• Nenhum resultado encontrado

O valor líquido da cifra de negócios (receitas) no período de abril a junho, foi de 1.828 milhões de euros, um incremento de 10,6% em moeda local comparado com o mesmo período do ano anterior.

RESULTADOS POR UNIDADES DE NEGÓCIO

Telefónica O2 Europa

Para os 6 meses até junho de 2007, as receitas foram de 3.587 milhões de euros, um incremento de 32% em moeda local ano-a-ano comparado com o período de 5 meses até 30 de junho de 2006. Em termos comparáveis, o crescimento foi de 10,4%. As receitas de serviços do segundo trimestre do exercício foram de 1.689 milhões de euros, o que significa um aumento de 11,4% em moeda local em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo forte e continuado crescimento da base de clientes e do ARPU.

O resultado operacional antes das amortizações (OIBDA) do segundo trimestre foi de 468 milhões de euros, um aumento de 5,1% em moeda local comparado com o mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre o OIBDA totalizou 890 milhões de euros, um incremento de 18,6% em moeda local comparado com o período de 5 meses até junho de 2006. Em termos comparáveis, o OIBDA permaneceu estável. O OIBDA do segundo trimestre incluiu despesas de reestruturação de 14,8 milhões de euros relativos principalmente à reestruturação organizacional das equipes de marketing e vendas. Excluindo esse efeito, o crescimento em moeda local seria de 8,4% no segundo trimestre. Conforme esperado, isso reverte a tendência observada no primeiro trimestre quando, em termos comparáveis, o OIBDA reduziu-se em 4,6%.

A margem OIBDA do segundo trimestre foi de 25,6%, comparado com 26,9% no mesmo trimestre de 2006 e 24,0% no trimestre anterior. Excluindo os efeitos da reestruturação, a margem teria sido 26,4%. A margem OIBDA para o primeiro semestre foi de 24,8%, enquanto que excluindo os efeitos da reestruturação a mesma seria 25,2%.

O trimestre novamente enfrentou intensa competição no mercado, porém o negócio continuou a desempenhar bem. Devido à crescente maturidade do mercado britânico, assim como a prioridade de retenção de clientes, o número de altas do período esteve em média 10% inferior à apresentada no mesmo período em 2006. Durante o trimestre produziu-se um total de 34.000 altas líquidas, que situaram a base de clientes em 17,8 milhões, 5,8% acima que na mesma data do ano anterior (excluída a base de clientes da Tesco Mobile, que registrava 1,4 milhões de clientes no começo do ano). Cerca de 60% das altas do trimestre se realizaram através dos canais próprios de distribuição da O2 RU.

Durante o trimestre o ganho líquido de clientes pós-pago foi de 76.000 e, ao final do período, os clientes pós-pagos representavam 35,8% da base total, em comparação com os 34,9% da mesma data do ano anterior. O ARPU mensal de pós-pago do trimestre, situado em 63,9 euros, aumentou 2,4% em moeda local com relação ao trimestre anterior, devido a um aumento na utilização (MoU), e aumentou de 0,6% comparado ao segundo trimestre do ano passado. O churn mensal de clientes pós-pagos caiu para 1,8% no trimestre, comparado a 2,0% no segundo trimestre do ano anterior. O número de clientes pré-pagos diminuiu em 42.000 durante o trimestre, refletindo as migrações de pré para pós-pago, juntamente com os efeitos de um mercado altamente penetrado, sejam esses clientes que se desconectaram ou de baixo valor. O ARPU mensal pré-pago do trimestre, situado em 18,2 euros, foi 4,0% superior em moeda local do que no segundo trimestre do ano anterior e 8,4% superior em moeda local ao primeiro trimestre, refletindo a retenção dos clientes de maior valor. Como conseqüência, o ARPU mensal médio do trimestre da O2 RU de 34,5 euros foi 4,9% superior ao do primeiro trimestre de 2007 em moeda local e 2,8% superior ao do mesmo período do ano passado, refletindo o crescente peso dos clientes pós-pago na base, e o continuado crescimento do ARPU de dados, compensando o decréscimo do ARPU de voz.

O MoU mensal do trimestre aumentou 11,7% no comparativo ano-a-ano atingindo 189 minutos/mês, impulsionado por promoções como “Long Weekends” e “Favourite Place”.

O ARPU de dados de 11,0 euros foi superior 8,6% em moeda local em relação ao mesmo período de 2006, e 1,0% maior que no trimestre anterior, impulsionado principalmente pelo volume de mensagens de texto, cujo crescimento ano-a-ano foi de 18,7%, assim como pelo crescente uso de serviços não baseados em mensagens SMS.

A unidade de banda larga da O2 RU, Be, continuou seu desenvolvimento, chegando a mais de 770 centrais ao final do trimestre, sendo que sua rede já tem uma cobertura de aproximadamente 50% da população, tendo 31.000 clientes ativos.

RESULTADOS POR UNIDADES DE NEGÓCIO

Telefónica O2 Europa

Resultados janeiro – junho 2007 Telefónica 50

O investimento (Capex) do primeiro trimestre foi de 182 milhões de euros, com contínuos investimentos destinados tanto a incrementar a cobertura da rede 3G quanto para o investimento na rede existente de 2G para assegurar uma alta qualidade do serviço.

A O2 RU fez promoção de diversos produtos e serviços durante o trimestre com o objetivo de adquirir e reter clientes, além de aumentar as receitas. Entre estes se incluem:

• “Favourite Place” (Lugar Preferido): Clientes dos planos pré-pagos “Pay and Go” recebem 500 minutos grátis todos os meses para utilizar a partir de seu “lugar preferido”. Os clientes indicam o código postal de seu lugar preferido e aumentam sua conta em 10 libras esterlinas ou mais por mês para ter 500 minutos grátis para telefones fixos no Reino Unido ou telefones móveis O2;

• Melhorias nos planos de serviço “Best for Business”: desde 27 de abril, os clientes comerciais com pacotes corporativos passaram a ter chamadas grátis para colegas de trabalho ou para qualquer telefone móvel O2 – incluindo familiares e amigos. Essa proposta superior representa um grande valor para os clientes comerciais e diferencia a O2 dos demais operadores de telefonia móvel do segmento de negócios;

• Oferta “Number 1” para os clientes online dos planos pré-pagos “Pay and Go”: 500 minutos grátis extra para qualquer telefone móvel O2 por três meses, sujeito a um aumento de conta de 10 libras esterlinas ou mais por mês;

• Lançamento do BlackBerry Curve 8300: O2 foi o primeiro operador de telefonia móvel a disponibilizar o aparelho para seus clientes.

O2 ALEMANHA

A O2 Alemanha agora inclui em seu âmbito de consolidação a Telefónica Deutschland, e as cifras comparáveis de 2006 foram reformuladas neste sentido. O valor líquido da cifra de negócios

(receitas) do segundo trimestre de 2007 foi de 861 milhões de euros, o que significa uma

diminuição de 2,9% em comparação com o período finalizado em 30 de junho de 2006. No semestre a receita total foi de 1.703 milhões de euros, um aumento de 16,4% comparado com o período de 5 meses até 30 de junho de 2006. Em termos equivalentes de comparação a receita decresceu 2,9%. A Receita do serviço de telefonia móvel para o segundo trimestre de 2007 foi de 727 milhões de euros, 3,8% mais baixas que o mesmo período do ano passado, uma melhora da tendência observada no primeiro trimestre (que observou uma queda de 4,6%), refletindo a contínua fraqueza de ARPU apresentada no mercado alemão e o impacto do corte de 20% nas tarifas de interconexão de novembro de 2006, parcialmente compensados pelo crescimento na base de usuários. O corte na tarifa de interconexão foi responsável por uma redução de mais de 4% da receita do segundo trimeste.

O resultado operacional antes das amortizações (OIBDA) do segundo trimestre de 2007 foi de 98 milhões de euros, o que significa uma queda de 49,8% em comparação ao mesmo período do exercício anterior. No segundo trimestre o OIBDA inclui uma despesa extraordinária de 96,5 milhões de euros, relativos a uma reestruturação organizacional que fortalecerá as unidades comerciais, enquanto que o número de funcionários nas áreas centralizadas e de suporte será reduzido em aproximadamente 700 pessoas. No total a O2 Alemanha reduzirá seu quadro de funcionários de aproximadamente 4.700 para aproximadamente 4.000 empregados. Simultaneamente unidades de negócio e diferentes departamentos serão consolidados de forma a acelerar os processos de tomada de decisão assim como o tempo de chegada ao mercado (time to market) de inovações em produtos. Essa reorganização melhor posicionará o negócio para as oportunidades futuras de crescimento que o mercado alemão apresenta, tanto em telefonia móvel quanto em banda larga. Excluindo esse efeito, o OIBDA teria sido 194 milhões de euros, estável quando comparado com o mesmo período do ano passado. Para o semestre, o OIBDA acumulado foi de 259 milhões de euros, uma queda de 20,4% comparada com o período de 5 meses até 30 de junho de 2006. Em termos comparáveis, a queda foi de 29,1%.

A margem OIBDA do segundo trimestre foi de 11,4%, comparada com 22% do mesmo trimestre do ano passado, e reflete tanto a consolidação da Telefónica Deutschland, como as despesas extraordinárias mencionadas acima (excluindo-se essas despesas, a margem no segundo trimestre

RESULTADOS POR UNIDADES DE NEGÓCIO

Telefónica O2 Europa

teria sido 22,6%). A margem OIBDA no semestre foi de 15,2% e 20,9% excluindo-se as despesas de reestruturação.

Num ambiente muito competitivo, o ganho líquido de clientes no trimestre foi de 374.000 clientes, situando a base de clientes em 11,6 milhões de clientes, 11,8% superior à do mesmo período do ano anterior. A base de clientes da Tchibo Mobile aumentou em 40.000, até alcançar 913.000 ao final do trimestre.

O ganho líquido de clientes pós-pagos da O2 Alemanha no segundo trimestre foi de 191.000, com um ARPU mensal no trimestre de 35,2 euros, 2,7% superior ao apresentado no trimestre anterior e 10,1% inferior ao do mesmo período de 2006. Isto foi devido ao impacto do corte das tarifas de interconexão em novembro de 2006, à sazonalidade do consumo, à crescente competição no mercado alemão e à introdução de novas ofertas para os clientes.

O ganho líquido de clientes pré-pagos foi de 183.000 no segundo trimestre do exercício. O ARPU mensal do trimestre, de 6,7 euros, foi 1,3% inferior à do trimestre anterior e 24,9% inferior em relação ao registrado no mesmo período do exercício anterior devido, adicionalmente aos fatores mencionados acima, à maior penetração no mercado e ao crescimento do número de clientes usando vários cartões SIM. Ao longo do exercício, a companhia lançará novas iniciativas de captação de clientes pré-pagos, tanto sob a marca O2 como através de novas ofertas com terceiros.

O ARPU mensal médio do trimestre alcançou os 20,9 euros, 2,0% superior ao apresentado no trimestre anterior, porém 13,5% inferior ao mesmo período de 2006. Esta tendência reflete o impacto dos cortes das tarifas de interconexão, o rápido crescimento da base de clientes pré-pagos nos últimos 12 meses, que agora representa mais de 50% do total, e um ambiente de mercado cada vez mais competitivo. Os cortes das tarifas de interconexão reduziram o ARPU mensal médio do trimestre em aproximadamente 3 euros.

O MoU mensal médio do trimestre cresceu 3,7% no comparativo ano-a-ano atingindo 133 minutos, impulsionado por novas promoções como a tarifa plana Genion e as tarifas Genion S/M/L. Atualmente, a O2 Alemanha conta com um total de 4,1 milhões de clientes Genion (ou 70% da base de clientes pós-pago), com 62% do ganho líquido de pós-pago tendo optado por uma das tarifas Genion.

O ARPU de dados foi de 5,1 euros, estável quando comparado ao do trimestre anterior e 5,5% inferior à do segundo trimestre de 2006 devido à maior proporção de clientes pré-pagos com menor gasto na base total de clientes, e à tendência de substituição do uso de SMS por voz, em função da introdução de tarifas planas de voz. Com a finalidade de reduzir o desequilíbrio existente entre tarifas de voz e dados, a O2 Alemanha renovou seus pacotes de serviços de dados e SMS durante o segundo trimestre.

A O2 DSL conquistou 34.000 clientes ao final do segundo trimestre, sendo que a Telefónica Deutschland chega a um total de 339.000 linhas desagregadas (Umbundled Local Loop – ULL - lines), em comparação com 40.000 linhas ao final do segundo trimestre do ano passado. O equivalente a pouco mais de 796.000 linhas ADSL foram alcançadas ao final de junho, em comparação com 400.000 ao final de junho do ano passado. O mercado de banda larga cresceu aproximadamente 1,3 milhões de linhas no segundo trimestre, ou aproximadamente 8%, levemente inferior ao primeiro trimestre, devido às greves na Deutsche Telekom. A Telefónica Deutschland obteve aproximadamente 13% das adições líquidas no segundo trimestre. A rede ULL agora inclui mais de 1.850 MDF’s, dando uma cobertura para aproximadamente 50% da população. O investimento (Capex) do trimestre foi de 203 milhões de euros, tendo realizado investimentos tanto na rede 3G como na rede 2G.

A O2 Alemanha lançou diversos novos produtos e serviços durante o trimestre. Entre estes se incluem:

• A tarifa plana “Family & Office” (Família e Escritório) para o O2 DSL: Chamadas feitas a partir de uma linha fixa DSL para até 5 números de telefone móvel são gratuitas. Além disso, a O2 também reduziu em 10 euros a tarifa básica de todas as três tarifas de DSL (S/M/L).

• Os novos “O2 Surf Card” e “O2 Surf Box Mini”: Ambos oferecem aos clientes acesso remoto à internet de maneira fácil e rápida. O “O2 Surf Card” é focado nos clientes do segmento de

RESULTADOS POR UNIDADES DE NEGÓCIO

Telefónica O2 Europa

Resultados janeiro – junho 2007 Telefónica 52

negócios que necessitam acessar as redes de suas companhias e oferece velocidades de até 3.6Mpbs. O “O2 Surf Box Mini” é focado em clientes individuais.

• Música móvel sem-parar (“Mobile Music non-stop”): em julho, foi lançado o “MTV-Music-Pack from O2” (Pacote de Músicas MTV da O2). Com esse serviço os clientes O2 podem baixar para seus telefones móveis os 10 melhores hits todas as semanas, por apenas 5 euros por mês. Usando um aparelho 3G, eles também têm acesso aos mais recentes vídeos do “MTV Modile Channel”. Além disso, assinantes dos “MTV Music-Packs” se beneficiam de um preço de apenas 99 centavos de euros por música para baixá-las da loja de música da O2 (a “O2 Music Shop”). • Oferta especial O2 Genion: clientes que contratam o serviço O2 Genion L tem direito a um

celular high-end por apenas 1 euro.

• O aparelho tri-banda Xda: Trata-se de um aparelho tri-banda GSM/GPRS/EDGE com Bluetooth, Wi-Fi, uma câmera de 2 megapixels e um cartão microSD de 1GB que pesa somente 112g. Esse aparelho possui uma inovadora tela sensível ao toque TouchFLO. Junto com o plano Genion L o aparelho custa ao cliente somente 49,99 euros.

O2 IRLANDA

O valor líquido da cifra de negócios (receita) do segundo trimestre do exercício foi de 249 milhões de euros, o que representa um incremento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita para o semestre foi de 487 milhões de euros, um crescimento de 23,1% comparado com o período de 5 meses até 30 de junho de 2006. Em termos comparáveis o crescimento ano-a-ano foi de 2,8%. A receita do serviço fixa no segundo trimestre foi de 237 milhões de euros, 4,5% superiores às do segundo trimestre do ano anterior, refletindo o crescimento da base de clientes e um aumento no ARPU médio. O corte da tarifa de interconexão reduz as receitas de serviços do segundo trimestre em um pouco menos de 1%.

O resultado operacional antes das amortizações (OIBDA) do segundo trimestre foi de 86 milhões de euros, estável em relação ao mesmo período do ano anterior. O OIBDA inclui uma despesa extraordinária de 2,8 milhões de euros, relativa à reestruturação de vários departamentos dentro do negócio e de custos associados à integração da Diretoria de Varejo nos escritórios da matriz. Excluindo-se essa despesa, o OIBDA teria crescido 3,5%. A margem de OIBDA no segundo trimestre foi de 34,5%, e excluindo-se a despesa extraordinária acima mencionada a margem teria sido de 35,6%.

Num mercado competitivo, a O2 Irlanda teve um comportamento positivo em um nível bastante similar ao do segundo trimestre do ano passado. Ao final de junho a base total de clientes era de 1.631 milhões, 2,0% acima que na mesma data do ano anterior.

A O2 Irlanda registrou um ganho líquido de 14.000 clientes pós-pagos durante o trimestre. O ARPU mensal do trimestre, de 83,8 euros, foi 5,0% inferior ao do segundo trimestre de 2006, embora 2,2% superior ao do trimestre anterior.

Devido ao impacto de uma maior atividade da concorrência, a base de clientes pré-pagos diminuiu em 15.000 clientes durante o trimestre. O ARPU mensal de clientes pré-pagos foi de 30,0 euros, com um aumento de 2,0% com relação ao mesmo período de 2006 e de 7,0% em comparação com o trimestre anterior.

O ARPU mensal médio, de 46,7 euros, reduziu-se em 0,4 euros aproximadamente devido ao corte das tarifas de interconexão e foi 1,8% superior ao do mesmo trimestre de 2006 e 5,6% inferior em relação ao trimestre anterior.

O MoU mensal do trimestre aumentou 4,7% no comparativo ano-a-ano, atingindo 249 minutos, principalmente devido à maior proporção de clientes pós-pagos na base.

O ARPU mensal de dados foi de 11,2 euros, 17,5% superior ao do segundo trimestre do ano passado porém, 3,2% inferior ao do primeiro trimestre.

Além disto, a O2 Irlanda lançou uma série de novos planos de precificação e novos serviços durante o trimestre. Entre eles se incluem:

RESULTADOS POR UNIDADES DE NEGÓCIO

Telefónica O2 Europa

• “O2 Friends”: Um importante novo plano de precificação para os clientes do plano de serviço “Speak Easy”. A oferta dá direito a todos os clientes “Speak Easy” a fazer chamadas pagando 1 centavo de euro nos períodos de baixo tráfego e nos fins-de-semana para até três números de sua escolha dentro da rede O2, até 2009. Para isso é necessário que os clientes aumentem sua conta em ao menos 20 euros a cada mês.

• O Xda da Orbit, exclusividade da O2: trata-se de um aparelho celular com tecnologia GPS, Windows Móbile, email, o mais pequeno e mais leve aparelho BlackBerry com um teclado QWERTY. Em junho a companhia também lançou uma ampla campanha de propagandas nacionais chamada “Let’s change the way we work” (Vamos mudar a forma como trabalhamos) desenhada para promover os benefícios que a tecnologia móvel pode trazer para um maior equilíbrio no estilo de vida/trabalho.

• A O2 Irlanda também continuou com os testes de radiodifusão de TV móvel com 350 clientes na região da Grande Dublin usando os aparelhos estado da arte Nokia N92. Os resultados dos testes serão divulgados no próximo trimestre.

No documento Resultados Trimestrais 2007 Janeiro - Junho (páginas 49-54)

Documentos relacionados