• Nenhum resultado encontrado

Existência X X

7 AUTORIDADE

• existência de comissão (ou corpo) editorial X X

8 SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO

• esquemas exato cronológico

ambíguo específico a um público – aberto exato cronológico ambíguo específico a um público – aberto • estruturas hierárquica, hipertextual e base relacional (1972- 1994) hierárquica e hipertextual 9 SISTEMA DE NAVEGAÇÃO

• hierárquico elementos integrados:

barra de navegação – gráfica e textual

ausente

• global elementos integrados:

barra de navegação gráfica e textual. (não está permanente nos fascículos)

ausente

• local elementos integrados:

barra de navegação textual

elementos integrados: barra de navegação - gráfica e textual; frame - estado real da tela

• ad hoc presente presente

10 SISTEMA DE ROTULAGEM

• textual navegação – links

cabeçalhos

navegação – links cabeçalhos

• iconográfico navegação – links

cabeçalhos

navegação – links

CIOnline DataGramaZero

Critérios e variáveis Sim Não Sim Não

Continuação

11 SISTEMA DE BUSCA

• busca por item conhecido recursos de busca: linguagem natural

Ausente • busca por idéias abstratas ausente Ausente

• busca exploratória ausente Ausente

• busca compreensiva ausente Ausente

12 CONTEÚDO DAS INFORMAÇÕES

• objetividade linguagem objetiva linguagem objetiva • navegabilidade por texto apenas nas telas de

sumário

por texto em todas as telas de navegação • visibilidade primeira tela do fascículo a partir da terceira tela

com os links do fascículo

13 USABILIDADE DO SITE

• interface amigável sim merece atenção

• navegabilidade opções de acesso confundem o leitor

opções de acesso confundem o leitor navegação hierárquica com

retorno ao sumário do fascículo

navegação passando por vários níveis até acessar a informação

não permite recuperação de informações em site remoto

permanência de frame e URL da revista quando há acesso a site remoto

• ajuda presente na opção ‘sobre a

revista’

ausente

• feed back presente presente

14 TIPOS DE DOCUMENTOS texto: HTML e PDF

imagens estáticas: GIF, JPEG

texto: HTML

imagens estáticas: GIF, JPEG

Pelos dados sintetizados na tabela 1, observa-se que os dois periódicos apresentam características do impresso e do eletrônico. No entanto, algumas considerações devem ser feitas com relação a cada um deles, fundamentadas no referencial teórico apresentados anteriormente.

Ao analisar a revista CIOnline, podem-se inferir alguns problemas ocorridos na transição do impresso para o eletrônico, prejudicando a manutenção dos critérios de qualidade assegurados na versão impressa, garantindo o mérito científico da revista. Tais problemas devem ser considerados por outros periódicos que pretendam migrar para a publicação na Internet.

Em relação às variáveis legenda bibliográfica, paginação, referências e endereços eletrônicos e qualidade de apresentação, estas aparecem com falhas no formato eletrônico devido à recuperação dos arquivos eletrônicos de artigos já publicados e à geração de arquivos no formato PDF.

Na versão eletrônica a revista apresenta poucos links, deixando de utilizar as vantagens permitidas pelo meio.

Um critério importante apresentado pela CIOnline é a indexação em bases de dados, porém ressalta-se que estas foram garantidas por meio de avaliação da versão impressa e não da versão eletrônica.

Alguns critérios e variáveis presentes no periódico em linha referem-se a características da versão impressa que permanecem na eletrônica. Interessante observar que o código ISSN para a versão eletrônica não aparece em nenhuma das páginas da CIOnline, quando este código é fornecido pelo próprio IBICT.

Quanto à revista DataGramaZero, exclusivamente eletrônica, esta tem procurado incorporar critérios de qualidade relacionados aos periódicos impressos. Isto pode ser confirmado pela inclusão dos descritores a partir de 2001, por tornar disponível seu banco de dados em servidor-espelho e apresentar interatividade na comunicação científica. Contudo, deixa de apresentar os seguintes critérios e variáveis: data e/ou hora; indexação; referências bibliográficas; normas completas para os autores, itens importantes relacionados à qualidade do periódico. Apesar de apresentar falhas de links, permite ao usuário recuperar as informações ali apresentadas.

Após a análise de cada periódico, foi possível notar que a CIOnline apresenta uma estrutura simples com relação à Arquitetura da Informação, não permitindo ao usuário ter acesso aos endereços de links presentes no corpo do texto ou no referencial dos artigos científicos. Alguns rótulos podem confundir o usuário, levando-o a acessar outras informações não desejadas. A ausência dos sistemas de navegação global e local dificultou bastante o acesso às informações, principalmente porque o site não apresenta sistema de busca para o período estudado. De acordo com Lancaster (1985), pode-se afirmar que este periódico se encontra numa transição entre o segundo e o terceiro nível, por distribuir o mesmo periódico impresso no formato eletrônico, apresentando apenas link para e-mail de autor e arquivo PDF.

O periódico DataGramaZero, por ser exclusivamente eletrônico, tem uma

apresentação diferente da CIOnline. Não possui um sumário do fascículo, o que facilitaria a visualização do todo pelo leitor. Inicialmente tem um sistema de navegação linear e a partir da

quarta página de navegação inclui links que permitem o acesso às informações sobre a temática do fascículo em sites remotos. Contudo, o sistema de navegação local do periódico é mantido na página, exceto quando são acessados os endereços da ANCIB, UNB, UFRJ e IBICT, instituições ligadas direta ou indiretamente (por intermédio do Conselho Editorial) à produção do periódico. Por um lado, este procedimento é aparentemente válido para um web

site de periódico científico, por fazer o leitor permanecer no site para concluir a leitura do

artigo científico. Por outro lado, percebe-se que a manutenção do frame às vezes atrapalha a leitura no monitor. Houve casos em que a seqüência de links no site remoto levou a um total de cinco frames na tela, fazendo com que a área de visualização da informação ficasse totalmente prejudicada, não havendo a alternativa de saída do site da revista.

O sistema de navegação utiliza rótulos com linguagem objetiva, chamando a atenção apenas para os rótulos a u t o r e s e a r t i g o s , que apresentam os conteúdos de forma um pouco diferente da esperada, isto é, só os nomes de autores de artigos e página de resumo dos trabalhos.

Quanto à usabilidade do site, destaca-se que o acesso a determinado artigo científico pode levar o usuário a passar por até nove telas de navegação, o que se torna bastante cansativo, tendo em vista que o site não apresenta nenhum sistema de busca. É importante lembrar que, segundo Rosenfeld e Morville (1998) o limite razoável seria de cinco níveis de informação.

De acordo com Lancaster (1985) entende-se que a DataGramaZero encontra-se numa transição entre o terceiro e o quarto nível, por apresentar interatividade entre o autor e leitor, além de tornar disponíveis outros materiais relacionados à temática da revista.

A análise dos web sites confirma a importância da aplicação dos elementos de Arquitetura da Informação na estrutura das páginas de periódicos científicos eletrônicos distribuídos na Internet. O emprego correto desses elementos facilita a movimentação do usuário durante a navegação e a localização das informações, permitindo um acesso mais fácil e rápido.