• Nenhum resultado encontrado

3. ARQUEOLOGIA E O COMERCIO DE LOUÇAS NO NORTE DE ALAGOAS

3.1. Pesquisas arqueológicas na região de estudo

3.1.1. O Sítio Patacho

O projeto Delimitação e Prospecção do sítio Patacho foi desenvolvido no antigo entreposto17 comercial do século XIX, no município Porto de Pedras. A

metodologia de campo consistiu em: levantamento histórico e etnohistórico, prospecção visual e de sub-superfície, processamento e análise preliminar do material arqueológico.

Para a delimitação do sítio foram realizadas duzentos e doze sondagens do

tipo poço-teste18, cujas dimensões médias eram 40x40cm de largura e

aproximadamente 70 cm de profundidade. Cada sondagem foi realizada em níveis artificiais de 10cm, respeitando-se as camadas naturais e antrópicas, para se obter um melhor controle do sedimento escavado e da contextualização dos artefatos retirados. Outro meio para delimitação do sítio foi a utilização da unidade de

17Os entrepostos comerciais eram locais onde se depositavam as mercadorias enquanto aguardavam a sua venda, expedição ou pagamento de direitos alfandegários. Em casos especiais os entrepostos dispunham de instalações próprias para o transbordo de mercadorias importadas ou para o seu armazenamento, enquanto aguardavam pela reexportação ou pelo despacho para consumo (GOMES, 2008:64). Como o mercador em diversas regiões do Brasil dispunha de pouco tempo para deitar a mão de todos os produtos, era preciso haver no local uma organização de antemão. De acordo com os registros escritos (FIDELIS, 2007:39) Patacho servia como centro de recepção, desempenhando o papel de intermediário entre as embarcações e os comerciantes locais, além de efetuar os pagamentos entre estes.

18Os poços-teste ocorrem geralmente em intervalos regulares e aleatórios visando obter informações preliminares sobre a estratigrafia (dimensão vertical/ cronológica) e extensão de sítios (dimensão horizontal/ espacial). A escavação dele ocorre em níveis artificiais devido a largura limitada da unidade, porém com o registro em croquis da estratigrafia natural e/ou cultural. O sedimento é sempre peneirado

sondagem19. Para este procedimento foram realizadas cinco intervenções, sendo

duas de dimensões 50x50cm e as três últimas de 100x100cm.

A unidade de sondagem de número 5, realizada próxima a encosta com o oceano, revelou uma lente de argila compactada no perfil estratigráfico da encosta, que se tratava de um piso de habitação. Esta lente foi identificada há 120cm de profundidade em contexto com diversos tipos de artefatos característicos de sítios históricos no Brasil. Também foi encontrado uma grande quantidade de material malacológico, que provavelmente está associado a dieta alimentar dos indivíduos que habitaram aquele local. O piso de ocupação está associado a uma unidade doméstica pertencente a Maria Lúcia, a maior casa do povoado de Patacho, que segundo as informações orais dos moradores pertencia a uma família rica do local. Através dessas intervenções, foram coletadas uma grande quantidade de material arqueológico, com ênfase para os artefatos históricos relacionado ao ambiente doméstico dos quais se destacam: cerâmica vitrificada e de torno, faiança, grés e louças, sendo esta ultima o material de interesse desta pesquisa. As louças do sítio Patacho correspondem a um total de 1259 fragmentos, representação de 23% dos materiais cerâmicos do Sítio Arqueológico. Estes fragmentos estão relacionados a diversos modelos, motivos decorativos e tipos morfológicos.

19 As unidades de sondagens têm por objetivo uma maior compreensão do contexto arqueológico. São realizadas em decorrência de determinados contextos apresentarem características mais significativas para compreensão do sítio arqueológico ou em decorrência das informações obtidas a partir dos poços-testes.

Gráfico. 1 - Material Cerâmico - Sítio Patacho

O comércio desses produtos se tornou comum através do entreposto comercial de Patacho que ganhou importância para o abastecimento da região norte de Alagoas, em decorrência do assoreamento do Rio Manguaba. O assoreamento deste rio pode ter favorecido o desenvolvimento de povoados costeiros como receptores de produtos importados, que realizavam a distribuição para os municípios e povoados vizinhos.

No início do século XX o porto de Patacho já havia se tornado o terceiro porto mais movimentado de Alagoas, recebendo o equivalente a cinco por cento das embarcações que aportavam no território alagoano, sendo superado apenas por Penedo (7,5%) e pelo porto de Jaraguá (77,5%) (BARROS, 1991:49).

No diário de Pernambuco é feita menção, por diversas vezes, ao entreposto comercial localizado em Porto de Pedras. Este porto servia como escala para navios que estavam chegando ou saindo do Porto do Recife, constatação esta que pode ser observada no anúncio abaixo transcrito sobre as notícias marítimas no império:

Notícias Marítimas: Dia 8 – Porto de Pedras, 24 oras, S. Estrela Matutina, M. Joze Manoel Martins, quiop. de caixas. equip 17 em lastro Ferreira & Mansfield – Liverpool, 38 dias, B Ingl Ptinvr, M. Alexandre Maekean, vários gêneros, a Diogo Kockshot. ( DIÁRIO DE PERNAMBUCO, março de 1827)”

56%

1% 19%

23%

1%

Material Cerâmico - Sítio Patacho

Cerâmica de torno Faiança

Material Construtivo Louça

Como a distância geográfica entre o porto de Recife e Porto de Pedras não era grande, pode-se inferir que esses navios aportavam no Patacho para

descarregar produtos em gênero seco e molhado20, aproveitando a proximidade de

rota de maior fluxo para incluir produtos possivelmenteencomendados pelos comerciantes daquela região.

Na atualidade, não existe nenhuma construção relativa ao entreposto comercial do Patacho ou ao povoado localizado em suas imediações. Provavelmente estes foram destruídos pelo avanço do oceano, restando apenas alguns vestígios materiais dispostos nos quase um quilômetro de extensão do sítio arqueológico.

20 A descrição “gênero seco e molhado” é comum na documentação referente aos tipos de produtos importados que chegassem ao Brasil. No gênero secos estavam incluídos as louças.

Figura 01 – Vista panorâmica do sítio Patacho e abaixo o detalhe da estratigrafia apresentando uma concentração de material arqueológico. Fonte: Acervo do NEPA.

Figura. 1 - Vista panorâmica do sítio e abaixo o detalhe da estratigrafia apresentando uma concentração de material arqueológico.