• Nenhum resultado encontrado

Opções de recuperação

Nas janelas Opções de recuperação de disco e Opções de recuperação de arquivos, você pode configurar as opções para os processos de recuperação de um arquivo e disco/partição

respectivamente. Depois da instalação do aplicativo, todas as opções são definidas com os valores iniciais. Você pode alterá-los apenas para a operação de recuperação atual ou para todas as futuras operações de recuperação. Marque a caixa de seleção Salvar as configurações como padrão para aplicar as configurações modificadas a todas as futuras operações de recuperação por padrão. Note que as opções de recuperação de disco e de recuperação de arquivos são totalmente independentes e devem ser configuradas separadamente.

Se você quiser redefinir as opções modificadas com os valores iniciais definidos após a instalação do produto, clique no botão Redefinir para as configurações iniciais.

Nesta seção

Modo de recuperação de disco ... 63 Pré/pós-comandos para recuperação... 63 Opção de validação ... 64 Reiniciar o computador ... 64 Opções de recuperação de arquivo ... 65 Opções de substituição de arquivo ... 65 Desempenho da operação de recuperação ... 65 Notificações para a operação de recuperação ... 66

5.3.1 Modo de recuperação de disco

Com esta opção, é possível selecionar o modo de recuperação de disco para backups de imagem.

Recuperar setor por setor - marque esta caixa de seleção se quiser recuperar os setores de

discos ou partições usados ou não usados. Esta opção só será efetivada quando você optar por recuperar um backup de setor por setor.

5.3.2 Pré/pós-comandos para recuperação

Você pode especificar comandos (ou até arquivos batch) que serão executados automaticamente antes e depois do processo de recuperação.

Por exemplo, você pode pretender iniciar/parar certos processos do Windows ou procurar por vírus nos seus dados antes da recuperação.

Para especificar os comandos (arquivos batch):

Selecione um comando a ser executado antes do processo de recuperação iniciar no campo

Pré-comando. Para criar um novo comando ou selecionar um arquivo batch novo, clique no

botão Editar.

Selecione um comando a ser executado após o processo de backup terminar no campo

Pós-comando. Para criar um novo comando ou selecionar um arquivo batch novo, clique no

botão Editar.

Não execute comandos interativos, ou seja, comandos que requeiram a ação do usuário (por exemplo, "pausa"). Estes comandos não são suportados.

5.3.2.1

Editar o comando de usuário para recuperação

Você pode especificar comandos de usuário a serem executados antes ou depois da recuperação:

No campo Comando, digite um comando ou selecione-o na lista. Clique em ... para selecionar um arquivo batch.

No campo Diretório de trabalho, digite um caminho para a execução do comando ou selecione-o na lista de caminhos inseridos anteriormente.

No campo Argumentos, insira ou selecione os argumentos de execução do comando na lista. Ao desativar o parâmetro Não realizar operações até a execução dos comandos estar concluída (ativado por padrão), você permitirá que o processo de recuperação seja executado com o comando. O parâmetro Abortar a operação se o comando do usuário falhar (ativado por padrão) anulará a operação se ocorrerem erros na execução do comando.

Você pode testar o comando inserido clicando no botão Testar comando.

5.3.3 Opção de validação

Validar arquivo de backup antes da recuperação — ative esta opção para verificar a integridade

do backup antes da recuperação.

Verificar o sistema de arquivos após a recuperação — ative esta opção para verificar a

integridade do sistema de arquivos na partição recuperada.

Somente os sistemas de arquivos FAT16/32 e NTFS podem ser verificados.

O sistema de arquivos não será verificado se for necessário um reinício durante a recuperação, por exemplo, ao recuperar a partição do sistema para o local original.

5.3.4 Reiniciar o computador

Se você quiser que o computador reinicie automaticamente se isso for necessário para a

recuperação, marque a caixa de seleção Reiniciar o computador automaticamente se necessário

para a recuperação. Essa opção pode ser utilizada se for preciso recuperar uma partição bloqueada

5.3.5 Opções de recuperação de arquivo

Você pode selecionar as seguintes opções de recuperação de arquivo:

Recuperar arquivos com as configurações de segurança originais - se as configurações de

segurança dos arquivos forem preservadas durante o backup (consulte Configurações de

segurança em nível de arquivo para backup (p. 41)), você pode escolher recuperá-las ou deixar os arquivos herdarem as configurações de segurança da pasta onde serão recuperados. Esta opção só tem efeito quando são recuperados arquivos a partir de backups de arquivo/pasta.

Definir a data e hora atuais para os arquivos recuperados - você pode escolher entre recuperar

a data e a hora dos arquivos a partir do backup ou atribuir a data e hora atuais aos arquivos. Por padrão, serão atribuídas a data e a hora dos arquivos a partir do backup.

5.3.6 Opções de substituição de arquivo

Selecione o que fazer se o programa encontrar um arquivo na pasta de destino com o mesmo nome do backup:

Esta opção está disponível apenas durante a restauração de dados com backups de nível de arquivo.

Marcar a caixa de seleção Substituir arquivos existentes dará aos arquivos do backup prioridade incondicional sobre os arquivos no disco rígido, apesar de, por padrão, os arquivos e as pastas mais recentes estarem protegidos contra substituição. Se você também deseja substituir esses arquivos e pastas, desmarque a respectiva caixa de seleção.

Se não precisar substituir alguns arquivos:

Marque/desmarque a caixa de seleção Pastas e arquivos ocultos para ativar/desativar a substituição de todos os arquivos e pastas ocultos.

Marque/desmarque a caixa de seleção Pastas e arquivos de sistema para ativar/desativar a substituição de todos os arquivos e pastas de sistema.

Marque/desmarque a caixa de seleção Pastas e arquivos mais recentes para ativar/desativar a substituição de todos os novos arquivos e pastas.

Clique em Adicionar arquivos e pastas específicos para gerenciar a lista de arquivos e pastas personalizados que você não pretende substituir.

Para desativar a substituição de arquivos específicos, clique no botão Adicionar... para criar um critério de exclusão.

Quando especificar os critérios, você poderá utilizar os caracteres curinga comuns do Windows. Por exemplo, para preservar todos os arquivos com a extensão.exe, você pode adicionar *.exe. Adicionar My???.exe preservará todos os arquivos .exe com nomes compostos por cinco símbolos e que comecem por “meu”.

Para excluir um critério que, por exemplo, tenha sido adicionado por engano, clique no ícone de Excluir à direita do critério.

5.3.7 Desempenho da operação de recuperação

Prioridade da operação

A alteração da prioridade de um processo de recuperação ou backup pode tornar sua execução mais rápida ou mais devagar (dependendo se houve aumento ou redução da prioridade), mas pode também afetar adversamente o desempenho de outros programas em execução. A prioridade de qualquer processo sendo executado no sistema determina a quantidade de uso da CPU e os recursos do sistema alocados para esse processo. A redução da prioridade da operação liberará mais recursos para outras tarefas da CPU. O aumento da prioridade do backup ou da recuperação pode acelerar o processo ao retirar os recursos de outros processos em execução. O efeito dependerá do uso total da CPU e de outros fatores.

Você pode configurar a prioridade da operação como:

Baixa (ativada por padrão) - o processo de backup ou recuperação é mais lento, mas o

desempenho de outros programas é mais alto.

Normal - o processo de backup ou recuperação terá a mesma prioridade de outros processos.

Alta - o processo de backup ou recuperação é mais rápido, mas o desempenho de outros

programas é reduzido. A seleção dessa opção pode resultar no uso de 100% da CPU por parte do Acronis True Image Data Protection.

5.3.8 Notificações para a operação de recuperação

Limite de espaço livre em disco

Convém ser notificado quando o espaço livre no armazenamento de backups for inferior ao valor limite especificado. Se após o início do backup, o Acronis True Image Data Protection verificar que o espaço livre no local de backup selecionado for inferior ao valor especificado, o programa não iniciará o processo de backup, mas informará você imediatamente por meio de uma mensagem apropriada. A mensagem apresentará três opções: ignorar e continuar com o backup, procurar outro local para o backup ou cancelar o backup.

Se o espaço livre ficar inferior ao valor especificado enquanto o backup está a ser executado, o programa apresentará a mesma mensagem e terá de tomar as mesmas decisões.

Para definir o limite de espaço livre no disco:

Marque a caixa de seleção Mostrar mensagem de notificação em caso de espaço livre em disco

insuficiente.

Na caixa Tamanho, digite ou selecione um valor de limite e escolha uma unidade de medida O Acronis True Image Data Protection pode monitorar o espaço livre nos seguintes dispositivos de armazenamento:

Unidades de disco rígido locais

Placas e unidades USB

Compartilhamentos de rede (PME/NFS)

A mensagem não será exibida se a caixa de seleção Não mostrar mensagens e caixas de diálogo durante o

processamento (modo silencioso) estiver marcada nas configurações de Tratamento de erros.

6 Ferramentas

As ferramentas e os utilitários da Acronis incluem ferramentas de proteção, ferramentas de montagem e utilitários de gerenciamento de disco.

Ferramentas de proteção

Gerenciador de recuperação de inicialização da Acronis (p. 75)

Permite que você inicie o Acronis True Image Data Protection sem carregar o sistema operacional. Para isso, pressione a tecla F11 no momento da inicialização antes de o sistema operacional iniciar.

Criador de mídia de recuperação (p. 67)

Permite criar uma mídia de recuperação inicializável com produtos da Acronis (ou seus componentes especificados) instalados no computador.

Montagem de imagem

Montar imagem (p. 83)

Com esta ferramenta, você pode explorar uma imagem criada anteriormente. Você poderá atribuir letras de unidade temporárias às imagens de partição e acessar facilmente essas imagens como unidades lógicas comuns.

Desmontar imagem (p. 84)

Com esta ferramenta, você pode desmontar as unidades lógicas temporárias que criou para explorar uma imagem.

Documentos relacionados