• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa foi operacionalizada por meio de 3 (três) etapas: a primeira diz respeito à proposta para a concepção do processo de desenvolvimento para a criação de Objetos Virtuais de Aprendizagem Colaborativa (OVAC), denominado FrameVOC; a segunda descreve o uso do FrameVOC para a criação de um objeto virtual de aprendizagem colaborativa, denominado Collabora. A terceira e última

etapa se refere à aplicação e análise das possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Probabilidade e Estatística.

A figura 7 ilustra as etapas para a realização do trabalho.

Figura 7 - Processo Geral do Desenvolvimento da Pesquisa

Criação do processo de desenvolvimento

Etapa 1 Etapa 3

FrameVOC (Framework

Virtual Object Colaboration)

Processo Resultado(s) da etapa

Legenda Utilização do FrameVOC Etapa 2 Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa (OVAC) - Collabora

Análise das contribuições

no processo de ensino e aprendizagem da disciplina

Aplicação do OVAC - Collabora na disciplina de Probabilidade e Estatística e análise dos dados.

Fonte: Autoria própria

A seguir, segue a descrição das três etapas da pesquisa:

Etapa 1: Criação do processo de desenvolvimento do FrameVOC

Esta etapa teve como objetivo propor um processo de desenvolvimento para a criação de Objetos Virtuais de Aprendizagem Colaborativa (OVAC) que fosse capaz de avaliar a colaboração entre os pares e que enfatizasse aspectos pedagógicos e computacionais para a construção do objeto educacional proposto nessa tese.

Para tanto, foi realizada a leitura a respeito de metodologias de desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OA) e, utilizou-se como base, as pesquisas realizadas por Braga et al. (2012), Dos Santos e Valente (2014) que indicaram por meio de suas pesquisas que a metodologia ADDIE (Analyze, Design,

Develop, Implement, Evaluate), além de ser um processo genérico utilizado nos

projetos de design instrucional, possui um enfoque pedagógico importante no desenvolvimento de OA, no entanto, possui deficiências no aspecto técnico ou computacional.

Para preencher essa lacuna, estudaram-se os modelos de processos de desenvolvimento de software (PRESSMAN, 2011; SOMERVILLE, 2011) que, por meio de seu conjunto de atividades, aborda o aspecto computacional necessário para a criação de um OA. Após o estudo e análise da metodologia ADDIE, dos modelos de processos de desenvolvimento de software e das suas respectivas fases e atividades, foi proposto um processo de desenvolvimento híbrido para o desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem colaborativa, denominado como FrameVOC (Framework Virtual Object Colaboration), o qual é composto pelas seguintes fases: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação. A descrição, as atividades previstas e o funcionamento de cada uma das 5 fases do FrameVOC são descritos no Capítulo 6. O FrameVOC é um dos resultados desta pesquisa.

Etapa 2: Utilização do FrameVOC no desenvolvimento do objeto virtual de

aprendizagem colaborativa Collabora

A segunda etapa teve como objetivo usar o FrameVOC para o desenvolvimento de um Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa (OVAC), intitulado Collabora, tendo como domínio a disciplina de Probabilidade e Estatística. Foram consideradas as concepções teóricas levantadas no início da pesquisa, as particularidades da disciplina de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior e a utilização e execução das 5 (cinco) fases (análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação) e das respectivas atividades previstas no FrameVOC.

Na primeira fase da análise, foi realizado um levantamento preliminar dos principais objetivos para o ensino e aprendizado da disciplina de Probabilidade e Estatística nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa/PR. Verificou-se também, a viabilidade de construção de um objeto virtual de aprendizagem para a disciplina por meio da elaboração de um questionário de diagnóstico (Apêndices A e B) que foi aplicado ao primeiro grupo de participantes deste estudo, descritos na seção 5.2.

O instrumento foi composto por vinte e uma questões abertas e de múltipla escolha. Esse questionário não exigiu a identificação dos sujeitos participantes, porém, uma das solicitações foi que os mesmos informassem o ano que iniciaram seus estudos na graduação, o curso e o período em que estavam matriculados. Os assuntos diziam respeito, por exemplo, se os alunos tinham acesso, se conheciam,

se usavam e para que usavam os dispositivos tecnológicos (Posse e uso da tecnologia). Os outros dois assuntos tratavam do interesse dos alunos no uso de um OVAC que auxiliasse nas aulas de Probabilidade e Estatística.

Na segunda fase, chamada projeto, foi feita a análise do sequenciamento dos conteúdos presentes no plano de aula da disciplina de Probabilidade e Estatística ministrada nos cursos da UTFPR - PG (Anexo A), (SANTOS JR, 2017) e ajustes nos requisitos específicos do Collabora. A terceira fase, o desenvolvimento, utilizou-se novamente o plano de aula da disciplina de Probabilidade e Estatística, como base para a criação da estrutura dos exercícios e a conexão desses com os conteúdos e retornos para os alunos e professor. A estrutura foi base para a criação de um modelo de armazenamento de dados e a sua construção por meio de um gerenciador de banco de dados usado na área da computação.

Na quarta fase, a implementação, foi realizada a produção dos conteúdos e a construção física do Collabora.

A última fase, chamada de avaliação, teve por objetivo avaliar o objeto, tanto do enfoque pedagógico quanto computacional e isso é realizado no momento do uso do Collabora.

Os resultados dessa fase são apresentados na etapa 3, descrita a seguir.

Etapa 3: Aplicação do Collabora na disciplina de Probabilidade e Estatística e

análise dos dados.

Esta etapa teve como finalidade utilizar o Collabora em atividades desenvolvidas na disciplina de Probabilidade e Estatística, com o objetivo de investigar as possíveis contribuições do uso deste objeto no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina.

Conforme já mencionado, os participantes dessa etapa da pesquisa foram alunos do segundo período do curso de Engenharia da Produção (segundo grupo de participantes), o período de aplicação foi o primeiro semestre letivo de 2017 e foi realizada em 4 (quatro) momentos: apresentação do projeto, atividade piloto, criação das atividades colaborativas virtuais e medição da colaboração. A descrição detalhada de cada um desses momentos será relatada na seção 6.3.

Em cada momento, foram registrados dados que foram utilizados para a análise textual discursiva sobre o experimento realizado. A pesquisadora acompanhou sessenta e quatro aulas presenciais (cinquenta minutos cada) e fez o

acompanhamento do processo de desenvolvimento das atividades e da comunicação entre os integrantes dos grupos, por meio da ferramenta chat do Collabora, do diário de bordo, observações durante as atividades em grupo e dos resultados das avaliações bimestrais da disciplina de Probabilidade e Estatística.