• Nenhum resultado encontrado

Olhos bons e olhos maus

No documento MERGULHANDO NO ESPÍRITO E COMPREENDENDO A FÉ (páginas 132-136)

“Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Mt 6:22).

Olhos bons são olhos que enxergam corretamente, que enxergam a verdade, que enxergam Jesus. Em outras palavras, isso significa ter o entendimento formado pelo Espírito Santo em nosso íntimo. Nossa visão espiritual representa a capacidade que Deus nos dá de enxergar através do Seu entendimento e de ver como Ele vê. Daí a importância da oração em línguas, hora após hora, pois quanto mais oramos em outras línguas, para nossa edificação espiritual, mais o nosso entendimento espiritual fica aguçado pela ministração do Espírito.

Jesus entendia tudo com a mente de Deus. Ele enxergava as coisas de uma maneira diferente dos homens, mortos espiritualmente. Jesus podia ver as coisas como elas verdadeiramente são, porque Ele é do céu, e Ele conhece

PARA ONDE VOCÊ ESTÁ OLHANDO? PARA ONDE VOCÊ ESTÁ OLHANDO?

tudo pelo prisma da Verdade – Ele é a Verdade! Quando um entendimento é formado pelo Espírito em nosso íntimo, pela Palavra de Deus, ele se torna a nossa visão e faz com que os nossos olhos espirituais funcionem. Só o Espírito Santo pode fazer isso em nosso interior, através da ação de Sua Luz em nós.

Olhar para Jesus é olhar para a Verdade absoluta a respeito de tudo. O Senhor Jesus é o nosso Deus, Salvador, Senhor, Mestre, Amigo, Noivo... E Ele é também o entendimento que precisamos ter a respeito de tudo. Mesmo que você não consiga enxergar a profundidade e a dimensão disso – e eu também não consigo – diga ao Senhor: Tu és o meu entendimento nessa situação que eu estou vivendo. Tu és a Verdade dessa circunstância! E comece a agir à altura da Palavra.

Aja n’Ele. Viva n’Ele. Ele é!

A fé em ação manifestará o que os nossos olhos espirituais estão vendo. Devemos pôr a Palavra de Deus em prática caminhando na luz que temos e certamente veremos a glória de Deus. Seu entendimento no espírito, pela Palavra de Deus, é sua fé, são seus olhos espirituais funcionando. Fé é entendimento no espírito; é o Senhor sendo luz em nossos corações. Um dos grandes segredos para corrermos nossa

carreira sem tropeçarmos é nos manter olhando firmemente para o Senhor. Portanto, não importa o lugar geográfico em que estamos, o lugar da Verdade sempre será Jesus. Não importa o lugar em que estamos, Jesus é a nossa habitação. Ele disse em João 3:13:

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu”.

A expressão “que está no céu” é muito forte e hoje temos a mesma condição n’Ele, pois estamos assentados em Cristo Jesus nos lugares celestiais. Essa operação da Verdade em nosso íntimo é uma das ações do amor de Deus que nos livrará de todo medo. O segredo é andar pela fé – não pelas circunstâncias – e fazemos isso olhando para o Senhor. Ao andar nas coisas de Deus, devemos fazê-lo olhando para Jesus, a Verdade.

“Aconselho-te que de mim compres [...] colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”

(Ap 3:18).

Existe uma maneira natural e existe uma maneira espiritual de ver as coisas. A primeira, enxerga apenas as circunstâncias; a outra, pelo Espírito e pela Palavra, enxerga a Verdade. Podemos ver pelos olhos da velha natureza ou podemos ver com os olhos da nova natureza que somos em

PARA ONDE VOCÊ ESTÁ OLHANDO? PARA ONDE VOCÊ ESTÁ OLHANDO?

Jesus. Deus quer nos ensinar a discernir as coisas pela nova natureza que Ele nos deu em Jesus. Como precisamos do colírio para ungir nossos olhos, a fim de vermos como Deus vê e podermos agir na luz que recebemos!

Mas, como esse colírio atua em nossos olhos espirituais? Pela atuação do espelho da verdade em nosso íntimo (1Co 13:11-12; 2Co 3:18). É um colírio que atua pela luz do Senhor. A Palavra viva de Deus, revelada em nosso íntimo, funciona como um espelho que reflete a glória do Senhor em nosso espírito e estabelece a nossa visão espiritual, a fim de podermos ver pela luz que o Senhor dá. A Palavra revelada nos dá, então, condições de parar de falar como menino, sentir como menino, pensar como menino e nos leva a desistir das coisas de menino (1Co 13:11). À medida que aceitamos a Palavra por fé e passamos a viver segundo ela, dentro de nós é criada a perspectiva verdadeira.

A chave para uma vida cristã vitoriosa é olhar para a revelação formada pelo Senhor em nosso íntimo e deixar que ela tome conta do nosso interior. O Espírito Santo forma a verdade dentro de nós, para que ela seja o nosso foco. Se olharmos para nós mesmos, certamente seremos enfraquecidos, pois nos depararemos com o que somos na alma, na carne. Se, porém, olharmos para o Senhor e fitarmos os olhos n’Ele seremos fortalecidos, pois tudo o que Ele é, Ele é em nós (Cl 3:11). Jesus referiu-se aos olhos como a lâmpada do corpo. Olhar firmemente para Ele é manter nosso espírito, alma e corpo voltados para o Senhor.

Não há descoberta maior em nosso espírito, do que ver Jesus como nossa condição em Deus. Jesus se tornou, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção (1Co 1:30). Quando olhamos para Ele com esse entendimento olhamos para quem somos de verdade. Estamos n’Ele, habitamos n’Ele. Ele é nossa condição de vida aqui na terra. Jesus é o espelho que reflete quem de fato somos em Deus. Não importa a luta que você esteja passando, procure olhar para Jesus, pois Ele é a verdade dessa situação. Ele é!

Uma das grandes obras do Espírito Santo é nos fazer deixar de ser pessoas circunstanciais e passarmos a ser pessoas centradas em Cristo. Assim como os pequenos rios correm para rios maiores até que todos deságüem no mar, assim também todas as verdades da Palavra nos conduzem a uma só coisa: Cristo Jesus! Paulo diz, em Efésios 1:9-10:

“Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra”.

No documento MERGULHANDO NO ESPÍRITO E COMPREENDENDO A FÉ (páginas 132-136)