• Nenhum resultado encontrado

Orçamento público

No documento Orçamento Empresarial (páginas 71-75)

Atividades de aprendizagem

Aula 16 Orçamento público

O que é um orçamento público? Ele é diferente de um orça- mento empresarial de uma empresa privada? Ao final desta aula você deverá ser capaz de compreender as respostas a estas per- guntas. Nós trataremos destes, e de outros, assuntos com você nesta aula. Boa aula!

16.1 Orçamento público

De forma geral, podemos afirmar que os orçamentos públicos têm caracte- rísticas, fundamentos e princípios que são absolutamente iguais aos orça- mentos privados. Todos eles devem cumprir com requisitos de atuação pau- tados pela ética, pelo bom senso, pelo respeito aos critérios de informação para obter os melhores resultados possíveis, visando os melhores resultados. Mas há sim algumas diferenças sobre as formas e as maneiras de como tratar os orçamentos públicos, que diferem das formas e das maneiras de como tratar os orçamentos privados.

Inicialmente devemos lembrar que o poder público tem sempre que levar em consideração o resultado em benefício da implicação social e, portanto, nem sempre se deve pensar na única e imediata obtenção de lucros para a empresa pública.

Mas calma! Isto não quer dizer que nos orçamentos públicos não se vá ter pre- ocupação com as políticas de preço, de qualidade, de forma de atendimento e entrega das mercadorias e resultados dos produtos a serem prestados. Um orçamento público compreende-se como a previsão de receitas e a fixa- ção de despesas para um determinado período de tempo e cuja realização é feita pelo Poder Executivo, com a aprovação do Poder Legislativo.

Vamos explicar melhor!

O Poder Executivo, ou seja, o Presidente da República, o Governador do Estado ou o Prefeito Municipal, por intermédio de suas assessorias e pessoal técnico, elabora o orçamento da Federação, ou do Estado ou do Município, onde deve conter a previsão de todas as receitas a serem obtidas por eles,

e simultaneamente devem estar descritas, e fixadas, todas as despesas que eles vão realizar em função de um período de tempo.

Uma vez definidos os dados, receitas e despesas, o orçamento é encaminha- do para a Câmara dos Deputados (no âmbito federal), para as assembleias legislativas (no âmbito estadual) ou para as câmaras de vereadores (no âmbi- to municipal), onde os dados serão discutidos, serão feitos ajustes, propostas de alterações (emendas, ou retiradas e acréscimos de receitas e despesas) e depois, se for o caso, aprovadas.

O orçamento público é um documento que direciona como serão tratadas as contas e as finanças da Federação, do Estado, ou do Município, sob o ponto de vista de como serão tratadas as receitas e as despesas de cada um deles. Deve ser aprovado antes do inicio do ano de sua execução e é considerado rígido e estático (Prof. Alexandre Vasconcellos). Rígido porque não pode ser alterado facilmente e depende de nova aprovação do legislativo, e estático porque há dificuldade de ser mudado, exceto se houver ocorrência e justifi- cação de novas receitas, que poderão autorizar novas despesas vinculadas a estas receitas.

Para a realização do orçamento público, devem ser observados alguns prin- cípios de sua elaboração, apresentação e execução, os quais constam todos presentes em artigos e normas legais vigentes, devidamente vinculados à le- gislação específica que trata dos temas orçamentários da União, dos Estados e dos Municípios.

Dentre os princípios do orçamento público, Vasconcellos apresenta as se- guintes definições e conceitos:

Princípio Conceito

Anualidade A vigência do orçamento deve ser de um ano, normalmente coincidindo como o ano civil.

Unidade

Unidade orçamentária que visa prática da movimentação financeira do tesouro em um único caixa, ou também como sendo o orçamento da União, do Estado, ou do Município, uma peça única a ser cumprida por todos os órgãos daquela administra- ção, indivisível, não podendo haver outro concorrente com ela.

Universalidade O orçamento é um plano financeiro global, que contém todas as receitas e despesas da Federação, do Estado ou do Município.

Equilíbrio O total de receitas tem que ser igual ao total de despesas.

Exclusividade A lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão de receitas e à fixação de despesas.

Especificação As receitas e as despesas devem ter sua classificação e designação de forma mais detalhada e analítica possível.

Publicidade O orçamento público deve ser público e de conhecimento da sociedade.

Orçamento Empresarial

Princípio Conceito

Clareza O orçamento público deve ser fácil de ser entendido, sem se descuidar de exigências técnicas orçamentárias.

Uniformidade O orçamento deve manter uma padronização ou uniformização dos seus dados a fim de possibilitar o entendimento e comparações dos dados.

Não afetação da receita Refere-se ao reconhecimento de todos os recursos a um caixa único do tesouro, sem discriminação quanto a sua destinação.

Legalidade da tributação Limita o poder de tributação pelo Estado, não podendo criar novos impostos sem o devido processo legal.

Fonte: VASCONCELLOS, Disponível em: <http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/alexandrevasconcellos_toq9. pdf>. – Adaptado pelo autor.

Resumo

Nesta aula tratamos a respeito de uma das formas mais utilizadas para apli- cação das técnicas de orçamento, que se configura no orçamento público. Estudamos as diferenças entre os orçamentos privados e públicos e apresen- taram-se os princípios essenciais dos orçamentos públicos, que os diferem dos privados.

Anotações

1) Para que você amplie seus conhecimentos sobre os orçamentos públicos, sugerimos que visite o “Portal Orçamento Brasil – o Portal do orçamento público” onde você encontrará diversas informações a respeito desta importante ferramenta de trabalho para as instituições públicas, no link: <http://www. orcamentobrasil.com/>. 2) Leia o texto sobre a elaboração do Orçamento Público, do Prof. Reinaldo Luiz Lunelli. Você conhecerá um pouco mais sobre orçamento público. Disponível em: <http:// www.portaldecontabilidade. com.br/tematicas/

orcamentopublico.htm>.

e-Tec Brasil

e-Tec Brasil

75

No documento Orçamento Empresarial (páginas 71-75)