• Nenhum resultado encontrado

O PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DOS JOVENS INVESTIGADOS

JOGOS ELETRÔNICOS DE MOVIMENTO 165 4.1 OS CONTROLADORES E AS TÉCNICAS CORPORAIS NOS

1.2 O PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DOS JOVENS INVESTIGADOS

Os jovens que responderam o questionário tinham entre 11 e 16 anos, sendo 49 meninas e 39 meninos, e possuíam acesso frequente a algumas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). As famílias dos jovens pesquisados são compostas por, em média, 4,3 integrantes, sendo que 56 jovens, 63,6% do total, responderam ter dois adultos responsáveis pelo provimento da renda familiar, os quais, pelas profissões citadas, indicam uma renda familiar acima de três salários

mínimos. Quatro jovens não responderam esta questão e 31,8% ou 28 dos jovens responderam ter apenas um responsável no sustento familiar, que pelas profissões citadas pode se considerar a renda familiar em dois salários mínimos ou mais, mas destes apenas três não possuem casa própria. Identificou-se que 78 dos jovens pertenciam a famílias com casa própria e dez com casa alugada, 73 possuíam carro e 21 possuíam dois ou mais carros. Através dos dados, é possível ponderar que os jovens não estão situados entre as famílias de baixa renda, segundo dados do IBGE4, as famílias de 63,3% dos jovens são consideradas de média classe média, e as de 31,8%, de baixa classe média, a partir do cálculo da renda percapita.

Sobre o acesso às TICs, destacamos que, das 88 famílias dos jovens, todas possuem televisão, sendo que 66 possuem mais de um aparelho, 75 possuem computadores, 66 possuem acesso à internet em casa e 62 possuem algum tipo de console para JEs, sendo 82,2% dos consoles o Playstation II. Quanto aos jovens que possuem consoles caseiros, apenas dez responderam possuir dois ou mais consoles para JEs e, destes, apenas cinco possuíam consoles da última geração.

Destaca-se que estes dados não condizem com o quadro mais geral da realidade brasileira, pois enquanto 82,2% dos jovens investigados possuíam computador e 75% possuíam acesso à internet, os dados relativos a 2011 do Comitê Gestor da Internet no Brasil5 (2012), indicam que apenas 45% dos domicílios brasileiros possuem computador e 38% possuem internet. Entretanto, os dados dos jovens pesquisados correspondem às diferenças encontradas nos dados do Comitê Gestor, mencionado anteriormente, que observa que a incidência de domicílios com computador e internet é significativamente superior nos centros urbanos e, também, em famílias com melhores condições socioeconômicas.

4

AUTRAN, M. P. Classe média tem renda per capita de R$ 291 a R$ 1.019, diz governo. 2012. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/ 1097561-classe-media-tem-renda-per-capita-de-r-291-a-r-1019-diz-governo. shtml>. Acesso em: 24 set. 2012.

5

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil: TIC Domicílios e TIC Empresas 2011. Coordenação executiva e editorial: Alexandre F. Barbosa; São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012. Disponível em: <http://op.ceptro.br/cgi-bin/cetic/tic-domicilios-e-empresas-2011.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.

Em relação à predominância do console Playstation II, pressupomos que esteja relacionada aos preços de comercialização muito abaixo da média dos demais consoles da geração atual, principalmente em lojas de mercadoria contrabandeada, aliada à qualidade do produto6. Destaca-se ainda que este seja um dos consoles de maior sucesso da penúltima geração, lançado em 2000, mas que permite jogar os JEs mais atuais e, apesar do lançamento do seu sucessor Playstation III em 2006, continua sendo vendido.

Quanto ao uso de JEs, todos os jovens responderam serem usuários de JEs, afirmando utilizarem em diferentes plataformas, sendo as mais citadas o console caseiro Playstation II, o computador e o celular, aparecendo ainda em suas respostas as plataformas móveis, as máquinas de fliperamas7 e alguns outros consoles caseiros. Os jovens que não possuem computador e/ou console para JEs, disseram fazer uso de JEs em celulares, casas de amigos e casas de jogos (lan-houses).

Dos 88 jovens pesquisados, catorze não responderam há quantos anos jogam JEs, enquanto que a média dos 74 jovens que responderam ficou entre 4,6 anos. A este respeito, quanto mais novo era o jovem, menor era o tempo de uso em anos, o que indica certa tendência de que esta prática acaba por ser tornar um hábito em suas vidas, como também aponta o estudo de Suzuki e colaboradores (2009). Quanto à frequência semanal, cinco jovens não responderam, quatro disseram que raramente jogam e a média dos outros 79 jovens indicou uma frequência de 3,4 dias na semana. Quanto ao tempo (minutos/horas) que dedicam aos JEs nos dias da semana em que jogam, sete jovens não responderam, doze jovens disseram se dedicar aos jogos em torno de meia hora, e a média dos outros 69 foi de 2,4 horas nos dias jogados.

O tempo que os jovens pesquisados dedicam aos JEs é menor tanto em dia quanto em horas do que Betti (1997) identificou ser o tempo dedicado pelas pessoas em geral à televisão no início da década passada. Sobre o uso da televisão e dos consoles, a pesquisa de Rizzini e

6

O Playstation II, segundo dados Farah (2012), esta há doze anos no mercado, ultrapassando a expectativa de vida útil da empresa fabricante, sendo o console que mais vendeu até hoje, 150 milhões de consoles no mundo, e ainda segundo o autor são vendidos em média cinquenta mil destes consoles por semana no mundo. FARAH, R. Aposentadoria Gamer: Playstation 2. 08/01/12. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/platb/jogos/2012/01/08/ aposentadoria-gamer-playstation-2/>. Acesso em: 18 set. 2012.

7

Também conhecidas por outras denominações, como: taitos, árcades, fliper, etc.

colaboradores (2005), realizada com 949 jovens, entre 11 e 17 anos, no estado do Rio de Janeiro, identificou que estas duas mídias são as mais utilizadas, ainda que a televisão ocupe a maior parte deste tempo. Cabe destacar, contudo, que entre as pessoas que têm acesso a outras mídias, o tempo dedicado à televisão já não é mais exclusivo como na década passada. Segundo pesquisa recente da Ericsson8, 73% dos brasileiros consultados assistem televisão enquanto interagem em redes sociais, através de smartphones, tablets e outros, enquanto este número era de 48% em 2011. Isto acontece também, ainda segundo esta pesquisa, porque a televisão é muitas vezes acessada através destas novas plataformas. De fato, ainda que a televisão seja o meio mais acessado, outras mídias tendem a disputar espaço no cotidiano dos jovens e, entre elas, os JEs demonstram grande destaque. Um exemplo são as atividades de lazer realizadas pela internet com maior frequência, segundo os dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2011), no qual jogar JEs online encontra-se em terceiro lugar e fazer download de JEs encontra-se em quinto lugar.

Quanto aos JEMs, identificou-se que somente cinco jovens possuíam acesso em casa, três deles possuíam o console Nintendo Wii e dois possuíam o controlador Tapete de Dança para JEMs de Danças. A necessidade de controladores específicos para interação por movimentos, como no caso da Guitarra para os JEMs da franquia Guitar Hero, demanda investimento financeiro extra, o que pode explicar porque apenas dois dos jovens investigados, que possuíam o console Playstation II, tinham acessórios para JEMs.

Quanto ao local, 61 jovens disseram já terem jogado JEMs em outros lugares. Os locais de acesso mais frequentes citados por eles foram a casa de parentes, citada 26 vezes, e a casa de amigos, citada 28 vezes, além destes apareceu a casa de jogos (lan-house), citada seis vezes. O número de citações ultrapassa o número de jovens devido ao fato de que alguns deles citaram mais de um lugar onde haviam experimentado estes jogos. O uso dos JEMs em casas de amigos, mais do que em casas de jogos, é interessante porque pode dar indícios de outras formas de sociabilidade facilitada pelo uso dos JEMs. Este fato também é destacado por Rizzini e colaboradores (2005) ao constatar o uso acentuado de JEs jogados em consoles e computadores pelos jovens

8

UOL. No Brasil, 73% interagem com redes sociais quando veem TV. 28/08/2012. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/ noticias/no-brasil,-73-interagem-com-redes-sociais-quando-veem-tv>. Acesso em: 18 set. 2012.

na casa de amigos. Isso demonstra que existe um interesse dos jovens em ter acesso aos JEMs que os levam a superar a falta de recursos, ainda que tenha sido constatada a precariedade na frequência deste acesso. Diferente do tempo de experiência com os JEs, a maioria dos jovens que disseram já conhecer os JEMs responderam que havia experenciado uma única vez, enquanto os demais responderam que foram poucas vezes, à exceção dos cinco jovens que possuíam acesso residencial.