• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

I) Objetivos da unidade

Com relação aos objetivos da Situação de Aprendizagem 1, são citadas as seguintes competências e habilidades a serem trabalhadas na unidade:

reconhecer a organização de um jornal em seções, inferir sentidos de palavras; relacionar palavras em língua inglesa e suas definições; usar pistas para resolver palavras cruzadas; deduzir uma regra gramatical com base em exemplos e aplicá-la em outras situações (SÃO PAULO, 2009a, p.9)

Em seguida, de uma maneira um pouco mais direcionada, cada uma das atividades da Situação apresenta os objetivos a serem atingidos. A atividade inicial leva à sensibilização para o estudo a respeito do jornal – que será estudado ao longo dos próximos três bimestres do ano –, por meio de uma discussão sobre a maneira como os alunos obtêm informação a respeito do que acontece no mundo.

A atividade 1 pretende levar os alunos ao reconhecimento da organização das seções de um jornal em língua portuguesa e à inferência de sentidos de palavras em língua inglesa de modo que os alunos possam determinar a que seções as palavras da atividade (dispostas dentro de uma figura de uma árvore) correspondem no jornal em língua portuguesa.

1. Newspapers – online or printed – are organized in different sections. Below you have the names, in English, of some of these sections. Get together in groups, leaf through a local printed newspaper (written in Portuguese) and see if you can find it in the corresponding sections. Then answer: Are there any other sections in the newspaper you analyzed whose names are not in this list?

(SÃO PAULO, 2009a, p.14)

O objetivo da próxima atividade – o de “relacionar conteúdos às suas respectivas seções em um jornal; fazer inferências apoiadas em palavras cognatas” (SÃO PAULO, 2009a, p.11) – é proposto por meio da seguinte atividade:

2. Now decide which newspaper section listed in Activity 1 you should read in order to find:

a) the main news articles in a newspaper b) market and economic trends

c) the newspaper opinion on a recent debate d) readers’ opinions on a recent debate e) cars for sale

f) house/apartments to let or for sale g) job offers

[…] (SÃO PAULO, 2009a, p.15)

A atividade sugerida leva, de fato, à inferência de palavras cognatas. Entretanto, essa é uma constatação que se dá apenas em função da tradução que os alunos são levados a fazer dos assuntos mencionados na atividade sugeridos

como possíveis tópicos a serem noticiados em um jornal. Já o objetivo de relacionar os assuntos às seções em um jornal pode até mesmo ser feito, pois as frases sugeridas são bastante típicas de determinadas seções – a letra d (‘readers’ opinions on a recent debate’), por exemplo, estará na seção de cartas do leitor; ‘cars for sale’ (letra e) na seção de classificados de automóveis e assim por diante. Contudo, as situações dadas na atividade não estão contextualizadas. São apenas suposições. Para que os alunos se tornassem aptos a relacionar conteúdos às respectivas seções de um jornal, creio que seria mais eficaz pedir que os alunos lessem diversos textos extraídos de jornais para então sugerirem a que seção pertencem.

Os objetivos da terceira atividade – “relacionar definições às palavras ligadas ao tema (jornal e jargão jornalístico); usar pistas para resolver palavras cruzadas” (SÃO PAULO, 2009a, p.11) – também parecem não ser atingidos por completo, pois as estratégias que serão utilizadas pelos alunos, provavelmente, serão as de buscar semelhanças entre o inglês e o português e de contagem do número de letras das palavras e o(s) possível(is) espaço(s) onde as palavras podem ser colocadas

3. For a newspaper to be released everyday there is a considerable amount of work that has to be done by several professionals and these professionals use specific terms to refer to what they do. Read the definitions and choose the words from the list to solve the crosswords puzzle.31

Across

1. The person who/that32 is in charge of the content of the newspaper.

2. Something which/that is written at the beginning of an article to hold the reader’s attention.

3. An explanation of a picture or illustration which/that is usually placed under it.

4. A news story which/that no other paper has published yet. 5. The title of an article set in large, bold type.

6. The time when an article is due. […]

(SÃO PAULO, 2009a, p.11, p.16)

Essa é uma atividade de palavras cruzadas nas quais são dadas definições de palavras típicas do jargão jornalístico e que não são familiares aos alunos. Não são palavras utilizadas ao longo do Caderno e, novamente, são apresentadas de modo isolado.

31 Palavras dadas para que o aluno complete as palavras cruzadas: article, byline, caption, deadline,

editor, headline, hook, lead, op-ed, cropped, reporter, scoop.

O que mais chama a atenção nessa atividade são os destaques para as palavras “which”, “that”, “who", “when” e “where” nas definições apresentadas. Os destaques estão relacionados aos objetivos das atividades 4 e de expansão. As mesmas definições usadas nas palavras cruzadas para a apresentação de vocabulário são usadas para a dedução das regras de usos dos pronomes relativos. A atividade de expansão sugerida pede que o professor coloque na lousa o seguinte:

Match the columns to figure out how we use relative pronouns:

(a) WHEN ( ) a person

(b) WHICH (or THAT) ( ) a place

(c) WHO (or THAT) ( ) a happening or a thing

(d) WHERE ( ) time

(SÃO PAULO, 2009a, p.12)

Após a dedução do uso dos pronomes, sugere-se uma atividade na qual se pretende “aplicar regras gramaticais em situações de uso33 relacionadas ao tema”

(SÃO PAULO, 2009a, p.13).

4. Put in who/that, where, when or which/that to complete the following definitions:

a) An anchor is a person ______ presents TV news programs. b) A newsstand is the place _____ you can buy newspapers.

c) The weather forecast is the newspaper content _____ you read to know if it will rain.

d) Early morning is the time ____ newspapers are distributed. (SÃO PAULO, 2009a, p.17)

As frases da atividade se limitam a exemplos de sentenças nas quais a aplicação de uma regra gramatical é aplicada sistematicamente. Ao contrário do que pretende o objetivo, a regra gramatical é praticada de maneira mais sistemática e mecânica, e não em situações de uso da língua, conforme expresso nos objetivos da atividade.

Documentos relacionados