• Nenhum resultado encontrado

O Serviço de Educação e Animação Cultural do MUHNAC

CAPÍTULO III O DESIGN THINKING NO MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA

III.2 O Serviço de Educação e Animação Cultural do MUHNAC

Com o estabelecimento do MUHNAC, as equipas dos serviços educativos dos antigos Museu Nacional de História Natural e do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa tornaram-se apenas uma e a programação educativa passou a englobar as diversas áreas do saber que compunham as outras duas instituições, nomeadamente a Física e Astronomia, Química, Matemática, Geologia (Paleontologia e Mineralogia), Botânica e Zoologia. Cada uma dessas áreas possui um coordenador principal que responde à coordenação geral dos serviços, juntos eles planejam as ofertas educativa e cultural, sendo que com o auxílio de voluntários e monitores externos executam as visitas orientadas, os aniversários, as feiras de ciências, as oficinas e outras atividades.

O SEAC foi estabelecido com a missão de motivar a curiosidade dos jovens para a “compreensão, apreensão do fascínio da ciência e, em particular, da descoberta da natureza, e da necessidade da sua proteção através da iniciação ao método científico e práticas de investigação”20. Elegendo, inicialmente, os públicos escolares como o alvo de suas principais

54 atividades, o SEAC foi organizado de maneira a colaborar com as famílias e as escolas para cumprir suas tarefas, promovendo a descoberta, a experimentação e o aprendizado.

Atualmente, o SEAC executa suas atividades estando norteado pelos seguintes objetivos:

 Desenvolver atividades e eventos para todas as idades para promoção da ciência e conservação dos ecossistemas;

 Promover a formulação de questões sobre o quotidiano e a procura de respostas através do contacto com as coleções ou da exploração nas diversas exposições;

 Promover a aprendizagem ativa no ensino das ciências (Inquiry-Based Science Education), integrando conteúdos transversais: a oferta educativa pretende a investigação no espaço museológico e o trabalho direto com professores. 21

O cumprimento da missão e dos objetivos do SEAC toma forma por meio do desenvolvimento das diferentes atividades que este serviço planeja e executa anualmente. No ano de 2017, pouco mais de trinta mil pessoas22 participaram das programações previstas nas ofertas educativa e cultural.

A oferta educativa para o período 2017/201823 foi elaborada de maneira a não só complementar os programas curriculares das escolas portuguesas, como também enfatizar a aprendizagem ativa sobre questões que permeiam o quotidiano dos alunos, a partir do cruzamento dos diversos conteúdos científicos. Entre visitas livres e/ou orientadas, com duração variável entre uma hora e uma hora e meia, é possível que os grupos escolares percorram as diferentes exposições patentes nos espaços do MUHNAC. Em visitas de uma hora é possível visitar as seguintes exposições: “Mar Mineral”; “Dinossauros que Viveram na Nossa Terra”; “Minerais: identificar, classificar”; “Jóias da Terra: o minério da Panasqueira”; “Jogos Matemáticos Através dos Tempos”; “Sala da Baleia”; “Laboratório Chimico”; “Memória da Politécnica: quatro séculos de educação, ciência e cultura”; “Plantas e Povos”; e “Reis da Europa Selvagem”. Já em visitas de uma hora e meia, é possível ver: “A Aventura na Terra: Um Planeta em Evolução”; “Jardim Botânico Tropical” (diversas temáticas); “Jardim Botânico de Lisboa” (esteve encerrado durante o ano de 2017, reabrindo em meados de 2018); e “Observatório Astronómico da Ajuda” (diversas temáticas).

21 SEAC, “Relatório de atividades 2017”, Lisboa, MUHNAC, p. 3. 22 SEAC, “Relatório de atividades 2017”, Lisboa, MUHNAC.

23 A programação citada corresponde ao calendário de atividades vigente durante a realização da

55 Além das possibilidades de visitas livres ou orientadas citadas acima, a oferta educativa busca explorar o caráter prático da ciência, aproveitando-se das temáticas desenvolvidas nas diferentes exposições patentes no MUHNAC. Isso é feito por meio de um conjunto de cerca de trinta atividades, devidamente adaptadas aos diferentes níveis de escolaridade e com duração que varia de uma a duas horas, intituladas “O mundo em qu’estão” e organizadas de acordo com o quadro a seguir:

Quadro 3.1 – Atividades “O mundo em qu’estão”24

ÁREA CIENTÍFICA ATIVIDADES

Astronomia

- Sessões de Planetário: O Rei Sol e os Planetas; Estrelas e Galáxias; O Céu de Galileu; De Portugal ao Hemisfério Sul; A

Astronomia n’Os Lusíadas - Oficina de Astronomia

Física Física Divertida

Química Química às Cores; Soluções Químicas; A Química de Ontem e de Hoje Matemática

Matemática nas Dobras de Papel; Jogos e Desafios Matemáticos; Matematicar Histórias; Rota das Simetrias; Circo

Matemático no Museu Geologia/ Paleontologia

O Meu Primeiro Caderno de Campo; Fósseis para Todos; Toda a História da

Terra

Geologia/ Mineralogia Minerais e Rochas num Piscar de Olhos; Tesouros do Fundo do Mar Botânica

Plantas aos Bocados; Música no Jardim; Vai Semente, Vai!; Botânicos por um Dia;

Plantas do Mundo; Plantas na Minha Comida?

Zoologia No Reino dos Animais; Grandes Carnívoros da Europa

Fonte: adaptado de “Oferta Educativa 2017/2018”, SEAC/MUHNAC.

A oferta cultural engloba atividades e eventos que promovem a divulgação e a reflexão da ciência junto ao público não escolar. A partir do cruzamento das diferentes áreas científicas exploradas no museu é organizada uma programação anual que engloba: “Fim de Semana no Museu”; “Festas de Aniversário”; “Teatro no Museu”; “Férias no Museu”; eventos em dias comemorativos; conferências e seminários; workshops temáticos; e cursos de formação.

24 Além das atividades citadas, o SEAC, em parceria com o Museu da Água e com a Associação

CerCiência, desenvolve outras atividades que complementam tanto a agenda educativa quanto a cultural.

56 Além das ofertas educativa e cultural o SEAC está empenhado no desenvolvimento de projetos a nível nacional e europeu, como é o caso do “Big Picnic, Big Questions”, “Learn to Engage” e “Noite Europeia dos Investigadores”.

O contato do SEAC com os diferentes públicos do museu conta com o auxílio da constante articulação que este serviço estabelece com o Serviço de Comunicação e Imagem, também gerido pela coordenação geral do SEAC, e com o Serviço de Exposições. Esse contato permite a otimização da comunicação com o público e a renovação das ações propostas25.

No tópico a seguir, descrever-se-á de que maneira o planejamento para um exercício de design thinking tomou forma no âmbito da rotina operacional do SEAC.

Documentos relacionados