• Nenhum resultado encontrado

A partir dos procedimentos metodológicos adotados, diferentes informações foram levantadas sobre a metodologia da resolução de problemas utilizada no ensino de Estatística na EJA, nas turmas do Ensino Médio.

A pesquisa foi desenvolvida no período noturno, durante dez aulas de cinquenta minutos em cada uma das turmas participantes da pesquisa. Como na EJA as aulas de uma mesma disciplina são concentradas em um período, correspondendo a 4 horas/aula, foram realizados 3 (três) encontros com os estudantes, sendo dois de 4 horas e um de 2 horas.

No primeiro momento foi explicada aos alunos a finalidade da pesquisa e entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE (APÊNDICE E). Esse termo garante aos participantes que seus direitos serão respeitados ao longo da pesquisa. A assinatura desse termo é uma comprovação do pesquisador de que a participação no estudo por esses alunos será voluntária e trará benefícios aos futuros estudantes da EJA.

Também no primeiro encontro foi aplicado um questionário para levantar o perfil socioeducacional da turma e coletar informações para a elaboração da Sequência de Ensino – SE. Conforme o apêndice (APÊNDICE A) no questionário, foram propostas cinco questões em relação ao perfil dos alunos, três questões sobre o que levou ele a desistir e voltar a estudar, duas questões sobre qual disciplina ele possui maior facilidade e maior dificuldade e, por fim, duas questões sobre o que ele costuma ler nos jornais, revistas e meios eletrônicos.

No segundo encontro foi aplicada pela pesquisadora uma SE utilizando a metodologia da resolução de problemas, a qual objetivou desenvolver os conteúdos de

Estatística que integram o currículo de Matemática na EJA, no Ensino Médio, de modo a possibilitar aos alunos o tratamento de dados oriundos de situações-problema da vida cotidiana.

No terceiro momento foi proposta aos alunos uma outra situação-problema com a finalidade de diagnosticar se o aluno aprendeu os conhecimentos estudados sobre os conceitos estatísticos.

Os conteúdos de Estatística contemplados na SE proposta aos alunos estão de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais (+) do Ensino Médio (PCNEM+, 2002), Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM, 2012). São eles:

a) Diferenciar variáveis qualitativas de quantitativas. b) Conceituar dado estatístico qualitativo e quantitativo.

c) Coletar e organizar dados estatísticos secundários a partir da situação problema apresentada.

d) Apresentar dados coletados em tabela simples e dupla entrada.

e) Analisar gráficos (colunas simples e colunas justapostas) contidos na situação- problema apresentada.

f) Utilizar as medidas de tendência central (média, moda, mediana) para análise de dados quantitativos.

Para melhor organizar a SE, ela foi dividida em 2 (duas) etapas, perfazendo um total de 8 aulas de 50 minutos. As etapas foram as seguintes:

a) primeira etapa: situação-problema sobre o Hambúrguer leve (no peso).

Na aplicação da SE foi utilizado a reportagem sobre Hambúrguer leve (no peso) publicada pela revista Proteste. Os alunos foram divididos em grupos para realizar a leitura da reportagem e durante a leitura eles fizeram algumas discussões e comentários. Em seguida, foram entregues algumas perguntas para que eles as discutissem e elaborassem as respectivas respostas. Apesar de a professora pesquisadora ter feito algumas intervenções durante a realização das atividades, não houve interferência nas respostas dos alunos, pois eles tinham autonomia na construção de suas respostas.

Quando os grupos terminaram de responder, a professora pesquisadora colocou todas as respostas no quadro, independente se estavam corretas ou não. Neste momento houve discussão em relação às respostas, a professora pesquisadora pode tirar algumas dúvidas e juntamente com os alunos chegar a um consenso das respostas. Após essa discussão a professora pesquisadora começou a formalização dos conceitos, realizando a formalização por

etapa, ou seja, um grupo de perguntas auxiliava para construção dos conceitos.

b) segunda etapa: situação-problema sobre os Feijões cariocas: sabor e qualidade. Nesta aplicação, a professora pesquisadora dividiu novamente os alunos em grupos e entregou outra reportagem sobre Feijões cariocas: sabor e qualidade, publicada pela revista Proteste. Os alunos fizeram a leitura desta reportagem e realizaram algumas discussões no grupo. A professora pesquisadora entregou para cada grupo algumas perguntas, as quais tinham algumas diferenças em relação à primeira aplicação, pois nesse momento os alunos já sabiam os conceitos estatísticos propostos na SE. Por isso, essa aplicação tinha como finalidade verificar se os alunos conseguiram aprender os conteúdos propostos a partir da metodologia da resolução de problemas.

Em cada etapa é apresentado o tempo estimado, os objetivos propostos, os conteúdos abordados, os materiais a serem utilizados e o desenvolvimento da atividade, com orientações para que o professor possa desenvolver as atividades em sala de aula e para que tenha respaldo teórico do conteúdo trabalhado na SE apresentada e que se encontra disponível, na íntegra, na produção técnica no volume separado deste trabalho.

Para organização dos dados coletados na aplicação das SE foram utilizados os seguintes códigos:

 GA1, GA2, GA3, GA4 para representar cada grupo de trabalho da Turma A participante da pesquisa.

 GB1, GB2, GB3 para representar cada grupo de trabalho da Turma B participante da pesquisa.

 F para representar os excertos em forma de fotografia.  DC para representar os excertos do Diário de Campo6.

 Os dados por meio da resolução da Questão 1, Questão 2, Questão 3, ..., Questão n, tem os seguintes códigos Q1, Q2, Q3, ..., Q14.

 As duas situações de ensino são codificadas como S1 e S2.

Um exemplo de codificação que pode ser citada: GA1.Q1.S2.C1.U4 (Dados do grupo da Turma A, coletado da questão 1, da situação-problema 2, categorizado na unidade 4 da categoria 1).

Tanto os documentos apreciados, quanto os registros coletados no questionário, nas observações da pesquisadora e no diário de campo estão organizados e analisados partir de

6 Quando o excerto é retirado do Diário de Campo, o código será seguido da numeração da linha na qual se

encontra. Exemplo: GA1.DC.L1.C1.U3 (Excerto do grupo 1 da turma A coletado por meio do diário de campo, registrado na primeira linha, categorizado na unidade 3 da categoria 1).

critérios definidos para o alcance dos objetivos desta pesquisa. A análise dos dados coletados possibilita a interpretação do significado das múltiplas realidades observadas durante a inserção no campo de pesquisa.