• Nenhum resultado encontrado

SIMIONATTO I. Gramsci: sua teoria, incidência no Brasil, influência no

OPERACIONALIZAÇAO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

Entrevista nº 01 Entrevistada: x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Local: SEIDES

Função: Gerente da Proteção Básica (SEIDES) Data: 01/12/2015

01) O que você entende por VS?

R: A VS realiza o monitoramento, a avaliação, e a produção de informações do

trabalho executado através do SUAS. É um meio de levantar dados referentes à qualidade dos serviços ofertados através da assistência social.

02) A SEIDES implementou a VS? Sim ( ) Não (x)

03) Se a resposta for sim, como ela esta organizada? (estrutura física, equipe técnica, financiamento, funções)?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

04) Se a resposta for não? Por quem e como são realizadas as funções?

R: O Estado ainda não implementou a VS na gestão das suas informações.

Esta é uma realidade que deve ser enfrenada e que esta posta no Plano de Ação 2016 da SEIDES. Sendo assim, as funções que eram para ser realizada pelo VS acabam ficando sobre a responsabilidade dos técnicos das proteções sociais. A proteção básica acaba realizando funções além do que determina a proteção social. O que para nós pode se transformar num arriscado acumulo de funções e desgaste profissional porque estamos o tempo toda a disposição para realizar estas duas funções. Com a implementação da VS no estado estas funções seriam melhor distribuídas entre as equipes e os serviços fluiriam mais a vontade.

05) Enquanto instituição de monitoramento, como você vê a implementação da VS nos municípios sergipanos?

R: Em relação a processo de implementação da VS nos municípios sergipanos

esta é uma realidade que não existe. Apenas, um, ou dois municípios, como Socorro e de Estância, tem um profissional responsável pela VS, e são os únicos que às vezes procuram o Estado para solicitar informações. Mas, as

funções que são de responsabilidade da VS não são realizadas de fato por estes municípios. Eles ainda estão se estruturando de forma ainda bem lenta.

06) A Ausência da VS interfere de alguma forma nas ações de Proteção Social?

R: Interfere sim. Com certeza!!! Porque deixa a proteção social, que não esta

estruturada para isso, inchada de ações. Acaba que temos que executar múltiplas funções, podendo dedicar mais tempo para executar as ações referentes as responsabilidade da Proteção Básica com mais qualidade.

.

Entrevista nº 02

Entrevistada: x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x Local: SEIDH

Função: Presidente do CEAS e Técnica de Proteção Especial (SEIDH) Data:03/12/2015

01) O que você entende por VS?

R: A VS é o setor responsável pela mensuração de dados produzidos na assistência social, com vista a formular indicadores para avaliar a qualidade da oferta dos serviços, benefícios, projetos, programa, realizados através do SUAS, e levantar as demandas da comunidade. Ela serve para elaborar diagnósticos territoriais. E, deve ser composta por uma equipe que tenha no seu quadro de recursos humanos: economista, assistente social, sociólogos etc. É necessário que tenha um quadro de profissionais capacitados. A implementação da VS é essencial e necessária para garantia do SUAS para o manuseio das informações, realiza diagnóstico, monitoramento e avaliação.

02)A SEIDH implementoua VS?Sim( ) Não (x)

03)Se a resposta for sim, como ela esta organizada? (estrutura física, equipe técnica, financiamento, funções)?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

04)Se a resposta for não? Por quem e como são realizadas as suas funções?

R: Não, o Estado (SEIDH) ainda não estruturou a VS. Este fato ocorre

principalmente porque a VS demanda um quadro de Recursos Humanos especifico e multidisciplinar o qual a SEIDH não possui atualmente e o qual relatei anteriormente. Seria essencial que tivesse. A secretaria tem a implementação da VS como uma das metas de 2016 e a sua legalidade é uma das nossas demandas institucionais. Porém, ainda não foi implementada devido à ausência, e a redução, do quadro de Recursos Humanos. Já que ela demanda uma equipe ampla e capacitada de profissionais. Sendo assim, estas funções acabam sendo realizadas pelas equipes de proteção social. Mesmo

porque a SEIDH, hoje, não é mais uma órgão executor de serviços, programa se projetos. Presta assessoramento, monitoramento e avaliação. Sendo assim, as funções realizadas de vigilância socioassistenciais são insipientes porque a Proteção Social possuem suas próprias demandas que são especificas dela. Em relação aos municípios, acredito que esta ausência se dá, entre outras coisas, à falta de interesse de alguns gestores em levantar demandas sociais através dela (VS), que ao ser apresentadas ao conselho, discutidas, e aprovadas pelos conselhos podem ser colocadas nos planos municipais para ser cobradas e ofertadas como determinam os interesses da comunidade. E, nem todos os gestores estão dispostos à oferta os serviços seguindo este modelo, que é novo e participativo no País. Às vezes, é mais fácil gerir as proteções sociais e direcioná-las funções que não deveriam ser de responsabilidade das mesmas, acarretando montantes de serviços que devem ser redistribuídos de outra maneira.

05) Enquanto instituição de monitoramento, como você vê a implementação da VS nos municípios sergipanos?

R: Em relação aos municípios sergipanos, pouquíssimos, quase nenhum,

possui este setor na gestão do SUAS, e, os que possuem, ainda não executam de fato o que é previsto pela VS. Acabam apenas registrando dados, preenchendo Censo, elaboração de relatório mensais e anuais.

06)A Ausência da VS interfere de alguma forma nas ações de Proteção Social?

Com certeza. A VS é fundamental e se faz necessária em caráter de urgência. Com sua implementação no estado e nos municípios as ações serão redistribuídas, e articuladas, com a Proteção Social de forma que estas sejam executadas da maneira que deve ser. Além disso, em se tratando das pesquisas, a qual você tem tanto interesse, estas seriam realizadas com mais compromisso, seriam mais aprofundadas, e teríamos um conhecimento e uma avaliação bem maior em relação a execução do SUAS em cada área levantada pelo setor a que lhe cabe esta função de forma mais detalhada.