• Nenhum resultado encontrado

O relações-públicas como gerenciador do blog

3. BLOG NA INTRANET

3.4 O relações-públicas como gerenciador do blog

As Relações Públicas desempenham um papel importante dentro das organizações, pois fortalecem e aproximam a organização dos seus diversos públicos.

o profissional de relações públicas deve funcionar como agente catalisador dentro da empresa, em presença da administração e dos empregados, procurando ativar e manter a compreensão e a confiança que deve reinar em toda a organização. Cabe a ele estimular e facilitar a comunicação em ambos os sentidos, entre a administração e os empregados, para conseguir um clima de entendimento (ANDRADE8

apud KUNSCH, 2002, p. 122)

No caso do público interno, nos tempos de hoje, exige-se das organizações que tratem seus funcionários de maneira mais realista e transparente.

A qualidade da comunicação interna passa pela disposição da direção em abrir as informações; pela autenticidade, usando-se a verdade como princípio; pelo respeito às diferenças individuais; pela implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidade para mudanças culturais necessárias; pela utilização de

8Conferir ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de relações públicas. 4ª Ed. São Paulo:

novas tecnologias; e por um gerenciamento feito por pessoas especializadas e competentes, que ensejam uma comunicação simétrica de duas mãos em benefício da organização e de seus colaboradores. (KUNSCH, 1997, p. 130)

O blog poderá ser este canal participativo que tanto Margarida Kunsch destaca para a importância de uma boa comunicação interna. Os funcionários, por meio dos comentários que o blog disponibiliza, terão a oportunidade de se manifestar, expressar suas opiniões e de se comunica livremente. Desta maneira todos os membros da organização, conseguirão compartilhar e adquirir conhecimentos, tornando este canal de comunicação construtivo tanto no sentido pessoal quanto profissional.

Assim o relações-públicas é o profissional mais indicado para mediar, por meio do blog, o dialogo entre a organização e funcionários. Pois ele é o responsável por traçar o perfil dos seus colaboradores, seus gostos, características, forma de se comunicarem, por meio de pesquisas e, a partir daí, adotar a linguagem necessária e os temas que condizem com o público com que esta lidando. Desta maneira, o relações-públicas, será o responsável por agilizar o processo comunicativo, promovendo a integração entre os diferentes setores via blog.

As Relações Públicas são o suporte da comunicação, que funciona como uma verdadeira alavanca das campanhas internas. A força das linguagens que ela utiliza é de suam importância para o sucesso dos projetos de mobilização da comunidade e do público interno. Esta linguagem pode influenciar e determinar comportamentos não só dos diversos públicos de uma organização, mas também da própria organização na posição de instituição, do estabelecimento de uma cultura interna unificadora e que possibilite maior integração entre colaboradores e empresa. (RODRIGUES, 2005, p. 97)

A comunicação estabelecida no blog, os assuntos e a forma de lidar com os funcionários, possibilitam que o profissional de Relações Públicas estabeleça uma conexão com o departamento de recursos humanos. Essas duas áreas, RH e RP, poderão desenvolver um ótimo trabalho integrado, sem que uma área interfira na outra.

Por isso, não se pode mais pensar numa comunicação interna fechada e restrita ao universo institucional, mas composta de um conteúdo que leva em conta as interferências do ambiente externo. O setor de relações públicas poderá trabalhar de forma integrada com o departamento de recursos humanos ou de gestão de pessoas, por meio de parcerias e no desenvolvimento de atividades específicas de comunicação interna com os empregados, valendo-se de diversos meios e instrumentos. (KUNSCH, 2002, p. 121)

Não adiantará investir em relações públicas no sentido de fazer com que os trabalhadores se sintam parte da organização se a mesma não tem uma política justa com os funcionários. Eles devem ser entendidos como aquelas pessoas que estão colaborando com a empresa, fazendo o seu trabalho e passando a maior parte do tempo de suas vidas desempenhando seu papel na organização e, por isso, merecem ter o melhores tratamento, salários adequados, participação nos lucros etc. Caso não exista esta conscientização, nenhum canal de comunicação será eficaz, pois os sentimentos dos funcionários estarão em desacordo com aquele que a empresa quer construir. Assim as Relações Públicas e Recursos humanos conseguirão equilibrar o discurso com as ações.

A implantação de um blog interno na empresa acarreta algumas mudanças na comunicação interna, como alterações na forma de os funcionários se relacionarem. Se antes na comunicação entre os funcionários e organização era usada a linguagem formal, com o blog esta situação será alterada, os funcionários terão que se adaptar à nova linguagem que é a informal. Além disso, é preciso fazer com que os funcionários compreendam a importância do blog para si próprios e para isso é necessário orientá-los sobre como funcionará este canal de comunicação, os motivos pelos quais a empresa fez a adoção do blog etc. Estas alterações devem partir de um plano de comunicação. Segundo Renata Lima (2009) quando é implantada uma nova tecnologia, há interferência, de alguma forma, na cultura organizacional das pessoas envolvidas, por isso é necessário que as mesmas sejam preparadas para o novo. Preparar para o novo não se limita a preparação operacional da nova máquina, ou da nova ferramenta, mas informar e explicar a todos os funcionários os motivos que levaram a adoção desta nova tecnologia,

deixar bem claro quais os pontos positivos e os negativos (caso estes existam), além de apontar se existirão alterações no trabalho e no dia-a-dia dos trabalhadores; se sim especificá-los para que não haja dúvidas. Em vista disto, cabe ao relações- públicas, junto com o auxilio, por exemplo, do departamento de recursos humanos, preparar os membros da organização para a entrada da nova tecnologia.