• Nenhum resultado encontrado

4.1 A UNIVERSIDADE FEDEDERAL DE SÃO CARLOS

4.1.3 O Regimento Geral dos Cursos de Graduação

Esta subseção apresenta os principais pontos do Regimento Geral dos Cursos de Graduação da UFSCar, relacionados com o processo de conclusão dos cursos de graduação da UFSCar.

Importante destacar o artigo 1° do Regimento que explica, em termos gerais, qual o objetivo do documento:

Este Regimento dispõe sobre a propositura, aprovação, oferta, funcionamento e demais ordenamentos pertinentes aos cursos de Graduação no âmbito da UFSCar, em conformidade com o estabelecido pelo Estatuto e Regimento Geral da UFSCar (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016a).

No que tange ao processo que é objeto de pesquisa desse estudo, o artigo 4° traz informações importantes que devem ser consideradas. Em seu parágrafo 3° é determinado que para os cursos que prevejam determinada habilitação, essa informação deve necessariamente ser registrada nos históricos e diplomas dos respectivos egressos. Já o parágrafo 4° do mesmo artigo estabelece que é vedado o registro de ênfase ou linha de formação no diploma dos cursos que prevejam esse tipo formação (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016a).

Em suma, o artigo 4° determina que os cursos com ênfases previstas em seus PPCs não podem ter essa informação em seus diplomas. Para os cursos com habilitações previstas em seus PPCs ocorre o oposto, ou seja, para esses cursos é obrigatório o registro da informação em seus diplomas.

O Capítulo XI do Regimento apresenta as normas para a Colação de Grau da graduação na UFSCar. Ainda que seja um capítulo sucinto, os artigos 217 e 218 definem atos importantes para esse processo.

No artigo 217 é estabelecido que a “Colação de grau é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público, de caráter obrigatório e deve seguir o regulamento da instituição” (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016a). No texto do

artigo destaca-se a definição da obrigação do estudante comparecer à colação de grau, pois antes da aprovação do Regimento, o dever de participar da cerimônia era questionado pelos estudantes, por falta de documento oficial que determinasse a obrigatoriedade da participação ou dispensa do ato.

Do artigo 218, ressalta-se o caput do artigo que menciona sobre o estudante ter a obrigação de cumprir integralmente todas as exigências previstas no PPC do curso em que se encontra inscrito para ter a sua colação de grau agendada pela ProGrad (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016a). O texto vai ao encontro ao especificado na subseção 2.3.2 que apresenta os requisitos para colação de grau, de acordo com a legislação federal.

O mesmo artigo traz outras informações importantes aos estudantes. Em seu parágrafo 1°, o artigo 218 define que “o estudante que não comparecer à cerimônia de colação de grau, não fará jus à expedição do seu diploma até participar de uma cerimônia posterior” (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016a). No parágrafo 2° fica definido que somente os estudantes que integralizaram a carga horária do curso poderão participar da cerimônia, reforçando o especificado no caput do artigo 218 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016a). Essa informação teve que ser reforçada no regimento, pois antes da aprovação do mesmo, era permitido pela gestão, como uma espécie de tradição na UFSCar, que estudantes participassem da cerimônia, mesmo sem ter integralizado a carga horária do curso, somente com o objetivo de compartilhar o momento com a mesma turma de ingresso e exposição para fotografias.

A Seção I do Capítulo XII do Regimento apresenta as normas para o diploma de conclusão de curso da UFSCar. Ficou reservado apenas um artigo para o tema, o artigo 220. Nele é especificado que

O Diploma de Conclusão é o documento final expedido ao estudante após a colação de grau em um determinado curso, conferindo-lhe o título específico desse tipo de curso. § 1°. O prazo para expedição do diploma pela ProGrad é de até 120 (cento e vinte) dias após a data de colação de grau. § 2°. No caso dos cursos com habilitação(ções), estas poderão ser apostiladas como registro oficial suplementar aposto ao Diploma de Graduação (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016a).

O prazo de expedição definido pelo Regimento convergiu com o definido pela Portaria 1.095/2018 que define 60 dias para a emissão, após a colação de grau e 60

dias para registro, a contatos a partir da data de emissão, conforme visto no subseção 2.3.2.

Vale destacar que de acordo com comunicado da ProGrad enviado por e-mail da comunicação oficial da UFSCar, foi instituída uma comissão pelo CoG para realizar uma revisão do Regimento Geral dos Cursos de Graduação da UFSCar. Essa comissão convidou a comunidade acadêmica para apresentar suas contribuições, até 05 de outubro de 2019, com o objetivo de promover acertos em pontos em que o Regimento é omisso ou merece correção, ou seja, com ajustes em procedimentos já regulamentados pelo documento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2019d).

Importante mencionar a Resolução ConsUni 861/2016 que altera a Resolução ConsUni 780/2014 que dispõe sobre o uso de nome social de travestis e transexuais nos registros funcionais e nos registros acadêmicos no âmbito da UFSCar. De acordo com o artigo 1° dessa Resolução, fica assegurado, aos servidores e estudantes travestis e transexuais, o direito ao uso do nome social em seus documentos, registros e atos, no âmbito da UFSCar (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016b). Essa Resolução considera o Decreto 8.727, visto na subseção 2.3.3.

O inciso VII do parágrafo único do artigo 3° da Resolução ConsUni 861/2016 aponta que será assegurado o uso exclusivo do nome social em solenidades de colação de grau e entrega de certificados e o artigo 6°, da mesma norma, estabelece que deve constar nos documentos oficiais expedidos pela UFSCar, tais como certidões, declarações, atestados, históricos escolares, certificados, atas de colação de grau e diplomas, o nome social da pessoa travesti ou transexual, com igual ou maior destaque, acompanhado do nome civil (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2016b).