• Nenhum resultado encontrado

Parte II – Investigação

4. Apresentação e Análise dos Dados

4.4. Organização/ Planificação das atividades

Neste grupo de questões tentei perceber como são organizadas e geridas as atividades de expressão plástica, para isso comecei por perguntar se as educadoras preparavam as atividades antecipadamente, depois se as previam, em seguida perguntei qual era a principal intenção quando preparavam as atividades, posteriormente qual a duração média de uma atividade de expressão plástica, perguntei também que áreas de exploração costumam abordar e por último que tipos de materiais costumam utilizar.

50 Na primeira pergunta as respostas divergiram muito. Primeiramente três participantes referiram que preparam algumas atividades mas não costumam preparar a maioria, isto porque seguem o Movimento da Escola Moderna8 e preconizam que o mais importante é a criança ser autónoma, como explicou a PC "Eu faço o meu planeamento e ajudo-os no planeamento deles, mas a ideia é que eles ganhem autonomia e faço tudo para que eles consigam preparar quase tudo sozinhos". A PE apesar de não seguir o mesmo método, também é da mesma opinião e por isso apesar de preparar algumas atividades, outras são preparadas pelas crianças. Já a PF diz que não tem por hábito preparar as atividades, já que elas surgem no dia-a-dia pelas crianças. Numa perspetiva oposta a PD diz que "Normalmente programo sempre no fim de semana, a semana que se segue preparando tudo, materiais, espaço, tempo, tudo o que irá ser necessário para aquela semana.".

Tal como a primeira pergunta, a segunda recebeu respostas muito idênticas. As três participantes que seguem o método da Escola Moderna, explicaram que prevêem atividades de expressão plástica "Se forem planeadas, ou para apresentar uma técnica diferente de outra forma partem sempre da criança de forma livre. (PB). As participantes D e E dizem que prevêem este tipo de atividades com bastante frequência e a PF explica que não costuma prever, pois como já tinha explicado na pergunta anterior as atividades surgem no dia-a-dia e pelas crianças, por isso só no dia sabe o que as crianças querem realizar.

À terceira pergunta foram respondidas intenções diferentes, enquanto que para a PA a principal intenção é que as crianças ponham a mão na massa, para a PB a intenção passa pelas crianças perceberem que podem recriar qualquer coisa de diferentes formas estimulando a criatividade e aprendendo ludicamente. Para a PC a principal intenção é que exista desenvolvimento da criatividade, da comunicação e que consigam manifestar os seus sentimentos. Já a PD diz que a principal intenção é ir ao encontro do gosto e dos interesses das crianças, a PE partilha a mesma opinião que a PD embora acrescente que tem de existir sempre objetivos que as façam progredir. Finalmente a PF refere que a sua principal intenção é que as crianças aprendam através desta expressão, atingindo sempre os objetivos traçados.

8 "O movimento da escola moderna é um modelo pedagógico que assenta numa prática democrática da gestão das actividades, dos materiais, do tempo e do espaço e pretende, através da acção dos educadores que dele fazem parte, proporcionar uma vivência democrática e um desenvolvimento pessoal e social das crianças, garantindo a sua participação na gestão da vida da sala e da escola." Raquel Martins, 2009.

51 A pergunta seguinte dizia respeito à duração média de uma atividade de expressão plástica, a esta pergunta as respostas foram praticamente unânimes, sendo que quatro participantes responderam 30 minutos, uma respondeu entre 20 e 40 minutos e a PA não conseguiu responder uma duração média certa, dizendo que depende sempre do interesse das crianças.

Nas duas perguntas seguintes, uma acerca das áreas de exploração abordadas na sala de aula e outra acerca dos materiais que eram utilizados, as respostas foram todas muito idênticas, tendo em algumas acrescido apenas um ou outro material, ou uma ou outra área de exploração. Como podemos ver, as áreas de exploração referidas são idênticas nos seguintes excertos:

"(...) é de tudo um pouco. Se por exemplo estivermos a realizar um projeto, este pode ter pintura, escrita, colagem, pode ter muitas áreas de exploração, porque ao fim ao cabo isto é um cartaz e no fim ficamos com um livro repleto de expressões. Quanto à exploração livre, eles têm à sua disposição a área da expressão plástica que engloba a pintura em várias vertentes, a pintura no placar; a pintura de aguarela; a pintura de rolo; a pintura com anilinas; depois também há a modelagem que pode ser de barro, plasticina ou massa de cores. Noutro ponto da sala, temos sempre o desenho onde têm sempre tudo o que é necessário à mão, inclusive os cartões com os nomes e a data para identificarem o trabalho. Claro que não posso deixar de referir que tudo isto é feito pela mão das crianças e não pela mão da educadora, prefiro usar quando necessário o efeito "iogurte" ou seja, usar o trabalho de uma criança para mostrar a todas as crianças que essa criança conseguiu fazer aquele trabalho e que se ela conseguiu todos conseguem. (PA)".

"Um pouco de tudo, acabamos por fazer modelagem, muita pintura, muita expressão de sensação como a digitinta, também as atividades livres como o desenho ou a colagem, enfim, um pouco de tudo. (PE)".

E também os materiais referidos são idênticos, vejamos nos seguintes excertos: "São muitos, barro, plasticina, massa de cores, esponjas, escovas, pincéis, lápis de cor, de cera, canetas, berlindes, tintas, aguarelas, material de desperdício e reciclável, portanto exploramos muitos materiais. (PC)".

52 "Tudo o que tenho ao dispor eu utilizo, desde os materiais básicos de pintura e escrita, ao material de desperdício, às missangas, tudo o que tenho. Claro que não poderia deixar de dizer que está tudo à mão da criança, a autonomia é muito importante. (PD)".

4.5. Articulação da expressão plástica com outras áreas do saber

Documentos relacionados