• Nenhum resultado encontrado

2.4 Oficinas de leitura de memes

2.4.1 Oficina 1

Com essa oficina, o objetivo era desenvolver as habilidades de leitura de memes a partir da significação dos elementos semióticos que compõem esse gênero textual, cuja duração foi três aulas de 50 minutos cada. Para essa oficina, foram selecionados memes referentes ao cotidiano escolar. O que motivou a escolha desse tema foi o fato de que se trata de algo que faz parte do dia a dia dos alunos participantes, o que contribuiu para engajá-los no processo de leitura. Como era o primeiro momento da proposta pedagógica, fez-se necessário partir de um tema que fosse interessante para os participantes.

Assim, foram selecionados 26 memes (anexo 2.2), que abordam o cotidiano escolar dos alunos. Para esta oficina, foram selecionados memes com características diferentes, inclusive em formato de vídeo, visando desenvolver no aluno o entendimento de que os memes podem assumir formas diversas. Partindo do pressuposto de que é necessário, primeiro, realizar o acionamento dos conhecimentos prévios dos alunos para despertar o interesse pela leitura, conforme orienta Leurquin (2014), o professor apresentou dois memes, conforme imagem abaixo, e iniciou a abordagem falando sobre esses textos, seus vários estilos, seu contexto de produção e circulação.

35

Optou-se por fazer a análise dos dados de cada oficina dentro do campo da metodologia porque se tornaria muito extensa a análise, de uma só vez, dos dados de todas as oficinas e também porque, dessa forma, o texto fica mais organizado.

Imagem 18: Sobre memes36

Através desses exemplos, o professor mostrou como é possível reunir, de forma significativa, diferentes linguagens e intertextos para gerar novas informações, mesmo por meio de textos tão curtos.

Feito isso, partiu-se para a leitura dos memes, momento em que os alunos já se encontram com os textos e fazem uma leitura criteriosa, conforme defende Leurquin (2014) quando fala sobre a segunda etapa da proposta de leitura interativa.

Para orientar os alunos na leitura e significação das mensagens, o professor iniciou discutindo sobre o tema escolhido para esta oficina – o comportamento dos alunos em relação à vida estudantil –. Assim, perguntou-se à turma o que é ser um bom aluno. As respostas foram diversificas, como: “tem que fazer os dever”; “deve responder as atividades”; “se

comportar”; “não ir pra direção”; “não filar aula”; “tirar boas notas”; “não brigar com os otros alunos”.

Após essa breve abordagem, o professor entregou o texto 20 dicas para ser um bom aluno (anexo 2.1). Esse texto elenca alguns critérios que devem ser adotados pelos alunos para terem sucesso na vida estudantil. Iniciou-se, em seguida, a análise do texto, levando os alunos a refletirem acerca das orientações colocadas e o verdadeiro comportamento de cada um deles enquanto alunos, tanto dentro quanto fora da escola.

Uma vez que já fora discutido sobre os hábitos que devem ser adotados pelos estudantes para terem bons rendimentos e o comportamento que realmente manifestam em relação à vida estudantil, chegou o momento de iniciar a leitura dos memes. Dessa forma, como fora previamente comunicado à equipe gestora37 (apêndice 1), os alunos levaram para a escola os celulares para acessar os memes que foram compartilhados na rede social – grupo de

WhatsApp criado para dar suporte durante o desenvolvimento desta proposta pedagógica.

36 Acessados em 28 de setembro de 2018.

O WhatsApp possibilita maior interação entre os envolvidos no projeto. Mas houve também a apresentação por meio do aparelho de datashow. A leitura foi feita de forma coletiva, mas conduzida pelo professor que, a cada meme exibido, evidenciava e discutia com os alunos sobre as semioses e intertextos presentes.

Abaixo, destaca-se um dos memes para exemplificar como se deu o processo de leitura nessa oficina.

Imagem 19: meme sobre o cotidiano escolar

Fonte38: Carme P. A. Mocellin

Após exibir esse meme, o professor ouviu as opiniões dos alunos, que conseguiram, sem a interferência do professor, perceber a relação intertextual entre a sala de aula e o mar, composta pela linguagem verbal. Como eles mesmos disseram, os professores passam os conteúdos, os alunos não conseguem aprender e o resultado são as notas baixas. Todavia, a imagem presente no meme não foi levada em consideração, nenhum aluno a mencionou em sua análise. Porém, eles sabiam que se tratava de Alvin do filme Alvin e os Esquilos, mas não conseguiam associar as linguagens verbal e visual para significar a mensagem.

Desse modo, foi necessário o professor explicar o motivo do autor do meme ter colocado essa imagem. Trata-se de um personagem muito travesso, encrenqueiro e irônico,

líder do grupo dos esquilos e que provoca muitas confusões. Por isso, nesse meme, ele é equiparado àqueles alunos destaques nas turmas mais pelo sacarmos e palhaçadas que pelo comprometimento com a aprendizagem e que por isso, as notas são sempre baixas. Constitui- se, então, como uma semiose imprescindível à compreensão da mensagem.

Esse processo de leitura foi adotado em todos os memes selecionados para essa oficina, de modo que os alunos pudessem compreender que a leitura de memes não segue a forma tradicional, mas pressupõe a observação e significação de todas as semioses comunicacionais presentes, explícitas ou implicitamente, independentemente de uma escala de valor entre as linguagens.

Assim, após a leitura de todos os memes, foi aplicada uma atividade, conforme tabela 3,que constava de 6 memes, e pedia que os alunos fizessem a interpretação. Esse momento de reflexão, segundo Leurquin (2014), constitui a terceira etapa da leitura interativa. O objetivo dessa atividade era analisar se os alunos conseguiam significar as semioses e compreender a mensagem veiculada nos memes, conforme havia sido trabalhado no decorrer da oficina. A atividade foi respondida na sala de aula pelos 23 alunos presentes.

Quadro 12: Atividade 1

Meme 139 Questão 1. Por que, no segundo

quadro, o filho está assustado e rezando?

Meme 240 Questão 2. Por que o aluno demonstra

preocupação com o resultado do teste?

39 Disponível em: http://fantasticomemes.blogspot.com/2012/09/reuniao-na-escola.html. Acesso em 30 de setembro de 2018.

40 Disponível em: https://piktag.com/eulucastrouxa/photo/1842295717319100734_6326471766. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Meme 341 Questão 3. Por que o aluno se

revoltou com a questão da prova?

Meme 442 Questão 4. Em relação à vida

estudantil, o que é possível entender do meme ao lado?

Meme 643 Questão 6. Após assistir ao vídeo,

explique o que provocou a mudança de comportamento do aluno.

Fonte: Elaborada pelos autores

41

Disponível em: https://pt.memedroid.com/memes/detail/602471.Acesso em 30 de setembro de 2018. 42 Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/682787993479021987/. Acesso em 30 de setembro de 2018. 43 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zV_G7Cp01ww. Acesso em 30 de setembro de 2018.