• Nenhum resultado encontrado

Orientações para a conservação do veículo

No documento Manual de instruções Nova Saveiro (páginas 173-175)

Orientações para a

conservação do veículo

A conservação frequente e especializada contri- bui para a manutenção do valor do veículo. A conservação adequada pode ser uma das condi- ções para o reconhecimento dos direitos de co- bertura em garantia contra danos de corrosão e problemas de pintura na carroceria.

Produtos próprios de conservação adequados po- dem ser obtidos em uma Concessionária Volkswagen.

ATENÇÃO

Produtos de conservação podem ser tóxicos e perigosos. Produtos de conservação inadequa- dos e a sua utilização inadequada podem causar acidentes, bem como ferimentos, queimaduras e envenenamentos graves.

● Manter os produtos de conservação somente em recipientes originais fechados.

● Observar as informações da embalagem. ● Jamais utilizar latas de alimento vazias, gar-

rafas ou outros recipientes para o armazena- mento de produtos de conservação, já que seu conteúdo nem sempre pode ser reconhe- cido pelas pessoas como produto de conser- vação.

● Manter todos os produtos de conservação fora do alcance de crianças.

● Durante a utilização podem ser liberados va- pores nocivos. Por isso, utilizar produtos de conservação somente ao ar livre ou em re- cintos bem ventilados.

● Jamais utilizar combustível, terebentina, óleo do motor, removedor de esmalte ou outros líquidos muito voláteis para conservação, la- vagem ou limpeza do veículo. Eles são tóxi- cos e bastante inflamáveis.

ATENÇÃO

A conservação e a limpeza inadequada de peças do veículo podem limitar os equipamentos de segurança do veículo e, com isso, causar feri- mentos graves.

● Conservar e limpar as peças do veículo so- mente de acordo com as instruções do fabri- cante.

● Utilizar os produtos de limpeza liberados ou recomendados.

NOTA

Produtos de limpeza com solventes agridem os materiais e podem danificá-los.

NOTA

Nunca tentar remover sujeiras, lama ou pó com a superfície do veículo seca. Não utilizar também com essa finalidade um pano ou esponja secos, para não riscar a pintura nem os vidros do veícu- lo. Sujeiras, lama e pó devem ser amolecidos com água, antes de serem removidos.

Ao adquirir produtos de conservação, dê preferência a produtos ecologicamente cor- retos.

Restos de produtos de conservação não de- vem ser descartados no lixo doméstico. Ob- servar as informações da embalagem. 

Lavagem do veículo

Quanto mais tempo resíduos de insetos, excre- mentos de pássaros, resina de árvores, poeira ur- bana ou industrial, piche, fuligem e outros sedi- mentos agressivos permanecerem na superfície do veículo, mais duradouro é o seu efeito destru- tivo. Altas temperaturas e a forte incidência de radiação solar fortalecem o seu efeito corrosivo. Lavar cuidadosamente e em intervalos regulares também a parte inferior do veículo.

Sistema de lavagem automático

Observar as orientações disponibilizadas no sis- tema de lavagem automático. Antes de uma la- vagem automática, tomar as precauções usuais, como, por exemplo, fechar todos os vidros e do- brar os espelhos retrovisores externos para den- tro, para evitar danos. Se o veículo possuir peças agregadas como, por exemplo, spoiler, bagageiro ou antena, informar obrigatoriamente o operador do sistema de lavagem automático → . A pintura do veículo é tão resistente que o veícu- lo geralmente pode ser lavado sem problemas em sistemas de lavagem automáticos. No entan- to, o desgaste real da pintura depende muito da 

Conservação do veículo 171

estrutura do sistema de lavagem automático. A Volkswagen recomenda a lavagem em sistemas de lavagem automáticos sem escovas. Para remover eventuais resíduos de cera dos vi- dros e, assim, evitar atrito excessivo dos limpa- dores do para-brisa, observar as seguintes orien- tações → Página 173, Limpar os vidros e os espe- lhos retrovisores externos.

Lavador de alta pressão

Ao lavar o veículo com um lavador de alta pres- são, seguir obrigatoriamente as orientações de utilização do lavador de alta pressão. Isso é válido principalmente para a pressão e a distância do jato → .

A lavagem do veículo com água a alta pressão pode fazer com que a água entre no veículo. Evi- tar utilizar um lavador de alta pressão a uma dis- tância inferior a 30 cm da superfície do veículo. A utilização de um lavador de alta pressão superior a 8.000 kPa (80 bar) pode levar a danos ou remo- ção da pintura e adesivos.

Manter grande distância de materiais muito ma- leáveis como tubos de borracha e materiais iso- lantes, bem como dos sensores do controle de distância de estacionamento. Os sensores do controle de distância de estacionamento estão localizados no para-choque traseiro → . Em nenhuma hipótese utilizar bicos de jato circu- lar ou tubeiras → .

Lavagem manual

Ao lavar o veículo manualmente, amolecer pri- meiramente a sujeira com água em abundância e enxaguar tanto quanto possível.

Em seguida, limpar o veículo com uma esponja macia, com uma luva de lavagem ou com uma escova, fazendo pouca pressão. Começar pelo te- to e continuar de cima para baixo. Utilizar um xampu de limpeza somente em sujeiras persis- tentes.

Enxaguar cuidadosamente a esponja ou a luva de lavagem em intervalos curtos.

Por último, limpar as rodas, as soleiras e partes similares. Para isso, utilizar uma segunda espon- ja.

Conservar a pintura do veículo

Uma boa conservação protege a pintura do veí- culo. Assim que a água deixar de formar gotas vi- síveis sobre a superfície limpa da pintura do veí- culo, esta deve voltar a ser protegida com uma boa cera conservante.

Mesmo quando uma cera conservante for utiliza- da regularmente no sistema de lavagem automá- tico, a Volkswagen recomenda que a pintura do veículo seja protegida ao menos duas vezes por ano com a aplicação de cera.

Os produtos para conservação da pintura são mencionados no site www.vw.com.br. Polir a pintura do veículo

Um polimento será necessário somente se a pin- tura do veículo perder o bom aspecto e quando não se obtiver mais brilho com o uso de produtos de conservação.

Se a pasta para polir utilizada não tiver compo- nentes de conservação, a pintura do veículo pre- cisará ser conservada em seguida.

ATENÇÃO

Peças pontiagudas do veículo podem ocasionar ferimentos.

● Proteger as mãos e os braços de partes pon- tiagudas ao limpar, por exemplo, a parte in- ferior do veículo ou a parte interna das caixas de roda.

ATENÇÃO

Após a lavagem do veículo, o efeito de frena- gem pode sofrer atraso, aumentando a distân- cia de frenagem devido à umidade nos discos de freio e nas pastilhas de freio ou ao seu con- gelamento durante o inverno.

● “Secar os freios e eliminar o gelo” por meio de manobras cuidadosas de frenagem. Pro- ceder sem colocar os demais condutores em risco ou desrespeitar as determinações le- gais.

ATENÇÃO

O uso inadequado de lavadores de alta pressão pode causar danos permanentes nos pneus e outros materiais, visíveis ou não. Isso pode cau- sar acidentes e ferimentos graves.

● Manter distância suficiente entre o bico do

jato e os pneus. 

Manual de instruções 172

● Jamais limpar os pneus com bicos de jato cir- cular (“tubeiras”). Mesmo com uma distância relativamente grande e um curto tempo de exposição, isso pode resultar em danos visí- veis ou não visíveis nos pneus.

NOTA

●A temperatura da água não deve estar acima de +60 °C.

●Para evitar danos à pintura, não lavar o veículo sob luz solar direta.

●Para que o controle de distância de estaciona- mento funcione corretamente, os sensores no para-choque devem estar limpos e sem gelo. Durante a limpeza com lavadores de alta pres- são ou jato de vapor, somente borrifar os sen- sores rapidamente, mantendo sempre uma distância superior a 30 cm.

●Não utilizar esponjas duras, esponjas ásperas de cozinha ou similares, pois a superfície pode ser danificada.

●Não limpar os vidros congelados ou cobertos de gelo com lavadores de alta pressão. ●Limpar o farol com pano ou esponja úmidos,

nunca secos. Usar preferencialmente água com sabão.

●Lavagem do veículo em clima frio: ao jogar água no veículo com uma mangueira, não diri- gir o jato de água diretamente sobre as fecha- duras ou juntas da porta ou da tampa. As fe- chaduras e as vedações podem congelar!

NOTA

Antes de utilizar um sistema de lavagem auto- mático, observar obrigatoriamente os seguintes pontos para evitar danos no veículo:

●Comparar a bitola do veículo com a distância dos trilhos do sistema de lavagem automático para não danificar as rodas e os pneus! ●Comparar a altura e a largura do veículo com a

altura e a largura de passagem do sistema de lavagem automático!

●Rebater os espelhos retrovisores externos para dentro.

●Para evitar danos à pintura da tampa do com- partimento do motor, rebater as palhetas dos limpadores do para-brisa sobre o para-brisa quando estiverem secas. Não deixá-las cair!

NOTA

● Para evitar danos, não aplicar produtos de po- limento ou cera conservante sobre o farol, so- bre as lanternas e sobre as peças de plástico ou pintadas com acabamento fosco. ● Não polir a pintura do veículo em ambientes

com areia ou poeira ou se houver sujeira. Lavar o veículo somente em locais especial- mente previstos para isso, para que a água com eventuais resíduos de óleo, gordura ou com- bustível não entre na rede de esgoto. Em algu- mas regiões, é proibido lavar os veículos fora dos locais especialmente reservados para esta finali-

dade. 

Limpar e conservar a parte

No documento Manual de instruções Nova Saveiro (páginas 173-175)