• Nenhum resultado encontrado

Segundo o PPC (2009), o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Christus é oferecido em oito semestres, nos períodos diurno e noturno, totalizando 3.200 horas-aula em disciplinas, sendo 300 horas-aula destinadas ao Estágio Supervisionado. Mas, para alcançar os objetivos delineados no perfil profissional, o curso foi estruturado em cinco Núcleos Básicos de Conhecimento que acompanharão a formação do estudante durante os oito semestres do curso (quadro 2), oferendo o suporte necessário, seja conceitual ou prático. São eles:

a) Núcleo de Matemática: contribui para uma formação sólida sobre os fundamentos da matemática discreta e da matemática do contínuo que têm importância para áreas específicas da computação. A formação em matemática discreta propicia o ferramental matemático necessário para o entendimento de especificações formais de sistemas de software; análise, testes e validação de programas, bem como de modelos computacionais. A formação em matemática do contínuo propicia o ferramental necessário para a área de sistemas operacionais, redes e complexidade algorítmica, dentre outras;

b) Núcleo de Contexto Social e Profissional: propicia uma formação humanística aos estudantes do Curso, necessária para a melhor compreensão do mundo e da sociedade, bem como da dinâmica organizacional do trabalho e dos negócios, estimulando o trabalho em equipe e desenvolvendo suas habilidades de relacionamento, comunicação e expressão;

c) Núcleo de Sistemas de Informação: proporciona ao estudante uma formação integrada aos conceitos de Sistemas de Informação das empresas com a sua implementação em sistemas computacionais, interagindo com as diversas etapas do projeto de Sistemas de Informação;

d) Núcleo de Fundamentos da Computação: fornece um arcabouço de conhecimentos dos princípios básicos de funcionamento dos computadores, sua organização funcional, a tecnologia utilizada, com objetivo de uso dos recursos de forma mais eficiente;

e) Núcleo de Tecnologia da Computação: fornece uma formação tecnológica da computação, mais especificamente em projeto e implementação de sistemas.

Observe a seguir o quadro 2 , que apresentas as disciplinas por núcleos de conhecimento:

QUADRO 2 - DISCIPLINAS DO CURSO - NÚCLEOS BÁSICOS DE CONHECIMENTO.

Núcleos de Conhecimentos

Disciplinas

Matemática

 Cálculo Diferencial e Integral  Lógica Matemática

 Matemática Discreta

 Geometria Analítica e Álgebra Linear  Probabilidade e Estatística Contexto Social e Profissional  Português Instrumental  Metodologia Científica  Psicologia Organizacional  Gestão Empresarial  Inglês Instrumental  Fundamentos de Sociologia  Fundamentos de Contabilidade  Fundamentos de Marketing  Gestão de Finanças e Custos  Economia de Empresas

 Empreendedorismo e Inovação  Prática e Gerenciamento de Projetos  Legislação, Ética e Prática Profissional  Computador e Sociedade

Sistemas de Informação

 Introdução à Computação e Sistemas de Informação  Teoria Geral de Sistemas

 Auditoria de Sistemas  Segurança da Informação  Sistemas Cooperativos  Comércio Eletrônico

 Prática e Gerenciamento de Projetos

Fundamentos da Computação

 Algoritmos e Programação I  Algoritmos e Programação II

 Arquitetura e Organização de Computadores  Estrutura, Pesquisa e Ordenação de Dados.  Linguagem de programação I

 Linguagem de Programação II  Sistemas Operacionais

Tecnologia da Computação

 Análise, Projeto e Implementação de Sistemas.  Bancos de Dados I  Bancos de Dados II  Computação Gráfica  Redes de Computadores II  Redes de Computadores I  Sistemas Distribuídos  Engenharia de Software I  Engenharia de Software II  Inteligência Artificial

O Curso proporciona ao estudante uma base sólida, suficiente para a solução de diferentes problemas computacionais; aborda conceitos teóricos e práticos da área de Computação Aplicada e Sistemas de Informação, permitindo uma adaptação tanto na área de pesquisa científica quanto empresarial.

No PPC (2009), o Curso é ministrado, unindo-se teoria e prática, e permitindo ao estudante o contato intenso com ferramentas para treinamento, pesquisa e desenvolvimento de Sistemas de Informação. Para isso, utilizam os laboratórios de computação, de uso geral, e um laboratório específico para o Curso de SI no qual, dentre outras atividades, são desenvolvidos os trabalhos de Iniciação Científica, uma vez que, além de concluírem um curso de Sistema de Informação, os estudantes também pesquisam, estudam, devem permanecer um constante pesquisador, pois nesta área de trabalho, a cada dia, a evolução é constante.

No que se refere às estratégias de ensino em sala de aula, os professores habilitados e capacitados em Métodos e Técnicas de Ensino Superior aprendem a importância de utilizar toda a diversidade de recursos didáticos disponíveis na literatura. Dentre muitos meios existentes, os professores lançam mão de alguns mais usuais, tais como: aula expositiva dialogada; estudos dirigidos; seminários-aula; trabalhos em grupo; discussão e painéis; estudos de casos e métodos de solução de problemas; e projetos.

A instituição ainda tem a preocupação de manter a qualidade dos cursos que oferece, por isso, muitos profissionais são trazidos de outras instituições e empresas, são estimuladas visitas a empresas locais e participação em eventos da comunidade de informática local, participação em jogos de empresas, dentre outros.

O professor tem a seu dispor recursos audiovisuais, que complementam os recursos já disponíveis nos laboratórios de informática. Utilizando como referencial o Plano de Aula elaborado a cada início de semestre, no qual o professor já associa os dias do Calendário Acadêmico aos itens do conteúdo programático de sua disciplina, é feito um cuidadoso planejamento de disponibilização dos recursos didáticos necessários, nos quais se inserem os laboratórios de informática. Dessa forma, a Faculdade tem condições de assegurar, com elevada precisão, o recurso didático necessário. Por esse mecanismo, a Coordenação do Curso pode, ainda, avaliar o adequado balanceamento entre teoria e prática, utilizando como recurso as metodologias ativas e, como afirma Gomes et al (2008):

As metodologias ativas trazem como características maiores, (1) servir para o fortalecimento da autonomia do estudantee (2) fomentar a indissociabilidade teoria-

prática, estribando-se, conceitualmente, na aprendizagem significativa, consistente referencial teórico para a construção de um saudável processo e ensinar-aprender.

Conforme PPC (2009), para a consolidação da prática profissional, consta no currículo o Estágio Supervisionado, que é uma atividade curricular obrigatória do Curso de Sistemas de Informação. É aplicada em duas atividades de 150 horas cada uma e visa proporcionar ao estudante um contato efetivo com o mercado de trabalho, para que o mesmo possa exercer atividades junto a instituições da região, e na própria Faculdade. O objetivo primordial é familiarizá-lo com aplicações reais da Computação/Informática, no suporte a diferentes tarefas empresariais.

Também, no último semestre, os estudantes cumprem a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, quando terão como opções de avaliação as seguintes alternativas:

a) Elaboração e apresentação de trabalho escrito, em estilo monográfico, compreendendo pesquisa elaborada em tema relacionado às áreas do conhecimento abordadas no curso;

b) Elaboração de projeto de Sistemas de Informação, com ou sem implementação, resolvendo um problema prático do dia a dia de empresas.

Em ambos os casos, o estudante conta com a supervisão de um professor orientador, especialmente designado para tal fim, e a formatação dos resultados terá a forma de trabalho científico, obedecendo, para tanto, normas específicas. Para a implementação prática, os estudantes contam com os laboratórios de informática. A avaliação final prevê a defesa do trabalho em sala, com parecer emitido por uma banca examinadora.

A UNICHRISTUS tem um complemento, a metodologia de formação, e tem como suporte um elenco de atividades extracurriculares, funcionando algumas sob a coordenação direta do Curso de Sistemas de Informação; outras mediante acordos de parcerias com outros cursos, propiciando o insumo final para uma formação abrangente e diversificada, uma vez que facilitam o contato do estudante com entidades de ensino, governo, associações de empresas, dentre outras, bem como a integração com estudantes de outras instituições (PPC 2009). Dentre essas atividades, destacam-se:

a) Cursos de Extensão;

c) Palestras e Encontros Temáticos; d) Semana de Informática Christus;

e) Programa de Iniciação à Docência (Monitoria); f) NPE – Núcleo de Práticas Empresariais; g) Programa de Iniciação Científica; h) Programas de Nivelamento.

Finalizando, é importante destacar a participação do docente no projeto. Além dos encontros pedagógicos promovidos pelo Centro Universitário Christus - Unichristus são realizadas reuniões sistemáticas com todo o elenco do semestre, quando são repassadas orientações gerais e específicas, é realizado o compartilhamento de experiências e são discutidos temas que visam à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Além dessas, são realizadas reuniões temáticas, em que grupos de professores de disciplinas correlatas discutem, com a participação da coordenação, como melhor realizar o encadeamento e compartilhamento de temas, visando dar maior cobertura às matérias e minimizar repetições e revisões.

Documentos relacionados