• Nenhum resultado encontrado

 Apresentar propostas de atividade física para idoso;

 Identificar benefícios oriundos da prática de atividade física pelo idoso;

 Reconhecer fatores que contribuem para a saúde do idoso na pratica de atividade física.

32

4 METODOLOGIA

O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura narrativa, realizada por meio de um levantamento bibliográfico, a partir de bancos e bases de dados disponíveis na internet, a exemplo do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), além de livros relacionados, que abordem temas relacionados a “importância e exemplos de atividade física para o idoso”.

Os Descritores em Ciências da Saúde (DECS) utilizados para esta pesquisa foram: “atividade física”, “saúde” e “idoso”, apresentados nos idiomas inglês e português. A busca por artigos ocorreu no período de dezembro de 2017 a julho de 2018 que foram identificados e avaliados pela estratégia de busca.

No que tange as descrições das propostas de atividades, essas foram elaboradas a partir da avaliação dos autores em toda bibliografia com certas adaptações e baseado em todo aprendizado durante o curso de Educação Física. Já as ilustrações, foram originais e elaboradas a partir da imaginação e criatividade baseada nas descrições das atividades.

33

5 CONCLUSÃO

Durante a pesquisa bibliográfica percebeu-se a importância e a necessidade de propor atividades físicas não apenas para os idosos, mas também em todas as fases da vida. O acompanhamento de um profissional de Educação Física é de extrema importância para se ter uma orientação adequada, assim como intervir de uma forma educativa. Essa educação refere-se a reeducar indivíduos para a prática de hábitos saudáveis e que proporcionem a participação em atividades físicas regulares, pois o idoso saudável e ativo sente-se melhor e mais autônomo diante da sua vida e em sociedade.

As atividades físicas recreativas e adaptadas possibilitam um maior número de adeptos e garante uma maior adesão por se tratar de atividades adequadas a essa faixa etária, ajudando tanto no seu lado físico quanto social.

Com melhores hábitos e com práticas regulares de atividades físicas, o idoso terá uma vida com mais qualidade e vivenciará da melhor maneira possível a sua melhor idade.

34

REFERÊNCIAS

ANDREOTTI, R. A; OKUMA S. S. Validação de uma bateria de testes de atividades da vida diária para idosos fisicamente independentes. Revista paulista Educação

Física, São Paulo, v.13, p. 46-66, 1999.

ARAÚJO, Denise Sardinha M. ARAÚJO, Claudio G. Soares. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos, Revista Brasileira de Medicina

do Esporte, Niterói, v. 6, n. 5, p. 194-201, 2000.

BRASIL. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Diário oficial da União, v. 1, 2006.

BRASIL. Portaria Nº 702/SAS/MS, de 12 de abril de 2012. Dispõe sobre a criação de mecanismos para a organização e implantação de Redes Estaduais de

Assistência à Saúde do Idoso. Brasília: MS, 2012.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASILEIRO, Maria Dilma Simões et al. Do diagnóstico à ação: uma proposta de lazer ativo e envelhecimento. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, João Pessoa, v. 16, n. 3, p. 271-274, 2011.

ESTIMATIVA, I. N. C. A. incidência de câncer no Brasil. Rio de janeiro: INCA, 2014.

FELIX, Jorge mar Soares. Economia da Longevidade: uma revisão da bibliografia brasileira sobre o envelhecimento populacional. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ECONOMIA DA SAÚDE, 8., 2007., [s.l.], Anais... Abres, 2007. Disponível em: <

http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_artigos/45.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018.

FONTES, Rhayda Melissa Souza; LUCCA, Iula Lamounier. Importância de um evento recreativo para idosos institucionalizados. Revista Ciência em Extensão, Inputinga-MG, v. 13, n. 2, p. 60-70, , 2017.

GEIS, PILAR PONTES. Atividade Física e Saúde na Terceira Idade: Teoria e

Prática. 5.ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003.

GEIS, PILAR PONTES; CARROGGIO RUBÍ, Maika. Terceira idade: atividades criativas e recursos práticos.,4.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

GUEDES, Dartagnan Pinto et al. Aptidão física relacionada à saúde de

escolares&58; programa fitnessgram. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Londrina, v. 18, n. 2, p. 72-76, 2012.

35 GUIMARÃES, Andréa Carmen et al. Atividades grupais com idosos

institucionalizados: exercícios físicos funcionais e lúdicos em ação

transdisciplinar. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 11, p. 443-452, MG, 2016.

HALLAL, PEDRO CURI; KNUTH, ALAN GOULARTE. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, Pelotas, v. 15, p. 3035-3042, 2010.

IBGE. Sistema IBGE de recuperação automática: SIDRA. In: _______. Pesquisa

nascional por bancos de dados, Práticas de esporte e atividade física. Rio de

Janeiro, IBGE, 2015. Disponível em:

<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100364.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2018.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra em domicílios (PNAD). Sintese de indicadores 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv45767.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2018.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Cooperação

brasileira para o desenvolvimento internacional: 2010. Brasília : Ipea : ABC,

2013. Disponível em: <

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/160825_relatorio_cobradi_2010_p ortugues.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2018.

MACIEL, Marcos Gonçalves, Atividade física e funcionalidade do idoso, Motriz:

Revista de Educação Física, Rio Claro-SP, v. 16, p. 1024, , 2010

MELLO, R.; BAGNARA, I. A importância de atividades físicas recreativas adaptadas para grupos de terceira idade. Revista Digital, Buenos Aires, v.16, n. 150, 2011. MENON, Daiane; DOS SANTOS, Jacqueline Schaurich. Consumo de proteína por praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular. Revista Brasileira

de medicina do esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 8-12, 2012.

MOTA, Jorge et al. Atividade física e qualidade de vida associada à saúde em idosos participantes e não participantes em programas regulares de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 219-225, 2006.

NELSON, Miriam E. et al. Physical activity and public health in older adults:

recommendation from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Med Sci Sports Exerc., Hagerstown-MD, v. 39, n. 8, 2007. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. O papel da atividade física no

36 PEREIRA, João Raimundo Peixoto; OKAMA, Silene Sumire. O perfil dos

ingressantes de um programa de educação física para idosos e os motivos da

adesão inicial. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 319-334, 2009.

PEREIRA, Mayane Carneiro Alves et al. Contribuições da socialização e das políticas públicas para a promoção do envelhecimento saudável: uma revisão de literatura. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 29, n. 1, p. 124- 131, 2016.

POLLOCK, Michael L.; WILMORE, Jack H.; FOX, Samuel M. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. Médica Científica, Rio de Janeiro, v. 2, 1993.

ROGATTO, Gustavo Puggina; GOBBI, Sebastião. Efeitos da atividade física regular sobre parâmetros antropométricos e funcionais de mulheres jovens e

idosas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 63-69, 2001.

SAMULSKI, Dietmar Martin; NOCE, Franco. A importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida: um estudo entre professores, alunos e funcionários da UFMG. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 5-21, 2000.

SIVIERO, C. A.; LEONARDO, N. C.; DOMINGUES, T. M. S. Recreação como

proposta de melhora na auto-estima na terceira idade centro social urbano

Monografia (Graduação em Educação Física)-Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo, 2012.

TEIXEIRA, Tatiane Gomes; DE CASTRO BATISTA, André. Treinamento físico para idosos vulneráveis: uma revisão sobre as estratégias de intervenção. Motriz.

Revista de Educação Física. UNESP, Rio Claro, SP, v. 15, n. 4, p. 964-975, 2009.

VILARTA, Roberto; GUTIERREZ, Gustavo L.; MONTEIRO, Maria I. Qualidade de

Documentos relacionados