• Nenhum resultado encontrado

OBJETO DA CONTRATAÇÃO 1 Do Objeto

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE GESTÃO DA

III. OBJETO DA CONTRATAÇÃO 1 Do Objeto

Selecionar candidatos com formação superior para prestação de serviço como tutores, que atuarão como facilitadores, mediadores e promotores do processo de aprendizagem do referido Curso como uma das estratégias para o projeto de educação permanente para o estado de Alagoas, em especial para a área de assistência farmacêutica.

2. Da Especificação

O serviço de tutoria a ser contratado deve incluir as seguintes atividades:

2.1. Conhecer as ferramentas disponíveis no ambiente virtual e os materiais referentes a cada conteúdo;

2.2. Facilitar aos alunos a compreensão da estrutura e da dinâmica dos módulos; 2.3. Atuar como mediador, motivando os alunos para o uso de ferramentas no ambiente virtual (chat, fórum de discussão, quadro de avisos e notícias);

2.4. Realizar, com pontualidade, as atividades previstas no planejamento da tutoria; 2.5. Propor e coordenar atividades de fóruns e chats, conforme planejamento prévio; 2.6. Registrar, em seus relatórios, as demandas dos profissionais participantes do curso e informar tais observações e questionamentos para a coordenação centralizada;

2.7. Interagir com os conteudistas de referência sobre potenciais dúvidas relacionadas aos conteúdos;

2.8. Orientar e acompanhar os alunos nas atividades propostas, esclarecendo suas dúvidas e respondendo em, no máximo, 24 horas as mensagens eletrônicas recebidas;

2.9. Acompanhar a frequência dos alunos no curso, estimulando aqueles menos participativos a melhorarem seus desempenhos, por meio de e-mail e de outros canais de interação;

2.11. Informar o Grupo Gestor do Curso (GGC), eventuais problemas e dificuldades no desempenho de sua função ou no ambiente do curso;

2.12. Enviar, sempre que solicitado, para a coordenação centralizada e para o consultor regional, relatórios das atividades virtuais, descrevendo o desempenho dos profissionais participantes do curso no ambiente, bem como suas dúvidas e decisões tomadas a respeito do seu processo de tutoria.

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

3. Dos Requisitos

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve:

3.1. Possuir graduação em Curso de Farmácia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e/ou Conselho Estadual de Educação;

3.2. Possuir Pós-Graduação, no mínimo Especialização (Lato Sensu), em Assistência Farmacêutica e/ou na área da Saúde Coletiva/Pública e/ou na área de Gestão Pública para o Sistema Único de Saúde;

3.3. Possuir experiência profissional ou acadêmica (docência, estágio em docência, monitoria, tutoria) na área de Assistência Farmacêutica.

3.4. Ter acesso e habilidade no uso de computadores e ferramentas de tecnologia de informação e comunicação, incluindo recursos de conectividade e interatividade (internet, chats, fóruns e ambientes virtuais de aprendizagem).

3.5. Possuir experiência profissional (mínimo de um ano) relacionada à utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – HÓRUS ou ser capacitado pelo Ministério da Saúde no Ensino à Distância para o Sistema Hórus;

3.6. Ter disponibilidade para se dedicar às atividades de tutoria;

4. Das Vagas

4.1. Prevê-se a contratação de 3 (três) tutores, que ficarão responsáveis pelas atividades de tutoria de no mínimo duas turmas de 160 alunos por mês.

5. Da Vigência e da Remuneração

5.1. A prestação do serviço de tutoria deve ser realizada para o grupo de profissionais de saúde tutorados no período integral de vigência do curso e a remuneração total bruta para esse período por tutor será de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais), sendo o pagamento realizado de acordo com a modalidade de contratação. O COSEMS será o responsável pela retenção dos encargos relacionados ao serviço conforme previsto no Convênio nº08/2012, após apresentação da nota fiscal de serviço prestado pelo CONTRATADO. Caso o tutor seja desligado antes do período integral de vigência do grupo, o pagamento será proporcional ao tempo de execução do serviço.

6. Do Processo Seletivo

6.1. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas classificatórias e eliminatórias: 6.1.1. Primeira Etapa: Análise do Currículo Lattes, enviado em arquivo PDF, conforme descrito no edital.

6.1.2. Segunda Etapa: Desempenho na Plataforma Virtual do Curso que ocorrerá dentro dos classificados para o número de vagas em data a ser definida pelo contratante, porém, no caso desempenho insatisfatório, o candidato será desclassificado, sendo convocado o candidato conforme ordem de classificação da primeira etapa.

6.2. Da Seleção

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

exposto a seguir:

a) Profissional com experiência em gestão da Assistência Farmacêutica e uso do Sistema Hórus;

b) Experiência com docência em gestão da Assistência Farmacêutica; c) Disponibilidade do candidato em participar das atividades planejadas;

d) Acesso e habilidade no uso de computadores e ferramentas de tecnologia de informação e comunicação.

6.2.2. Os candidatos às vagas deverão apresentar no ato da Inscrição conforme descrito no Edital:

a) Currículo Lattes, com comprovação, posterior dos documentos certificadores das informações curriculares;

6.2.3. O candidato selecionado, deve observar o cronograma constante no item 6 deste Edital e apresentar os documentos certificadores das informações curriculares, para contratação, sendo estes:

a) Cópia do documento de identidade, do Cadastro de Pessoa Física, do Título de Eleitor e do Certificado de Reservista, no caso de candidatos do sexo masculino;

b) Cópia autenticada do diploma de graduação em Farmácia ou cópia autenticada da declaração de conclusão em Curso de Farmácia;

c) Cópia do Certificado ou da Declaração de conclusão do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Assistência Farmacêutica e/ou na área da Saúde Coletiva/Pública e/ou na

área de Gestão Pública para o Sistema Único de Saúde;

d) Cópia do contrato de serviço ou declaração do departamento de recursos humanos da Instituição à qual está vinculado, para comprovação da experiência profissional em gestão da Assistência Farmacêutica ou Cópia do contrato de serviço ou declaração do departamento de recursos humanos da Instituição de Ensino Superior, para comprovação da experiência em docência, na gestão da Assistência Farmacêutica.

6.2.4. Os candidatos que não cumprirem os requisitos técnicos mínimos exigidos no desse Edital, bem como aquele que apresentar documentos e/ou informações inconsistentes, as quais não correspondam à verdade, serão automaticamente desclassificados.

6.2.5. Estarão habilitados para participar da avaliação do desempenho na Plataforma Virtual do Curso os candidatos aprovados por ordem de classificação e que preencherem o número necessário para cumprir a proporção prevista de vagas, definida no item 1.5 desse Edital.

6.3. Do Desempenho na Plataforma Virtual Do Curso

6.3.1. Os classificados serão convocados a se submeterem à avaliação do desempenho na Plataforma Virtual do Curso durante a oficina de capacitação.

6.3.2. A avaliação do desempenho será realizada por uma Comissão Examinadora durante a oficina de capacitação, tendo como critérios as habilidades nas ferramentas da

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Plataforma Virtual do Curso e a participação nas atividades propostas.

6.3.3. O desempenho da Plataforma Virtual do Curso e a participação serão avaliados com uma nota de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero), expressa em número inteiro, ao qual poderá ser acrescida a fração de 0,5 (cinco décimos).

7. Da Aprovação e Classificação

7.1. A nota final no processo seletivo será a média aritmética das notas obtidas na Análise Curricular e na avaliação do desempenho na Plataforma Virtual do Curso.

7.2. Serão aprovados os candidatos por ordem de classificação e que preencherem o número necessário para cumprir a proporção prevista de vagas, definida no item 1.5 desse Edital.

7.3. O desempate de candidatos seguirá os critérios definidos abaixo, em ordem decrescente de prioridade:

a) Maior pontuação da prova de titulação acadêmica na área na Análise Curricular; b) Maior pontuação obtida no desempenho na Plataforma Virtual do Curso;

c) Candidato que tiver maior idade.

8. Do Resultado Final

8.1. O resultado final será divulgado na data e local, conforme previsto no Edital no endereço eletrônico www.cosemsal.org.

9. Da Comissão Examinadora

9.1. A Comissão Examinadora da Primeira e Segunda Etapa será composta, por membros indicados pelo COSEMS e DAF/MS.

10. Dos Recursos

Os prazos para interposição de recursos devem obedecer aos critérios previstos neste Edital em data e local conforme item 6 (CRONOGRAMA E RESULTADO)

11. Da Capacitação

11.1. A capacitação na Plataforma Virtual de Aprendizagem e referente ao conteúdo do Curso serão realizadas por meio de oficina em local que será oportunamente definido e divulgado no endereço eletrônico www.cosemsal.org.

11.2. A participação na oficina de capacitação não implicará na contratação do candidato.

12. Disposições Finais

12.1. Os tutores selecionados e aprovados iniciarão, imediatamente, a prestação de serviço de tutoria assim que as atividades do Curso sejam iniciadas.

12.2. Os tutores que não cumprirem o exposto no item 2 (DA ESPECIFICAÇÃO) desse Termo de Referência parte deste Edital poderão, a qualquer momento, ser desligados da função.

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

ordem de classificação.

12.4. Os casos não previstos no que tange à realização deste processo seletivo serão resolvidos pela Comissão Examinadora e COSEMS/AL.

12.5. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do endereço de correio eletrônico: cosemsal@conasems.org.br ou pelos telefones: 082. 3326-5859.

13. Prazo

O prazo de vigência do contrato de trabalho, embora seja por tempo determinado de 12 meses, poderá ser renovado pelo mesmo período e consecutivamente, respeitando-se a data limite para prestação de contas do Convênio nº08/2012.

14. Supervisão e Sigilo

Os trabalhos serão supervisionados pelo COSEMS/AL e pelo Ministério da Saúde, que poderão a qualquer momento ou quando achar necessário, solicitar relatórios adicionais sobre a execução das atividades.

O contratado deverá manter sigilo acerca de seu trabalho, dos documentos e informações a que tenha acesso no cumprimento de suas obrigações. Deverá, ainda, manter uma relação profissional adequada com as autoridades federais, estaduais, municipais, do Distrito Federal e com os técnicos ou pessoas com quem venha a interagir, exercendo suas atividades com zelo e dedicação.

15. Conteúdos Prioritários Para Desenvolvimento Da Tutoria Do Curso EAD.

1. Introdução a Ensino à Distância e ao Curso EAD AF/Hórus; 2. Sistema de Informação em saúde e sua importância; 3. Gestão da Assistência Farmacêutica (Noções Gerais);

3.1- Planejamento no meu ambiente de trabalho e na Assistência Farmacêutica (Noções Gerais);

4. O Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus;

4.1- Boas Práticas de Armazenagem, Distribuição, Transporte e Dispensação de produtos farmacêuticos e insumos para a saúde;

5. Legislação Sanitária e Farmacêutica relacionada a medicamentos e material médico hospitalar;

6. Legislação da Assistência Farmacêutica frente às orientações gerais sobre auditoria e órgãos de controle internos e externos;

7. Noções Básicas de Gestão de Recursos Humanos;

8. Orientações gerais sobre uso de medicamentos para o usuário;

9. Dispensação de Medicamentos e atuação do Farmacêutico na Assistência Farmacêutica frente a organização das Redes Regionais de Atenção à Saúde; 10. Gestão de Processos – Noções Básicas e Legislação no setor público;

11. A Vigilância em Saúde e a Assistência Farmacêutica – Orientações Gerais; 12. Comunicação em Saúde;

Documentos relacionados