• Nenhum resultado encontrado

A arquitetura do projeto foi dividida em três partes MVC (Model View Controller).

4.1.2 MVC

É um padrão de arquitetura de software que separa a informação (e as suas regras de negócio) da interface com a qual o usuário interage. MVC é uma maneira de estruturar o projeto/aplicação de forma que a interface de iteração com o usuário (view) fique separada do controle da informação (model), essa separação é intermediada por outra camada controladora (controller).

 Model: É a camada que representa os dados do projeto, fornecendo meios de acesso (leitura e escrita) à esses dados (Figura 58 e 59).

Figura 57 – Camada Model

 Controller: Possui métodos públicos que são chamados de actions, cada action é responsável por uma “página” do seu sistema. O controller é quem decide qual model utilizar, quais pedidos fazer para o model, qual combinação de views será usada para exibir os dados retornados pelo model. Figura 60 e 61.

Mas não é o controller quem efetua a busca dos dados, ela é realizada pelo model. E a exibição dos dados é efetuada pela view e não pelos controllers.

Figura 60 – Controller AtividadeJpaController.java.

 View: É onde o sistema interage com o usuário. Tudo o que ele ver (HTML/XML/RSS/CSV) deve ser gerado e exibido através dessa camada. A view manipula os dados apenas para a exibição, ela não faz nenhum tipo de escrita e persistência no sistema, e nem efetua busca de dados. Figura 62 e 63.

Figura 61 – Camada View

5. CRONOGRAMA

6. CONCLUSÃO

O sistema traz funcionalidades que auxiliam o produtor rural no gerenciamento da produção, e estas ações permitem ao usuário uma visão ampla do que está sendo desenvolvido em sua propriedade. A análise facilitou o entendimento do sistema.

No que se referiu aos usos foi possível identificar melhor as funcionalidades do sistema, pois os diagramas deram uma melhor compreensão do funcionamento do software.

Foram desenvolvidas funcionalidades que tornam a vida do produtor mais fácil quando o assunto é referente ao que acontece em sua propriedade rural. Agora o produtor pode monitorar tudo o que esta acontecendo em sua propriedade sem precisar sair de casa, como o desenvolvimento do sistema para Web, em qualquer lugar do mundo (desde que esteja conectado a internet) ele poderá acessar o sistema, tendo precisão exata das atividades que foram ou estão sendo realizadas e em quais talhões estão sendo realizadas, quais produtos, funcionário e maquinários estão sendo utilizados e o custo de cada atividade.

O produtor também contara com o histórico das atividades para uma melhor tomada de decisões.

O sistema desenvolvido é de fácil entendimento e utilização. Foi feito para evitar duvidas ao produtor na hora de utiliza-lo.

No desenvolvimento do sistema existiram algumas dificuldades, a maioria devido a falta de conhecimento da linguagem e ferramentas utilizadas, o que resultou em atraso no desenvolvimento do sistema.

7. REFERÊNCIAS

BOOCH, Grady. UML, guia do usuário. Rio de Janeiro: Campus 2000.

CAELUM. Apostila Lab. Java com Testes, JSF, Web Services e Design Patterns.

Caelum Ensino e Inovação. Disponível em: < http://www.caelum.com.br/apostila-java-testes- jsf-web-services-design-patterns/introducao-ao-jsf-e-primefaces/>. Acesso em: 12 jun. 2013.

CAELUM. FJ11 Java e Orientação a Objetos.

CAELUM. FJ21 Java para Desenvolvimento Web.

CAELUM. Introdução ao JSF e PrimeFaces. Caelum. Disponível em: <http://www.caelum.com.br/apostila-java-testes-jsf-web-services-design-patterns/introducao- ao-jsf-e-primefaces/#7-7-preparacao-do-ambiente>. Acesso em: 20 ago. 2013.

DEITEL, H.M. e DEITEL, P.J., Java, como programar, trad. Carlos Arthur Lang Lisboa, 4ª ed. , Porto Alegre, Bookman, 2003.

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J.; Java Como Programador. 5. ed. Tradução de Edson Furmankiewicz. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2005.

Descrição MySQL(Banco de Dados). Disponível em <

http://pt.scribd.com/doc/97461920/DESCRICAO-MySQL-BANCO-DE-DADOS>. Acesso em: 23. Ago. 2013.

Diagrama de Entidade Relacionamento. Disponível em < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&ved=0CFEQFj AI&url=http%3A%2F%2Fwww.mindmeister.com%2Fgeneric_files%2Fget_file%2F11451% 3Ffiletype%3Dattachment_file&ei=CJnAUdbAIsuM0QGamoHwAw&usg=AFQjCNE3gICo WHC0rSrxQv5AKqrN7DIr0Q>. Acesso em: 17 jun. 2013.

Diretrizes para Elaboração de Trabalhos Acadêmico-Científicos. Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA. Assis. 2010

DO PRADO, Antonio Francisco. Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas. 2006. 99p. Lato sensu(Especialização em Computação) – Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA, São Paulo, Assis, 2006.

GONÇALVES, E.,Dominando Java Server Faces e Facelets Utilizando Spring 2.5, Hibernate e JPA, Editora Ciência Moderna, 2009.

K19. Desenvolvimento Web com JSF 2 e JPA 2, 2011.

MILANI, A., MySQL Guia do Programador, Novatec, 2007.

PINTO, Alessandro Cezar. Conheça o NetBeans IDE. Engenharia da Computação. Disponível em : http://engenhariapc.blogspot.com/2010/05/conheca-o-netbeans-ide.html. Acesso em: 03 dez. 2013.

POTTS, A. e FRIEDEL JR, D. Java programming language handbook, CH., Coriolis Group Books, 2004.

SAMPAIO, Marcus Costa. Caso de Uso, Diagrama de Caso de Uso. UFCG CEEI Departamento de Sistemas e Computação. Disponível em: < http://www.dsc.ufcg.edu.br/~sampaio/cursos/2007.1/Graduacao/SI-

II/Uml/diagramas/usecases/usecases.htm>. Acesso em: 16 jun. 2013.

SAMPAIO, Marcus Costa. Diagramas de Interação, Diagrama de Sequência. UFCG CEEI Departamento de Sistemas e Computação. Disponível em: < http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/uml/diagramas/interacao/sequencia.ht m>. Acesso em: 16 jun. 2013.

SILVA MOTA, Carlos Sérgio. Dicas para a construção de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto). P4Pro Organização e Projetos. Disponível em: < http://www.p4pro.com.br/index.php/artigos/25-dicas-para-a-construcao-de-uma-eap-

estrutura-analitica-do-projeto>. Acesso em: 17 jun. 2013.

SILVA, Emerson de Barros. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PERSISTÈNCIA DE DADOS PARA SISTEMAS WEB. 2005. 38p. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Jaguariúna, São Paulo, Jaguariúna, 2005.

Um Breve Histórico do NetBeans. NetBeans. Disponível em: < https://netbeans.org/about/history_pt_BR.html>. Acesso em: 14 jun. 2013.

UML Conceitos Básicos 2. Macoratti.net. Disponível em: < http://www.macoratti.net/vb_uml2.htm>. Acesso em: 24 ago. 2013.

Documentos relacionados