• Nenhum resultado encontrado

4. ERP OPEN SOURCE

4.1 Openbravo

4.1.1 Definição

Openbravo é um sistema de ERP open source líder de mercado. Foi desenvolvido com o foco para pequenas e médias empresas em um ambiente Web que é de fácil utilização com acesso simples e seguro. Este permite que não programadores consigam facilmente adicionar novas funcionalidades adaptando-o as suas necessidades; a implantação é flexível tanto na nuvem quanto no cliente, há opções para cada necessidade, ele pode ser implementado em diversos sistemas como: Linux, FreeBSD, Solaris e Windows®, inclusive Vista (MKNOD, 2016).

O Openbravo é compatível com Cloud e um módulo PDV (Ponto de Venda) que pode ser usado isolado ou integrado ao servidor do Openbravo por web services. O módulo PDV é um aplicativo em Java que roda no PC e não é operado pelo navegador. Ele foi criado usando a filosofia de código aberto. A tecnologia é baseada em linguagem Java e o servidor de aplicação Tomcat (servidor Java) é aderente também a servidores de aplicação como WebSphere da IBM. O sistema também pode ser integrado a outros sistemas CRM e BI. Podemos destacar ainda que o sistema inclui gestão de produção e gestão de projetos. (Interface e Sistema operacional e linguagem) (LACY, 2008).

“O Openbravo está disponível nas versões “community”, versão “Quick Start” “SMB” e “Enterprise”, porém só a versão community é isenta de custos de licenciamento” (LACY, 2008). “Os bancos de dados SQL suportados no momento são Oracle 10g e PostgreSQL 8.1.4.

Porém, antes disso, é necessário satisfazer algumas exigências do ambiente. Em particular, é necessário o acesso a um banco de dados por um usuário com privilégios para criar tabelas e usuários. Também deve haver no servidor Openbravo uma instalação do Java SDK (1.5 ou maior, na versão SE), Apache Ant 1.6.5 ou posterior e Tomcat 5.5 ou mais recente.

Vale destacar que esses módulos devem estar corretamente instalados conforme a documentação, observando-se aspectos tais como variáveis de ambiente e caminhos de execução, o que pode demandar certo esforço. O instalador requer o ambiente gráfico para rodar, mas pode ser iniciado pela linha de comando, e demora bastante tempo. Porém, oferece grande comodidade, pois percorre sozinho todos os passos da instalação.

Em particular, o assistente realiza as seguintes tarefas como a geração de tabelas no banco de dados, compilação do sistema, inserção de dados mestres iniciais para poder operar, configuração do Tomcat para rodar o sistema.

Para iniciar a instalação por linha de comando, basta usar a opção--mode=text no comando de instalação. Essa forma é particularmente útil para servidores Unix e derivados (como o Linux, por exemplo) sem ambiente gráfico, ou quando a instalação é feita de forma remota. Mesmo sendo bem simples para instalar, as versões futuras têm como objetivo simplificar ainda mais o processo. Hoje, esse processo é considerado tão simples que o site oficial do projeto sequer oferece um demo online, com a sugestão de baixar, instalar e avaliar o sistema.

Entre os principais recursos oferecidos pelo sistema, podemos destacar a Gestão de Dados Mestres, Gestão de Compras, Logística, Gestão de Serviços e Projetos, Produção, Gestão Comercial e CRM, Gestão Financeira, Inteligência de Negócio (BI).

Cabe destacar que o Openbravo, como muitos sistemas comerciais, também não oferece um módulo de folha de pagamento. Esse dado deve ser calculado pelo sistema específico e lançado no módulo financeiro, mas claro que é possível integrar o sistema de folha de pagamentos que cumpra com requisitos informáticos adequados. Atualmente está sendo integrado um módulo de ponto de venda ao sistema. O sistema era conhecido anteriormente como tinaPos desenvolvido por uma empresa que foi adquirida pela Openbravo” (LACY, 2008).

O Openbravo elimina os retrabalhos, aumenta a eficiência de execução de tarefas no sistema, permite que a empresa centralize e integre todas as informações em um único bando de dados, o que faz dele mais seguro e ágil. Estes fatores auxiliam os gestores na tomada de decisão pois é possível ter acesso às informações confiáveis muito mais rápido evitando assim

fraudes no sistema. O processo permite que se tenha acesso ao log (alterações feitas pelo usuário) em tempo real (BRAVO, 2016).

4.1.2 Suporte

O sistema Openbravo é um sistema de código aberto e permite o desenvolvimento de aplicações customizadas pela própria equipe das corporações que adquirirem a licença. O suporte é dado através do fórum e na Wiki você encontra Repositório de documentação sobre Openbravo incluindo usuários, desenvolvedores, administrador do sistema e localizadores. Não é um sistema totalmente gratuito, porém tem um preço bem mais acessível do que outros sistemas de ERP pagos (BRAVO, 2016).

“As empresas se beneficiam de um software de gestão colaborativo, com preço acessível e que viabiliza seu crescimento sem a necessidade de trocar de ERP com a ampliação dos negócios”, explica Claudio Emanuel de Menezes, presidente da Disoft (RAC, 2012).

A tecnologia pode ser implementada de maneira customizada, com poucos módulos e se transformar em algo mais complexo e robusto conforme a operação vá ganhando escala. Essa ferramenta é criada dentro dos padrões internacionais. Algumas regras precisam ser ajustadas para atender as necessidades fiscais e contábeis do Brasil (RAC, 2012).

Existem empresas que oferecem suporte ao Openbravo no Brasil, e ofertam algumas soluções como: Pacote de tradução, configuração do Openbravo nos S.O (Linux e Windows), Carga de NCM, Configuração de campos customizados (CPF e CNPJ) e suas respectivas validações, Configuração de Inscrição Estadual, entre outras. As empresas disponibilizam equipes para acompanhar o processo de implantação do ERP na companhia. Este é um sistema muito completo e também complexo para parametrização (SILVA; JUNIOR; FLEXA, 2010).

Por essa razão, uma pequena empresa não tem a possibilidade de fazer uma implementação por não ter como encarar um projeto desses. Já para empresas grandes, é bem provável que tenha que ter mais customizações do que essas, devido ao alto custo de uma solução ERP corporativa de grande porte, incluindo licenças e consultoria; o impacto do valor das licenças é menor e, portanto, provável que seja escolhido algum sistema comercial como, por exemplo, SAP ou Oracle (LACY, 2008).

Um grande diferencial que foi encontrado no Openbravo é bastante interessante: ao instalar novos módulos ou recompilar os sistemas, caso ocorra alguma falha, a ferramenta impede o acesso de qualquer login, permitindo o acesso somente para o usuário padrão Openbravo que entrará no sistema e fará as correções necessárias para que o sistema volte à sua

normalidade. Isso gerou grandes problemas no início do projeto, mas foi um recurso-chave para não se instalarem futuros erros no sistema. As funcionalidades do Openbravo estão sempre em desenvolvimento, graças a crescente comunidade internacional de usuários, parceiros e desenvolvedores (SILVA, JUNIOR e FLEXA, 2010).

O Openbravo é utilizado em 35 países por mais de 15 mil usuários. No Brasil, o software tem como distribuidora oficial a Disoft - companhia com mais de 30 anos de atuação no mercado de TI - responsável por toda a “localização” do sistema para a legislação brasileira e sua complexa diversidade fiscal e tributária (INFOMIDI, 2016).

Além de comercializar a solução, a empresa faz a implementação, treinamento, suporte e projetos sob medida. “Procuramos também novos distribuidores da tecnologia para ampliar nossa participação no mercado” explica o Presidente da Disoft, em 2015 (INFOMIDI, 2016).

4.1.3 Segurança

Os usuários podem contar com acesso seguro através de HTTPS, pois o sofware fornece a capacidade de autenticar através de LDAP como o Active Directory da Microsoft ou OpenLDAP, centralizando a autenticação do usuário, permitindo uma única senha para cada usuário, tornando a vida mais fácil e mais segura; é realizado log das modificações feitas, ou seja, ficam gravadas as modificações de dados com as informações de quem criou alterou ou inseriu algo no sistema ou em alguma funcionalidade. Isso evita fraudes no sistema. Além disso, são realizadas auditorias que fornecem um controle mais flexível e forte das mudanças como linhas que foram excluídas ou modificadas ou campos com valor antigo e valor novo (OPEN BRAVO WIKI, 2016).

O sistema tem como recurso a configuração de perfil de quem o estiver utilizando, podendo permitir ou não que determinado usuário tenha acesso a determinadas janelas, processos, criações de usuário e outras funções no sistema (OPEN BRAVO WIKI, 2016).

4.1.4 Uso do Openbravo

Com o crescimento mais rápido com solução de Cloud, o Openbravo ajuda no gerenciamento das operações diárias de uma empresa, aperfeiçoa os processos, aumenta a satisfação dos usuários e clientes e consequentemente aumenta os lucros. Os usuários fazem

uso e desfrutam dessa rapidez e facilidade de Cloud, acessando de qualquer lugar (ERP NEWS, 2016).

A Openbravo foi vencedora do prêmio Infoworld Bossie's como a melhor aplicação de software open source, concedido em agosto de 2014. O Openbravo Business Suite foi lançado em maio de 2015, substituindo o Openbravo ERP, plataforma anterior. É uma solução de gestão global construída em cima da plataforma tecnológica Openbravo, incluindo a horizontal ERP, CRM e BI para todas as indústrias (ERP NEWS, 2016). No site é disponibilizado um download com uma chave gratuita por trinta dias para experimentar a ferramenta através do link https://www.Openbravo.com/pt/product-download/.

4.1.5 Porque o Openbravo?

A funcionalidade do Openbravo é baseada em um único modelo de dados unificado e inclui funções configuráveis em várias áreas do negócio. A comunidade ativa do Openbravo está constantemente adicionando novos módulos, pacotes de localização e modelos setoriais. Este mecanismo de distribuição global mais centralizado permite o acesso direto a diferentes pacotes desenvolvidos por Openbravo ou de autoria de terceiros, que são facilmente adicionados ao produto para complementar as novas funcionalidades (OPEN BRAVO WIKI, 2016).

Todas as empresas, independentemente do tamanho, são únicas e o Openbravo ERP ajuda a alcançar uma vantagem competitiva de longo prazo através da implementação e desenvolvimento do ERP que melhor se adapte ao negócio do cliente. O projeto, com base na parametrização de modelos, e sua arquitetura modular permitem facilmente adicionar funcionalidade e personalizar o sistema, mesmo sem programação, reduzindo assim custos e riscos (OPEN BRAVO WIKI, 2016).

Segundo a consultoria Preconis especializada no Openbravo, a “Arquitetura Java robusta do Openbravo é altamente escalável e tira o máximo partido das CPUs multi-core de 64 bits modernos, tanto em hardware como em "nuvem". Pronto para operar globalmente e com organização flexível, Openbravo suporta múltiplas organizações, idiomas e locais em um único sistema. O sistema de controle baseado em papéis facilita o acesso seguro até mesmo para os seus clientes e fornecedores à informação e funcionalidade necessária com um simples navegador ” (PRECOGNIS, 2016).

O Openbravo foi traduzido do inglês para os idiomas: Francês, Polonês, Italiano, Inglês, Português, Búlgaro, Malay, Português (Brasil), Chinês (simplificado), Alemão, Japonês, Espanhol e Árabe (OPEN BRAVO WIKI, 2016).

O Openbravo é um aplicativo nativo para web. A interface é clara e consistente e permite que o aprendizado seja rápido e sua utilização seja simples e eficiente, mesmo para usuários que não usam diariamente. A interface web permite o acesso a todas as funcionalidades do sistema, independentemente do sistema operacional utilizado, permitindo trabalho e acesso remoto aos colaboradores e ao cliente, tendo acesso à informação com mais facilidade (PRECOGNIS, 2016).

O Openbravo é simples e baseia-se em um modelo de assinaturas de usuários simultâneos, minimizando os custos iniciais, o que garante a transparência e alinhamento do Openbravo aos interesses do cliente em longo prazo. Ele fornece desconto por fidelidade,

recompensa compromisso de longo prazo, reconhecendo que a experiência reduz a carga de trabalho para o fornecedor (PRECOGNIS, 2016).

4.2 Weberp

4.2.1 Definição

O Weberp é um sistema completamente online e pode ser acessado através de qualquer dispositivo que tenha navegador e um leitor de PDF. Pode ser instalado em um servidor web da empresa ou fornecido por algum terceiro. É um sistema bem simples, porém sua funcionalidade tem certas desvantagens: como esse sistema foi criado para ser usado e ampliado, logo, possivelmente no futuro será necessário que seu código seja expandido. A princípio o código é legível e editável sem muitas complicações (WEBERP, 2016).

É um sistema que pode ser implantado com certa rapidez e baixo custo, mas são necessárias ampliações no seu funcionamento quase que imediatamente. Ele tem uma ampla gama de recursos adequados para muitas empresas, articularmente empresas que atuam no atacado, distribuição e fabricação (WEBERP, 2016).

“Os principais módulos do sistema Weberp têm sua interface extremamente amigável, sendo possível a eliminação dos eventuais incômodos da migração, que muitas vezes envolvem custos com treinamento e desenvolvimento para adequação das necessidades específicas das empresas. ” (DÁVALOS, 2007)

O Weberp tem integrado nas suas funcionalidades opções de controle para área de vendas (pedidos), contas a receber, contas a pagar, análise de vendas definida pelo usuário, ordem de compras, gerenciamento de inventário, contabilidade e manufatura. Possui os recursos de ser multilíngue, multimoeda, tem suporte a sistemas complexos de impostos, contabilidade de dupla entrada, matriz de descontos e relatórios em PDF que podem ser enviados por e-mail. Sua linguagem de programação é basicamente o HTML rápido criado no código PHP para qualquer navegador. Seu suporte de banco de dados é o MySQL. Em julho de 2007, o suporte a postgreSQL foi descontinuado para versões futuras (SOURCER FORGE, 2016).

Possui uma interface HTTP/S leve e própria para conexões de internet rápidas e lentas, uso reduzido ou nulo de Java ou JavaScript, forte segurança e integridade de dados por banco de dados tipo innodb, com histórico completo de todas as transações (SOURCER FORGE,

2016). O Weberpfoi traduzido do inglês para os idiomas: Alemão, Chinês, Espanhol, Espanhol (América do Sul), Espanhol (Mexicano), Espanhol (Venezuela), Indonésio, Polonês, Português (Brasil), Português (Portugal), Russo, Sueco e Turco.

4.2.2 Suporte

Como Weberp é um sistema gratuito e de código aberto, o suporte gratuito é dado através do fórum e dos manuais e o suporte pago é dado através da prestação de serviço de empresas especializadas no ERP (WEBERP, 2016).

O fórum é uma das principais fontes de consulta do Weberp e continuará sendo desde de que o sistema continue tendo desenvolvedores e usuários voluntários que frequentem os fóruns e deem suas contribuições com problemas, soluções e melhorias. O fórum do sistema serve para caso algum desenvolvedor ou usuário novo tenha problemas, ele possa procurar no FAQ se alguém já passou pela mesma situação e já recebeu atendimento ou fazer sua pergunta e aguardar a resposta (WEBERP, 2016).

O manual é também uma excelente fonte de informações sobre como Weberp funciona. Ele está disponível em um link localizado dentro de qualquer instalação Weberp mas também pode ser encontrado na demonstração on-line (WEBERP, 2016).

A prestação de serviço por empresas especializadas existe, embora o Weberp prefira ficar independente de qualquer atividade comercial com o seu software pois trata-se de empresas privadas comercializando soluções e suporte para um software Open Source(prática muito discutida pelos idealizadores do software livre ao invés de open source), porém, na prática é sabido que muitos dos desenvolvedores e colaboradores estão alocados nessas empresas que usam oWeberp. A escolha por empresas especializadas no software se dá em empresas que precisam de respostas rápidas e projetos concluídos em um tempo determinado (WEBERP, 2016).

A Weberp não pode tomar “partido” de nenhuma empresa de suporte específica, no entanto, os desenvolvedores que estão ativos nessas empresas claramente estão em uma posição mais favorável para dar auxílio e sugerir melhorias (WEBERP, 2016).

O apoio a essas empresas garante o compromisso e desenvolvimento contínuo da ferramenta Weberp. Segue abaixo uma lista com algumas empresas que prestam serviço de suporte segundo o próprio site oficial do ERP.

 Bali Open Solution Source - Jacarta, na Indonésia  infoBizz - Meerut India

 Logic Works Ltd - Nova Zelândia Weberp Projeto Administrador  MH (Hong Kong) Ltd. - Hong Kong

 Pakbill - Paquistão

 Realhost, Monterrey / México  Sunvalles Inc - Japão

 Business Systems Universal  WebTech Resources, Kenya

A organização que prefere contar com a ajuda dessas empresas especializadas passa a ter um custo com suporte, o que faz com que a adoção do ERP não seja totalmente gratuita. O sistema Weberp se encaixa melhor para pequenas empresas que já possuem seus desenvolvedores que poderiam dar uma melhor ajuda nessa parte de customização, com ajuda nos fóruns existentes, e que não precisem de tanta urgência na manutenção do sistema. Em contrapartida, médias empresas se encaixam nessa realidade de suporte, sendo o custo de um suporte comercial não tão abusivo quanto a implantação de um ERP que não seja gratuito (WEBERP, 2016). “As principais desvantagens são seu pouco uso no Brasil e o suporte técnico precário” (VOLOTÃO, 2010).

4.2.3 Segurança

Os usuários podem ser definidos com perfis de acesso a apenas algumas opções do sistema: perfil de comprador, de vendedor, de contabilidade, cada um com acesso a suas funcionalidades específicas da área (VOLOTÃO, 2010).

“Opções aplicáveis a certos modelos podem ser graficamente configuradas e os usuários definidos para cumprir uma determinada função, ou seja, um perfil definido para cada tipo de usuário. Entrada incorreta de senha (mais de três vezes) bloqueia a conta até que o sistema seja reiniciado por seu administrador. Isso impede que crackers de senhas quebrem a segurança. As páginas podem ser criptografadas usando SSL. Weberp pode ser configurado para apenas páginas de exibição usando SSL para garantir que toda a informação que passa através da Internet seja criptografada.” (VOLOTÃO, 2010).

As páginas podem ser criptografadas usando SSL, o Weberp pode ser configurado para exibir somente páginas usando SSL garantindo que toda a informação que passa através da Internet seja criptografada ” (VOLOTÃO, 2010).

O Weberp tem como sua versão mais recente a 4.13, que foi lançada em31 de maio de 2016. Esta conta com algumas novas funcionalidades incluindo e-mail de declarações de clientes, novos relatórios e controle mais precisos dos direitos de acesso do usuário e também correções de bugs e novas traduções para coreano, hebraico e árabe sírio (WEBERP, 2016).

4.2.4 Uso do ERP

Existem milhares de downloads por mês. O extraordinário crescimento de implantação do Weberp foi devido ao surpreendente testemunho de boca, o famoso “boca a boca”. Nunca houve um marketing ou publicidade para alavancar os downloads do Weberp. Este crescimento foi construído sobre reputação e funcionalidade prática, sólida e que funciona; é um software experimentado e testado por um número crescente de empresas (WEBERP BRASIL, 2016).

Os adeptos do Weberp já vivem a realidade do Cloud Computing (Computação em Nuvem) desde 2003, onde os dados ficam disponíveis na internet, algo que é tão distante em outras aplicações. Os usuários têm desfrutado dos benefícios de acesso rápido em qualquer lugar, a qualquer hora e reconhecem as economias significativas que têm. Eles não necessitam comprar servidores, gastar dinheiro com manutenção e administração dos mesmos (WEBERP BRASIL, 2016). Através do site http://www.Weberp.org/wiki/HomePage conseguimos uma simulação do que seria utilizar esse software.

4.2.5 Porque o weberp?

Não há taxas associadas ao uso do sistema. Existe ampla concorrência entre os prestadores de serviços para fornecer suporte ao sistema, logo, pode-se negociar custos mais baixos para quem escolhe essa opção. Existe uma vasta disponibilidade de recursos (desenvolvedores) para dar suporte a ferramenta no mercado devido a ampla divulgação da linguagem de programação PHP (a linguagem web utilizada pelo Weberp). Os desenvolvedores com esse conhecimento são capazes de identificar exatamente o processamento que é realizado

pelo sistema, com isso, o software pode ser adaptado para rodar exatamente como o negócio exige (WEBERPBRASIL, 2016).

O Weberp tem uma grande variedade de recursos adequados para gerir os negócios de muitas formas diferentes. Possui uma interface com menus simples; dados de processos de negócios complexos são facilmente acessíveis (locais de inventário, moedas, lotes e números de série de rastreamento de inventário). Todos os recursos são fortemente integrados. Em qualquer entrada de dados, a alteração ou inclusão é propagada em todo o sistema (WEBERP BRASIL, 2016).

Documentos relacionados