• Nenhum resultado encontrado

Os objetivos da presente dissertação são:

Primeiro: Fazer um levantamento dos dados de empregabilidade e valor adicionado de todos os tipos de indústrias do Estado de São Paulo e em seguida da região Administrativa de Barretos.

Segundo: Fazer um levantamento sobre as técnicas necessárias as atividades laboratoriais das indústrias de maior importância socioeconômica na região administrativa de Barretos.

Terceiro: Analisar como as componentes curriculares do atual curso técnico em química do Centro Paula Souza se relaciona às técnicas laboratoriais necessárias nas indústrias analisadas.

Quarto: Realizar entrevistas com responsáveis técnicos de algumas indústrias visitadas.

4 - METODOLOGIAS

Para um levantamento dos dados de empregabilidade e valor adicionado de todos os tipos de indústrias do Estado de São Paulo e em seguida da região Administrativa de Barretos, foi feito uma pesquisa no site da Fundação SEADE.

Para um levantamento sobre as técnicas necessárias as atividades laboratoriais das indústrias de maior importância socioeconômica na região administrativa de Barretos, foram feitas visitas técnicas nos laboratórios juntamente com pesquisa na literatura especializada.

Para analisar como as componentes curriculares do atual curso técnico em química do Centro Paula Souza se relacionam às técnicas laboratoriais necessárias nas indústrias analisadas, foi feito uma comparação entre as técnicas utilizadas e as bases tecnológicas das atuais componentes curriculares descritas no plano de curso do técnico em química (vide anexo).

Por fim, para o levantamento dos dados empíricos qualitativos deste estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de 4 empresas da região administrativa de Barretos, com o intuito de clarificar qual é o perfil do trabalhador Técnico em Química requerido por estas agroindústrias.

A entrevista semiestruturada tem como característica um roteiro com perguntas abertas e é indicada para estudar um fenômeno com uma população específica (no caso, responsáveis técnicos de laboratórios de análises dos produtos da agroindústria em questão), havendo flexibilidade na sequência da apresentação das perguntas ao entrevistado.

A pesquisa qualitativa40 envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no

contato direto do pesquisador com a situação estudada, neste caso, se enfatizou mais o processo (fazer todas as perguntas) do que o produto (como estas seriam respondidas) e se preocupou em retratar a perspectiva dos participantes em relação ao técnico em química contratado.

A pesquisa junto ao setor produtivo tinha 4 objetivos principais, que serão esclarecidos de forma mais sucinta nos resultados e discussões, sendo basicamente:

1º - Visualizar a atual situação dos laboratórios analisados da região Administrativa de Barretos, isto é, sua importância dentro do processo produtivo;

2º - Buscar esclarecimentos sobre a atual situação dos técnicos contratados dos laboratórios analisados da região Administrativa de Barretos;

3º - Apontar relações entre as componentes curriculares e perfil técnico dos laboratórios analisados;

4º - Questionar sobre os futuros possíveis para profissionais de nível técnico dentro destas agroindústrias.

As entrevistas foram realizadas através de questões preestabelecidas pelo pesquisador, juntamente com o seu orientador (vide anexo), sem, entretanto constituírem um roteiro rígido durante o diálogo pesquisador–entrevistados.

No decorrer das entrevistas, o pesquisador dialogou de forma aberta com os entrevistados, sem deixar de lado o roteiro norteador da mesma. As interferências nas exposições dos entrevistados ocorriam somente no sentido de esclarecer suas dúvidas a respeito de alguma questão.

As entrevistas não foram gravadas, por motivos profissionais, segundo os entrevistados. As respostas e comentários fornecidos foram anotados durante as entrevistas.

Segundo Lüdke41, a gravação tem a vantagem de registrar todas as expressões orais, imediatamente, deixando o entrevistador livre para prestar toda a sua atenção ao entrevistado. Por outro lado, ela só registra as expressões orais, os gestos, as mudanças de postura e pode representar para alguns entrevistados um fator constrangedor. Nenhum dos entrevistados se sentiu à vontade e naturais para terem sua fala gravada.

As entrevistas foram marcadas por telefone ou por e-mail através do setor de Recursos Humanos das empresas selecionadas.

Solicitou-se que as entrevistas ocorressem com pessoas ligadas diretamente aos laboratórios de Controle de Qualidade, por serem teoricamente a principal área de atuação do técnico em química.

Todos os entrevistados foram informados sobre as características do ensino técnico do atual curso de química do Centro Paula Souza, visto que todos tinham pouco conhecimento sobre esta forma de ensino.

As entrevistas duraram em torno de 80 minutos cada.

Foram selecionadas 4 agroindústrias (tabela 4.1), sendo os seguintes critérios para seleção das empresas:

Agroindústrias de porte pequeno, médio e grande (já que este tipo de indústria predomina na região em análise), onde a maioria dos métodos de análises laboratoriais, pelas características do processo e produto, baseia-se em análises químicas convencionais (métodos manuais, não instrumentais) que exigem elevado grau de responsabilidade e consciência crítica da sua importância por parte do executor, mas também existindo métodos instrumentais.

As agroindústrias analisadas foram: .

TABELA 4.1 - Relação das agroindústrias analisadas Agroindústria A - laticínio (pequeno porte)

Entrevistado: Supervisor do Controle de Qualidade Agroindústria B - Óleo de Soja (médio porte)

Entrevistado: Gerente Industrial e Chefe de Garantia de Qualidade. Agroindústria C – Usina de Açúcar e Álcool (grande porte)

Entrevistado: Chefe do Laboratório Químico Agroindústria D – Frigorífico (grande porte)

Entrevistado: Supervisor do Controle de Qualidade

Foram feitas no total, 9 perguntas para cada entrevistado (vide anexo), sendo que para análise dos dados, os questionários foram analisados qualitativamente, sendo as respostas selecionadas através de leituras sucessivas, discutidas e

agrupadas por palavras similares e deste modo, as categorias criadas (dentro dos 5 objetivos) possibilitaram criação de gráficos.