• Nenhum resultado encontrado

Celebração de Envio dos Comunicadores 34 PREPARATIVOS

OBSERVAÇÕES PARA ESSE MOMENTO

¾ Todos se levantam nesse momento para acolher a saudação do cele- brante.

Celebrante: Eu, em nome da Igreja aqui reunida, acolho-vos ofi cial-

mente e aceito o vosso pedido com muita alegria e lhe concedo o título de Pastoral da Comunicação desta (paróquia ou diocese).

Acolhamos os Discípulos Missionários da Comunicação da nossa (paróquia ou diocese) com uma salva de palmas. Nesta mesma alegria, professemos juntos nossa Fé.

¾ PROFISSÃO DE FÉ

¾ ORAÇÃO DOS FIEIS

– Pela Imprensa, pão para a inteligência e luz para a alma.

© CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

Nós suplicamos vosso auxilio, Senhor Jesus, para que nossa Imprensa seja autêntica e não se deixe corromper pelo dinheiro e pelo poder. Cantemos.

Ó Senhor, ó Senhor nesse dia, escutai nossa prece.

– Pelo Rádio, que caminha nas asas do vento, e leva a palavra por sobre os telhados.

Suplicamos vossa presença na vida e nas atividades dos nossos ra- dialistas, que dispõem de suas vozes para anunciar, e que sejam sempre anúncios de verdade. Cantemos.

– Pela Televisão, cátedra que se coloca no espaço de nossas casas. Pedimos que ela jamais seja mestra que deforme a consciência ou dê lições de ódio e imoralidade. Cantemos.

– Pela Internet, que encurta as distâncias e aproxima as pessoas. Suplicamos, Senhor, que a vossa presença habite o coração de todos que utilizam a internet para que a usem de forma consciente e para o bem. Cantemos.

– Pelos que morreram comunicando.

Lembramos, Senhor, nesse momento de tantos que foram calados por denunciarem pelos veículos de comunicação as injustiças e a falta de honestidade. Cantemos.

– Pela Pastoral da Comunicação, anunciadora do Caminho, da Ver- dade e da Vida.

Ajudai-nos, Senhor, para que a Pascom, os Ministérios de Comuni- cação, Secretaria e todas as iniciativas de comunicação sejam guias de bons caminhos e ajudem a edifi car o mundo com a verdade e o amor, levando vossa palavra a todos. Cantemos.

Liturgia Eucarística

¾ CANTO DAS OFERENDAS

¾ ORAÇÃO EUCARÍSTICA ¾ CANTO DO SANTO © CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

¾ PAI-NOSSO ¾ ABRAÇO DA PAZ ¾ COMUNHÃO ¾ PÓS-COMUNHÃO Ritos Finais ¾ ORAÇÃO DO COMUNICADOR ¾ BÊNÇÃO FINAL ¾ CANTO FINAL

Hora Santa pela Comunicação PREPARATIVOS

¾ Mesa preparada para receber o Santíssimo Sacramento no Ostensório.

¾ Flores e velas para harmonizar o ambiente.

DIRIGENTE: irmãos e irmãs, neste momento nos reunimos para

rezar e refl etir sobre a Comunicação. É bom estarmos todos juntos, diante do Santíssimo Sacramento neste dia, desejosos de viver uma autêntica co- municação que alcance e evangelize as pessoas.

Iniciemos este momento de oração, contemplação, meditação e ado- ração. Deixemos que todo o nosso ser se coloque diante daquele que tanto nos amou. Que nossa voz expresse nosso amor pelo Senhor Jesus.

¾ CANTO DE EXPOSIÇÃO

¾ SAUDAÇÃO

PADRE: graças e louvores se deem a cada momento. TODOS: ao Santíssimo e diviníssimo sacramento.

PADRE: Jesus amado, Jesus bendito, Jesus adorado, aqui estamos

em oração. Temos tanto a agradecer. Temos tanto a pedir.

© CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

TODOS: é o Rei! À nossa frente está, é feliz quem o adorar. É Jesus, o nosso mestre, e Rei bem aqui, tão perto se deixa encontrar diante do Rei dos reis todo joelho se dobrará.

¾ ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

¾ CANTO DE MEDITAÇÃO

¾ REFLEXÃO DEUS CRIADOR DA COMUNICAÇÃO

DIRIGENTE: criados à imagem e semelhança de Deus, nos comu-

nicamos não por uma exigência, mas por um dom natural; não por uma ordem, mas por uma vocação. No ato da criação, Deus nos constituiu CO- MUNICADORES, dotando-nos de imaginação, talento, inteligência e cria- tividade artística. Portanto, comunicação é dom de Deus, é relação que se estabelece entre o Criador e suas criaturas. Somos chamados a participar da comunicação criativa de Deus. Reconhecendo que foi o Criador que nos chamou à missão de evangelizar pelos meios de comunicação, cantemos:

¾ CANTO DE MEDITAÇÃO

¾ ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

¾ REFLEXÃO JESUS CRISTO O PERFEITO COMUNICADOR

DIRIGENTE: a comunicação na e da Igreja remete ao Deus uno e

trino. O verbo encarnado, em sua comunicação, manifesta a grandeza, a profundidade e a beleza do amor de Deus à humanidade. Cristo se revela como auto comunicação do amor de Deus pelos seres humanos. Jesus é a comunicação por excelência de Deus com todo ser humano. Jesus Cristo cria uma linguagem simples e direta para comunicar o Reino de Deus fa- lando por meio de parábolas. Ele se aproxima da mulher, da criança, do órfão, do pobre, do sofredor, do centurião, com uma atitude acolhedora e aberta. Jesus é a plenitude da comunicação de Deus à humanidade.

¾ CANTO DE MEDITAÇÃO

¾ ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

¾ REFLEXÃO À COMUNICAÇÃO DOM DO ESPÍRITO SANTO

DIRIGENTE: o Espírito é responsável pela revelação de Deus e, ao

mesmo tempo, pelo seu conhecimento e aceitação. Sem o Espírito Santo,

© CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

a comunicação se torna uma confusão como em Babel. É Ele que realiza a unidade em meio à diversidade das línguas. A diversidade não é mais um obstáculo para a comunicação, porque do Espírito advém a unifi cação das línguas em uma só linguagem, a do amor.

¾ CANTO DE MEDITAÇÃO

¾ ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

¾ LEITURA BÍBLICA

¾ ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

¾ CANTO DE MEDITAÇÃO

¾ INTENÇÕES

DIRIGENTE: Senhor, nós queremos agradecer hoje, em especial,

pela Comunicação em nossa (paróquia ou diocese). Queremos renovar nossa disponibilidade para vos servir na evangelização pelos meios de co- municação, buscando estar prontos para dar as razões de nossa esperança a quem nos interpelar. Elevamos a Ti nossas intenções. Sede bondoso e nos ouça Senhor.

TODOS: ó Senhor, ó Senhor, nesse dia, escutai nossa prece. LEITOR(A): rezemos pela Imprensa, pão para a inteligência e luz para a alma.

Nós suplicamos vosso auxílio, Senhor Jesus, para que nossa Impren- sa católica e secular seja autêntica e não se deixe corromper pelo dinheiro e pelo poder. Em especial pelo (dizer o nome do jornal da paróquia ou dioce- se) para que continue a ser uma publicação fi el à realidade e às necessida- des do nosso povo. Cantemos.

LEITOR(A): pelo Rádio, que caminha nas asas do vento e leva a palavra por sobre os telhados.

Suplicamos vossa presença na vida e nas atividades dos nossos ra- dialistas, que dispõem de suas vozes para anunciar, que sejam sempre anúncios de verdade, que eles não sejam corrompidos pelo medo e se man- tenham fi rmes em sua missão. Pedimos em especial pela (dizer o nome da

© CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

rádio da paróquia ou diocese) para que continue sólida e fi rme na evange- lização. Cantemos.

LEITOR(A): pela Televisão, cátedra que se coloca no espaço de nossas casas.

Pedimos que ela jamais seja mestra que deforme a consciência ou dê lições de ódio e imoralidade, e, sim, promova a vida e a igualdade. Que nossa (dizer o nome da tv ou webtv da paróquia ou diocese) consiga todo o recurso necessário para bem desempenhar a sua missão de evangelizar. Cantemos.

LEITOR(A): pela Internet, que encurta as distâncias e aproxima as pessoas.

Suplicamos, Senhor, que a vossa presença habite o coração de todos que utilizam a internet para que a usem de forma consciente e para o bem. Que os nossos portais, blogs, perfi s nas redes sociais digitais sejam sempre um bálsamo de verdade, esperança e fé. Cantemos.

LEITOR(A): pelas pastorais, ministérios, secretarias, grupos e setores de Comunicação, anunciadores do Caminho, da Verdade e da Vida.

Ajudai-nos, Senhor, para que todas as iniciativas de comunicação se- jam guia de bons caminhos e ajudem a edifi car o mundo com a verdade e o amor, levando vossa Palavra a todos. Cantemos.

¾ ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

¾ CANTO DE MEDITAÇÃO

¾ RITO DA BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO

Tão sublime sacramento adoremos neste altar. Pois o Antigo Tes- tamento deu ao Novo o seu lugar. Venha a fé, por suplemento os senti- dos completar.

Ao Eterno Pai, cantemos, e a Jesus, o Salvador: ao Espírito exalte- mos, na Trindade eterno amor; Ao Deus Uno e trino demos a alegria do lou- vor. Amém! © CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

PADRE: do céu lhes destes o Pão (aleluia). TODOS: que contém todo sabor (aleluia).

PADRE: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos dei-

xastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso corpo e do vosso sangue, que possamos colher continua- mente os frutos da vossa redenção. Vós, que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

TODOS: Amém!

¾ BÊNÇÃO DO SANTISSIMO SACRAMENTO

PADRE: Bendito seja Deus.

Bendito seja o seu Santo Nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração. Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.

Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima. Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição. Bendita seja a sua gloriosa Assunção.

Bendita seja o nome de Maria Virgem e Mãe. Bendito seja São José, seu castíssimo esposo. Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

PADRE: Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dê a ela san-

tos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso santo padre, o Papa Francisco, sobre o nosso arcebispo, Dom José Belisá- rio, e sobre o nosso Pároco, sobre todo clero, sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que gover- nem com justiça.

PADRE: dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade com-

pleta. Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este arcebispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particu- lar, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se reco-

© CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

mendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fi éis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.

Documentos relacionados