• Nenhum resultado encontrado

OBJETO / DEFINIÇÕES E INFORMAÇÕES ESSENCIAIS . OBJETO

No documento RDC PRESENCIAL Nº 17/ (páginas 42-46)

ATOS PREPARATÓRIOS I - justificativa da contratação e da adoção do RDCI

1 OBJETO / DEFINIÇÕES E INFORMAÇÕES ESSENCIAIS . OBJETO

Contratação Integrada de Empresa (s) para a Elaboração de Projeto Básico e Executivo de Engenharia e Execução das Obras de Construção de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – “IP4”, no Município de Belém (Mosqueiro) no Estado do Pará, constantes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e do PPI (Plano Plurianual de Investimentos), pelo Regime Diferenciado de Contratação Integrada – RDCI, em Lote Único, conforme descrição abaixo:

1.2 DEFINIÇÕES E INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

§ Unidade da Federação: Pará.

§ Unidade de Fiscalização: Superintendência Regional do DNIT nos Estados do Pará e Amapá – SR PA/AP.

§ Lote: Único.

o Município: Belém - Local: Mosqueiro

- Corpo Hídrico: Rio Pará/Baia de Marajó

- Código do PNV: 206 (Lei nº 11.518/2007 acrescenta e altera a Lei nº 5.917/1973)

§ Regime de Execução: Contratação integrada.

§ Justificativa de Loteamento: Considerando a proximidade dos locais/cidades a serem contempladas com as Instalações Portuárias e a grande extensão territorial do Estado do Pará, as ações de Projeto e Construção foram distribuídas no respectivo Lote com a finalidade de propiciar a ampla participação de Licitantes. § Sustentabilidade Ambiental: Em se tratando da Resolução COEMA nº 107, de

8/3/2013, onde considera a necessidade de regulamentar os procedimentos, quando for o caso, para a emissão da declaração da dispensa de licenciamento ambiental de obras ou empreendimentos/atividades de baixo potencial poluidor/degradador. Portanto, como essas construções das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – IP4 se enquadra nesta resolução acima expedimos as declarações de Dispensa de Licenciamento Ambiental DLA Nº 1566/2013, no Município de Belém (Mosqueiro).

Observação: Caso haja a necessidade da obtenção as demais licenças, A(s)

Empresa(s) vencedora(s) do certame será(ão) responsável(eis) pela obtenção da Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO, junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA. Também será(ão) responsável(eis) pela regularização da obra perante os Órgãos competentes.

§ Permite Participação de Consórcios: Sim. Será permitido Consórcio de no máximo 2 (duas) Empresas, sendo uma projetista, que será responsável pela elaboração do Projeto Básico e Executivo de Engenharia e, outra executora, que ficará responsável pela Execução das Obras. Justifica-se tal procedimento, pois se tratam de objetos distintos, ou seja, Projeto e Execução das Obras. Com isso, a Administração pretende selecionar, garantindo-se a ampla concorrência, Empresas com real capacidade de execução do conjunto dos serviços, promovendo a escolha da melhor e mais vantajosa proposta. A Empresa líder, necessariamente, será a Empresa responsável pela Execução das Obras.

§ Permite Subcontratação: Sim. Para as atividades que não constituam o escopo principal do objeto, ficam limitados até o limite de 30% do orçamento os serviços passiveis de subcontratação, sem prejuízo das responsabilidades contratuais e legais do contratado.

§ Orçamento Estimado: Sigiloso, conforme o que determina o Art. 6º da Lei nº 12.462/2011 c/c Art. 9º do Decreto nº 7.581/2011. O Orçamento Estimado para as contratações pelo RDC será tornado público apenas após a adjudicação do objeto, sem prejuízo da divulgação no instrumento convocatório das informações necessárias e suficientes para a elaboração das propostas.

§ Referência de Preços: Os preços unitários que deram origem ao valor do orçamento referencial das obras foram extraídos do SICRO 2 – DNIT e SINAPI – CAIXA no mês base de SET./2013 e os preços unitários que deram origem ao valor do orçamento referencial para a elaboração dos Projetos Básico e Executivo de Engenharia foram extraídos da Tabela de Preços de Consultoria do DNIT no mês base de AGO./2013, conforme Instrução de Serviço/DG nº 03, de 07 de março de 2012.

§ Tipo de Licitação (critério de julgamento): Técnica e preço. § Modalidade: Regime Diferenciado de Contratações - RDC.

§ Relação de Índices Contábeis Previstos na Minuta do Edital Padrão do DNIT

(qualificação econômico-financeira): Se aplica. Em atendimento ao §2º do Art. 6º

da Instrução Normativa nº 01/MT, de 04 de outubro de 2007, para os devidos efeitos, declaro que concordo com a utilização desta Relação de Índices Contábeis exigidas para fins de qualificação econômico-financeira.

§ Exclusividade/Benefício ME/EPP (Art. 48, Lei Complementar nº 123/2006): Não Aplicável. A participação de Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte não se enquadra no objeto deste Anteprojeto, em face do valor a ser contratado, e por não se tratar de aquisição de bens e serviços de natureza divisível.

§ Serviço Contínuo: Não se aplica.

§ Indicação da Fonte de Recursos Suficiente para a Contratação: As despesas decorrentes da contratação ocorrerão por conta de recurso alocado no Código Orçamentário, exercício de 2013, específico para a Elaboração de Projeto Básico e Executivo de Engenharia e Execução das Obras de Construção de Instalações

Portuárias Públicas de Pequeno Porte – “IP4”, conforme rubrica de nº 26.784.2073.127G.0269 – Belém (Mosqueiro).

§ Contato do Responsável: Eng.º Renato da Silva Maciel; Endereço Eletrônico: renato.maciel@dnit.gov.br; Telefones: (91) 3250-2605/2618.

2 JUSTIFICATIVA

O Estado do Pará está situado no centro da região norte e é o segundo maior Estado em extensão territorial do País, com 1.247.954,666 km² e densidade demográfica de 6,07 hab./km² (Fonte: IBGE).

Imagem 01: Mapa Multimodal do Estado do Pará.

Os principais rios são: Tapajós, Tocantins, Trombetas, Xingu, Amazonas e outros.

Diante da dificuldade de locomoção, em algumas localidades só é possível o acesso pelos rios, ou não há estradas, ou não estão transitáveis ao longo de todo o ano.

A Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte – “IP4” é destinada às operações portuárias de movimentação de passageiros, de mercadorias, ou ambas, destinados ou provenientes do transporte de navegação interior e apresenta-se como instrumento de desenvolvimento regional e vem a favorecer a movimentação de cargas e passageiros, principalmente em áreas distantes e atendidas pelo sistema de transporte fluvial, com observância das características próprias da operação, das Normas e Regulamentos pertinentes e sempre de forma a satisfazer os requisitos de regularidade, eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, generalidade, pontualidade, conforto, cortesia na prestação dos serviços, modicidade nas tarifas e fretes e preservação do meio ambiente.

O Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 visa aplicar um conjunto de investimentos na Infraestrutura Logística, envolvendo a construção e ampliação de portos e implantação e melhoramentos em hidrovias, que proporcionará a população destes Municípios o atendimento mínimo de eficiência e segurança, pois atualmente as operações portuárias são realizadas de forma precária e/ou improvisada, em decorrência de construções obsoletas e/ou no final da vida útil ou até mesmo a

inexistência de mínima infraestrutura necessária para as operações portuárias existentes.

A adoção da modalidade de licitação pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, instituído pela Lei nº 12.462/2011 e regulamentado pelo Decreto nº 7.581/2011, que estabelece os procedimentos e critérios a ser seguido pela Administração Pública, a fim de que esta possa definir, de modo preciso e satisfatório, as condições da disputa e do Contrato a ser executado, são justificadas pelos seguintes itens significativos: ampliar a eficiência nesta contratação; possibilitar maior competitividade entre os Licitantes; assegurar o tratamento isonômico; e buscar maior simplificação, celeridade, transparência e eficiência nos procedimentos para dispêndio de recursos públicos e a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública através das soluções técnicas com a melhor relação custo/benefício, a serem definidas pela CONTRATADA.

Cabe enfatizar, que a aplicação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC para contratação de Obras e Serviços Técnicos Especializados de Engenharia, constantes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, é autorizada pela Lei nº 12.688/2012 e o DNIT no uso de suas atribuições e competências legais, conforme o que determina o Art. 80, Inciso I e IV do Art. 81 e Inciso IV e V do Art. 82 da Lei nº 10.233, de 05 de junho de 2001:

“Art. 80. Constitui objetivo do DNIT implementar, em sua esfera de atuação, a política formulada para a administração da infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade, e ampliação mediante construção de novas vias e terminais, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos nesta Lei.

Art. 81. A esfera de atuação do DNIT corresponde à infraestrutura do Sistema Federal de Viação, sob a jurisdição do Ministério dos Transportes, constituída de:

I - vias navegáveis;

IV - instalações portuárias;

Art. 82. São atribuições do DNT, em sua esfera de atuação:

IV - administrar, diretamente ou por meio de convênios de delegação ou cooperação, os programas de operação, manutenção, conservação, restauração e reposição de rodovias, ferrovias, vias navegáveis, terminais e instalações portuárias;

V - gerenciar, diretamente ou por meio de convênios de delegação ou cooperação, projetos e obras de construção e ampliação de rodovias, ferrovias, vias navegáveis, terminais e instalações portuárias, decorrentes de investimentos programados pelo Ministério dos Transportes e autorizados pelo Orçamento Geral da União;”

Destarte, a Contratação de Integrada de Empresa (s) para a Elaboração de Projeto Básico e Executivo de Engenharia e Execução das Obras de Construção de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – “IP4”, no Município de Belém (Mosqueiro) no Estado do Pará, não se enquadram nas atividades típicas do Estado insusceptíveis de delegação e não caracterizam terceirização de atividade-fim.

3 DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO, ORÇAMENTO E PREÇO

No documento RDC PRESENCIAL Nº 17/ (páginas 42-46)