja no exercício do primeiro mandato, pode-se perceber que o número de vereadores reeleitos ou exercendo mais de três mandatos na Câmara ainda é bastante relevante, tanto que se somados, representam quase a metade do total de vereadores. Isso implica que uma parte considerável da população beberibense deseja mudança e renovação nas cadeiras do legislativo, seja por insatisfação com os serviços prestados, seja incredibilidade na instituição dentre outros motivos. A renovação, todavia, não significa que a mudança seja qualitativa e mais atenta às necessidades da sociedade. Para haver uma mudança qualitativa, é preciso que os eleitores comecem a avaliar os perfis e trajetória pessoal, profissional e política dos possíveis candidatos, a fim de que a renovação não seja somente quantitativa, mas, sobretudo, qualitativa. O gráfico também indica que há vereadores

0 1 1 4 0 5 0 2 0 1 2 3 4 5 6 Analfabeto Lê e Escreve Ensino Fundamental Incompleto Ensino Fundamental Completo Ensino Médio Incompleto Ensino Médio Completo Superior Incompleto Superior Completo

Grau de Escolariedade - Vereadores

Quantidade de Vereadores

com uma trajetória temporal significativa no exercício das atividades parlamentares e outros (em menor número) que obtiveram continuidade após seu primeiro mandato.

No que tange ao nível de escolaridade, apenas dois (02) vereadores possuem ensino superior completo; seguidos de cinco (05) que possuem ensino médio completo. Ou seja, pouco mais da metade concluiu o ensino médio e superior. Entre os demais, quatro (04) possuem ensino fundamental completo, um (01) tem ensino fundamental incompleto e um (01) sabe ler e escrever (Gráfico 4).

Logo, se a escolaridade formal for considerada como um dos elementos necessários a uma boa atuação parlamentar, num contexto em que ocorre um progressivo acesso da população ao ensino superior, o nível de escolaridade dos vereadores do Município de Beberibe pode ser considerado baixo ou mesmo insatisfatório. Todavia, sabe-se que a experiência de vida também é importante para exercer um bom mandato, Nesse sentido, cabe aos mandatários buscar a capacitação para o exercício das funções legislativas, bem como informações nos canais especializados para buscar a plenitude das atribuições constitucionais, como a ação de fiscalizar os recursos públicos. Considera-se que para suprir as carências da escolarização formal outras estratégias precisam ser adotadas, buscando uma qualificação mínima, sem a qual provavelmente haveria impedimento da realização das atribuições do legislativo.

Gráfico 4 - Escolaridade dos Vereadores de Beberibe – 2014

Fonte: Autoria própria

Concomitantemente às atividades de vereança, alguns vereadores desenvolvem atividades em diversas áreas desde a advocacia, agricultura, dentre outros. Além de serem

Vereadores 62% Vereadores 38%

Residência (Sede/Distritos)

Distritos Sede

membros do poder legislativo eles são também comerciantes, empresários, motoboys, empresários na indústria, comércio e serviços, empresários no setor primário etc.

Gráfico 5 - Distribuição dos vereadores segundo ocupação

Fonte: Autoria própria

Outro dado que chama a atenção é que nem todos os eleitos residem na sede da cidade de Beberibe. Do total dos 13 vereadores 62% (equivalente a oito pessoas) possuem residência nas localidades ou distritos próximos e apenas 38% (que corresponde a cinco pessoas) moram na sede. Uma das implicações imediatas disso é a ampliação dos gastos da Casa, pois aqueles que não residem no município solicitam diárias para o deslocamento para viabilizar sua participação, principalmente, no dia em que ocorre a sessão plenária.

Gráfico 6 – Localização residencial dos vereadores Sede – Distritos/localidades.

Fonte: Pesquisa de campo - Autoria própria 7% 8% 8% 15% 31% 8% 8% 15%

Ocupação profissional

Comerciário Motoboy Advogado Empresário Vereador Agricultor Pescador Outros

No que se refere à utilização da internet para interação vereador/eleitor, muitos vereadores já consideram os meios virtuais como um canal de comunicação rápido e eficiente com o cidadão. É através dessas ferramentas, que o vereador tem a possibilidade de divulgar as atividades desenvolvidas no desempenho do mandato, bem como prestar informes diretos sobre outros assuntos de interesse do mandatário, como por exemplo, o currículo do representado, projetos propostos, atividades que participou etc. Vale salientar, que a Câmara Municipal de Beberibe já conta com site próprio, pelo qual são disponibilizadas algumas informações do âmbito do poder legislativo municipal, tais como leis, projetos, gestão dos recursos, informações institucionais, entre outras. Apesar da disponibilização desses dados, é de fundamental importância que outras informações estejam acessíveis à população, como estatísticas do vereador no tocante a proposta de projetos de lei, em quais temáticas específicas, se esses projetos possuem relevância perante a sociedade.

Conforme gráfico 7 abaixo, 61% já dominam algum artifício da internet, a fim de interagir com o cidadão.

Gráfico 7 – Utilização de ferramentas da internet para a interação Vereador/eleitor

Fonte: Autoria própria

É de fundamental importância na construção do processo democrático da política local, que os cidadãos busquem sempre por informações para conhecer melhor o perfil dos vereadores e acompanhar como tais os representantes políticos estão atuando e se estão legislando sob o bom senso em prol da coletividade.

33% 61% 6%

Meios de Comunicação -

Vereador/eleitor

através da internet

email redes sociais blog

Documentos relacionados