• Nenhum resultado encontrado

OLIVEIRA SILVA” AO PRÉDIO DO P.A.S DO BAIRRO VILA NOVA.

No documento Câmara Municipal de Jahu (páginas 51-59)

Art. 1º. Fica denominado “Denise Aparecida de Oliveira Silva” o Prédio do P.A.S. localizado na Avenida Zezinho Magalhães nº 1660, no Bairro Vila Nova.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

S.S., 28 de setembro de 2015.

JOÃO CARLOS DE LOURENÇO Vereador

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

JUSTIFICATIVA

Denise Aparecida de Oliveira Silva nasceu em Jaú no dia 12 de dezembro de 1965 e Faleceu no dia 25 de junho de 2008. Tive o prazer de trabalhar vários anos com a Denise e nosso relacionamento profissional se transformou em uma grande amizade.

Nos conhecemos em 1987, quando fomos escaladas pela secretaria municipal de saúde para trabalhar no recem-inaugurado PAS Vila Nova. Eu enfermeira e Denise técnica de enfermagem.

Ela atuou no processo de planejamento, organização e preparação da unidade para inauguração. Após o início dos atendimentos, na rotina diária, logo se destacou como uma funcionária inteligente, capacitada e com muita iniciativa. Morava no bairro e conhecia muito bem a população assistida. Realizava os atendimentos com extrema dedicação e humanidade.

Trabalhamos juntas no PAS Vila Nova até 1990, quando eu sai para trabalhar na Secretaria Estadual de Saúde.

Em 1994 fui designada para trabalhar no Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico, coordenado pela Dra Lenira, e precisávamos contratar uma técnica de enfermagem para integrar a equipe Programa. Imediatamente lembrei da Denise, indiquei seu nome e ela foi contratada pelo Hospital Amaral Carvalho para o Programa de Prevenção

do Câncer Ginecológico.

Mais uma vez estávamos juntas, envolvidas em um processo de planejamento, organização e preparação de um novo serviço. Como já era esperado, Denise desempenhou de maneira extraordinária seu trabalho por todo tempo que esteve conosco. Entre as inúmeras qualidades profissionais, destaco sua inteligência, iniciativa, compromisso e responsabilidade.

Denise merece a homenagem pleiteada, por representar um profissional de saúde que sempre se dedicou a saúde da comunidade Jauense de modo exemplar.

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 004/2015

CRIA

O

PARLAMENTO

JOVEM

JAUENSE

E

OUTRAS

PROVIDENCIAS

Art. 1º. Fica criado, no âmbito da Câmara Municipal de Jahu o “Parlamento Jovem Jauense”, compreendendo atividades a ele pertinentes, conforme previsto nesta Resolução, de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

Art. 2º. O Parlamento Jovem tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares do Município de Jahu a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício do mandato.

§ 1º. O Exercício do mandato terá caráter instrutivo e ocorrerá semestralmente todos os anos, em datas acordada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, observada a rotina de trabalhos da Casa.

§ 2º. O Parlamento Jovem Jauense será constituído por estudantes do ensino médio, devidamente matriculados em escolas públicas ou privadas situadas no Município de Jahu, em idade adequada.

Art. 3º. Observar-se-ão, no decorrer dos trabalhos do Parlamento Jovem Jauense, tanto quanto possível, os procedimentos regimentais relativos ao trâmite das proposituras, inclusive quanto à sua iniciativa, publicação, discussão e votação em Plenário, expedição de autógrafo, entre outros.

Parágrafo único. A Mesa Diretora diligenciará no sentido de que as sessões plenárias do Parlamento Jovem Jauense transcorram no mesmo Plenário da Câmara Municipal de Jaú utilizado pelos Vereadores, pelo período de até 4 (quatro) horas, e

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

seja acompanhada por assessoramento técnico compatível com a evolução dos trabalhos, do inicio até o seu final.

Art. 4º. O Parlamento Jovem Jauense será composto em número igual à quantidade de Vereadores que compõe a Câmara Municipal de Jahu.

Parágrafo Único. Ao tomarem posse, os membros do “Parlamento Jovem Jauense” prestarão o mesmo compromisso prestado pelos Vereadores do Legislativo Municipal, quando da sua posse.

Art. 5º. A primeira sessão de um período legislativo será iniciada de forma solene pela Presidência da Câmara, que diplomará os vereadores-estudantes, os empossará e passará a Presidência ao de maior idade, o qual procederá a eleição da Mesa Diretora Jovem.

§ 1º. Os trabalhos do Parlamento Jovem Jauense serão dirigidos por uma Mesa executiva, eleita pelos Vereadores Estudantes, composta por Presidente, Vice- Presidente, 1º e 2º Secretários..

§ 2º. A legislatura terá a duração de até 15 (quinze) dias, verificando-se o seu inicio com a diplomação, seguida da posse dos vereadores e findando- se com a redação de Autógrafos dos projetos aprovados na ordem do Dia.

Art. 6º. A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jahu, mediante Ato, normatizará a consecução do Parlamento Jovem Jauense, especialmente quanto:

I – ao cronograma das atividades de organização;

II – as orientações relativas aos procedimentos de inscrição e participação dos interessados;

III – a eleição dos jovens parlamentares no âmbito de suas respectivas escolas, sendo que o limite máximo por escolas será igual a 2 (dois) estudantes por edição;

IV – as normas para a eleição da Mesa executiva; V – a realização dos trabalhos da sessão plenária.

§ 1º. O Presidente da Câmara Municipal de Jahu nomeará uma Comissão Executiva, composta por Vereadores, observando tanto quanto possível a

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

proporcionalidade partidária, encarregada de implementar todos os procedimentos necessários para a realização das sessões do Parlamento Jovem Jauense, na forma de estabelecido neste artigo.

§ 2º. As demais atividades que venham a compor o “Parlamento Jovem Jauense” orientar-se-ão para o conhecimento dos procedimentos legislativos, dos Partidos com representação na Câmara Municipal de Jaú, suas propostas políticas e das funções dos lideres partidários.

Art. 7º. O Vereador Estudante do Parlamento Jovem Jauense, no exercício do seu mandato, poderá contar com a ajuda de um Estudante Assessor Parlamentar, proveniente do mesmo estabelecimento de ensino em eu estiver matriculado.

Art. 8º. A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jahu, visando o bom andamento dos trabalhos do “Parlamento Jovem Jauense”, poderá firmar convênios ou parcerias com órgãos públicos entidades privadas.

Art. 9º. As despesas decorrentes desta Resolução correrão à conta de dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Art. 10º. Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação.

S.S., 28 de setembro de 2015

MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JAHU

CLÉO FURQUIM. Presidente

WAGNER BRASIL DE BARROS ROBERTO CARLOS VANUCCI 1º Secretário 2º Secretário

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

JUSTIFICATIVA

A presente propositura tem por finalidade demonstrar a importância da participação de jovens do município de Jaú no processo legislativo, para que desde cedo tenham pleno conhecimento da forma como é exercida a cidadania e garantidos os direitos fundamentais.

É de suma importância que estes jovens tenham a oportunidade de compreender o significado da representação popular e a vivência do processo democrático, para que no futuro próximo contribuam para o pleno desenvolvimento da comunidade local.

O Parlamento Jovem Jauense preparará os estudantes para o exercício da cidadania. A educação política dos jovens estudantes é um processo que deve extrapolar os bancos escolares, desenvolvendo a capacidade de vocação política.

Considerando que, a legislatura terá a duração de até 15 (quinze) dias, cada Parlamento Jovem Municipal terá ao menos, uma sessão especial da Câmara Municipal de Jahu, semestralmente.

A reflexão critica da sociedade se impõe e a Câmara Municipal de Jaú pode contribuir para que haja efetiva participação na formação de jovens com esta consciência.

A participação de jovens nas atividades que aqui são propostas adquire maior relevância na medida em que difundem princípios fundamentais, como o da liberdade de expressão e o da pluralidade de pensamento, bem como o apreço à tolerância e ao diálogo.

O Parlamento Jovem Jauense se realizará mediante sessão especial da Câmara dos Vereadores, que acontecerá uma vez a cada semestre. Nestes dias, os Vereadores cedem os seus lugares para jovens estudantes de todo o Município de Jahu. Eles são os Vereadores e Vereadoras do Parlamento Jovem Jauense: dirigem todos os trabalhos do Parlamento Jovem, apresentam propostas para melhorar as condições de vida do nosso município e falam sobre as suas idéias.

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

Tudo acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Jahu, que é o mesmo lugar que os Vereadores realizam as sessões da Câmara. Os jovens desenvolverão atividades parlamentares com assistência se assessores da Câmara Municipal de Jahu e seus trabalhos serão publicados por edital afixado na Casa.

O parlamento Jovem Jauense é um exercício da cidadania, uma memorável festa cívica onde todos estudantes do ensino médio, devidamente matriculados em escolas públicas ou privadas, e em idade própria, podem se candidatar a uma das 17 cadeiras do Parlamento Jovem ( são 17 porque esse é o atual números de parlamentares da Câmara de Vereadores de Jau).

O aluno deverá se inscrever perante a Direção de sua escola ou órgão interno por ela designado. Deve preparar um trabalho na forma de uma Proposição obedecendo aos critérios estabelecidos no Regimento Interno da Câmara Municipal de Jahu. Os trabalhos apresentados serão analisados por uma Comissão Julgadora formada pela própria comunidade escolar (professores, alunos, pais e funcionários) A comissão Julgadora deverá escolher uma e apenas uma proposição para representar a escola.

No Parlamento Jovem Jauense tudo vai ser muito parecido com o que acontece na Câmara Municipal de Jahu. Por isso, os candidatos terão que escolher um partido no momento em que elaborarem as proposições para se inscreverem nas respectivas escolas. Esses partidos não são iguais aos partidos políticos a que pertencem os vereadores.

Os partidos dos Vereadores jovens são temáticos, ou seja, temas ou assuntos preferidos

dos estudantes é que constituem os Partidos.

Se um candidato quiser apresentar uma propositura para melhorar a agricultura deverá inscrever-se no Partido da Agricultura, se o assunto do seu interesse estiver ligado à Educação, então deverá filiar-se ao Partido da Educação, e assim por diante: Agropecuária, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Habitação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Transportes.

A idéia é preparar os eleitores do futuro, incentivando crianças e jovens na formação de cidadão e na participação da vida pública.

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

A nada chegaremos como pessoas, sem conhecimento que se fundamentam, aplicam e renovam, pela informação dos nossos jovens. Cabe à nós membros desta Casa de leis, colaborar em oferecer às novas gerações oportunidade de conhecimento do processo democrático, de maravilhar-se de desejar e de vir a ser, encontrado novos caminhos e mais ousados, como cidadão informados, lúcidos e atuantes.

É certo que a aprovação do projeto proporcionará aos alunos do ensino médio, devidamente matriculados em escolas públicas ou privadas e em idade própria, do município de Jahu, a experiência de ser uma parlamentar e ainda, contribuir com a sociedade através se sugestões de projetos de leis que se selecionados, poderão ser reeditados pelos vereadores e transformados em Leis.

Tudo isso, nos reservam as lições de democracia que multiplicaremos até a totalidade de nossas escolas, com a aprovação deste projeto de resolução, razões pelas quais, peço apoio dos nobres vereadores para aprovarmos a criação do Parlamento Jovem Jauense.

Câmara Municipal de Jahu

Estado de São P Estado de São P Estado de São P Estado de São Pauloauloauloaulo

“RIBEIRO DE BARROS: HERÓI NACIONAL” “JAHU – CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO FEMININO”

Processo: 09/2015

Espécie: Projeto de Lei Complementar do Executivo Autor: Poder Executivo

Ementa: Altera a Lei Complementar nº 443, de 14 de novembro de 2012, que dispõe sobre o zoneamento, o parcelamento, o uso e ocupação do solo no Município de Jahu.

EMENDA N.º 15

Insere artigo no Projeto em epígrafe, autorizada a renumeração e reorganização dos demais dispositivos:

“Art. .... Fica inserido artigo 63-A à Lei Complementar Municipal n.º 443, de 14 de novembro de 2012, com a seguinte redação:

“Art. 63-A. É obrigatória a instalação de elevador em todos os prédios com 2 (dois) ou mais pavimentos.

Parágrafo único. Excetuam-se do disposto no caput as obras já concluídas ou com o projeto em execução na data da publicação desta Lei.”

S.S., 28 de setembro de 2015.

CHARLES SANGIORGI SARTORI PAULO CÉSAR GAMBARINI Vereador Vereador

CARLOS ALB. LAMPIÃO BIGLIAZZI MAGON CLÉO FURQUIM Vereador Presidente

FÁBIO BUENO DORNELLES FERNANDO HENRIQUE DA SILVA Vereador Vereador

FERNANDO F. DE ALMEIDA JUNIOR GILBERTO VICENTE Vereador Vereador

JOÃO CARLOS DE LOURENÇO JOÃO CARLOS TOLEDO Vereador Vereador

JOSÉ SEGURA JOSÉ FERNANDO BARBIERI Vereador Vice - presidente

LUCAS DE BARROS FLORES ROBERTO CARLOS VANUCCI Vereador 2º Secretário

RONALDO FORMIGÃO TITO COLÓ NETO Vereador Vereador

WAGNER BRASIL DE BARROS 1º Secretário (4R – Emenda 65)

No documento Câmara Municipal de Jahu (páginas 51-59)

Documentos relacionados