• Nenhum resultado encontrado

a adoção da AP em uma lavoura não está vinculada apenas a obtenção dos dados, mas sim em armazená-los de maneira organizada, com o objetivo de facilitar a sua recuperação e utiliza- ção futura em análises úteis para tomadas de decisão em nível gerencial. Um dos processos utilizados em AP para auxiliar na gestão da lavoura de uma propriedade rural é a divisão de cada talhão em UGDs. As UGDs permitem ao produtor iniciar a gestão de sua propriedade de maneira espacialmente diferenciada, realizando tratamentos específicos considerando as carac- terísticas de cada uma delas e sugerindo, por exemplo, maiores investimentos em unidades com potencial produtivo maior, proporcionando a economia de insumos e a preservação ao meio ambiente. Diante desse contexto, são evidentes as necessidades dos usuários finais de AP com relação a soluções que possam viabilizar o gerenciamento das informações de maneira organi- zada, com o objetivo de facilitar a sua utilização em ações gerenciais. Desse modo, devem ser criadas novas soluções em mineração de dados espaciais que permitam o descobrimento semi- automático do conhecimento intrínseco nos dados, sem deixar de considerar o conhecimento do próprio usuário final e outros fatores que podem influenciar em processos como o delineamento de UGDs.

1.5 Organização da Tese

Esta tese está organizada da seguinte forma:

• O Capítulo 2 aborda a fundamentação teórica relacionada à Agricultura de Precisão (AP), necessária para a compreensão dos conceitos utilizados nesta tese, e conceitos de Ciência da Computação relacionados com essa área de aplicação.

• O Capítulo 3 aborda a fundamentação teórica relacionada a dados espaciais, necessária para a compreensão das diferenças relacionadas à manipulação desse tipo de dado com- plexo com relação a dados convencionais. Mais especificamente, são explicados con- ceitos sobre bancos de dados espaciais, padrões OGC para interoperabilidade de dados espaciais via Web e SIGs para a Web.

• O Capítulo 4 aborda a fundamentação teórica relacionada à descoberta de conhecimento em bancos de dados espaciais, necessária para a compreensão das diferenças que devem ser consideradas em tarefas de agrupamento desse tipo de dado com relação a dados convencionais.

• O Capítulo 5 é constituído por uma revisão da literatura, contendo a sumarização de tra- balhos correlatos a esta tese, considerando o agrupamento de dados espaciais e modelos

1.5 Organização da Tese 31

para manipulação de dados em AP. De maneira complementar, são apresentados experi- mentos que analisam as vantagens e desvantagens do uso das abordagens que constituem o estado da arte no delineamento de UGDs em AP.

• O Capítulo 6 descreve os objetivos gerais e específicos desta tese, bem como a definição formal do problema alvo de pesquisa, hipóteses investigadas e a metodologia utilizada. • O Capítulo 7 descreve, de maneira detalhada, o critério de validação interna SD-Spatial,

e apresenta experimentos comparativos utilizando critérios de validação interna e aborda- gens de agrupamento tradicionais.

• O Capítulo 8 descreve, de maneira detalhada, a abordagem de agrupamento espacial SWMU Clustering, e apresenta experimentos que comparam a sua eficácia com relação às abordagens que constituem o estado da arte no delineamento de UGDs em AP.

• O Capítulo 9 descreve, de maneira detalhada, a abordagem complementar SWMU Poly- gon, e apresenta experimentos que mostram o seu desempenho com relação ao armaze- namento e recuperação de mapas de UGDs em bancos de dados espaciais.

• O Capítulo 10 descreve o sistema protótipo desenvolvido para a realização dos experi- mentos no âmbito desta tese, bem como uma aplicação prática de mapas de UGDs em operações agrícolas.

• O Capítulo 11 conclui os resultados e contribuições obtidos por esta tese, considerando propostas de trabalhos futuros para continuidade da pesquisa.

• O Apêndice A complementa a revisão da literatura realizada no Capítulo 5, onde são descritos os trabalhos relacionados à aplicação de técnicas de mineração de dados já exis- tentes para auxílio ao delineamento de UGDs em AP.

• O Apêndice B transcreve o capítulo intitulado Análise das possibilidades e tendências do uso de tecnologias da informação e comunicação em Agricultura de Precisão, publi- cado em 2014 como parte integrante do livro técnico-científico Agricultura de Precisão: resultados de um novo olhar.

• O Apêndice C transcreve o artigo científico intitulado A Cluster-Based Approach to Sup- port the Delineation of Management Zones in Precision Agriculture, apresentado oral- mente e publicado nos anais da IEEE International Conference on eScience 2014.

1.5 Organização da Tese 32

• O Apêndice D transcreve o artigo científico intitulado Utilização de Dados Espaciais na Tarefa de Agrupamento de Dados Aplicada na Gestão Agrícola, aceito para publicação no periódico Revista T.I.S. - Tecnologias, Infraestrutura e Software.

• O Apêndice E transcreve o artigo científico intitulado Clustering Approaches and Ensem- bles Applied in the Delineation of Management Classes in Precision Agriculture, apresen- tado oralmente e publicado nos anais do XVII Brazilian Symposium on GeoInformatics 2016.

• O Apêndice F transcreve o artigo científico intitulado Utilizando Ensembles com Aborda- gens de Agrupamento Espacial para o Delineamento de Classes de Manejo em Agricul- tura de Precisão, aceito para publicação no periódico Revista Brasileira de Cartografia. • O Apêndice G transcreve o artigo científico intitulado Integração de Ferramentas de SIG

e Mineração de Dados para Utilização em Atividades de Gestão Espacialmente Diferen- ciada Aplicada na Agricultura de Precisão, aceito para publicação e apresentação oral no XI Congresso Brasileiro de Agroinformática.

• O Apêndice H exibe os procedimentos de preparação e execução da revisão sistemática realizada no Capítulo 5, com o auxílio da ferramenta StArt.

• O Anexo A exibe a estatística descritiva dos atributos utilizados nos experimentos desta tese, bem como índices de correlação existentes entre eles.