• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II- Compreendendo os conceitos de currículo do corpo discente

2.3 Os aspectos positivos do currículo percebidos pelo corpo discente

Na categorização dos aspectos positivos do currículo do curso, considerando que a mesma está intimamente relacionado ao que os alunos percebem como problemas, optamos por apresentar apenas as categorias amplas sem as subcategorias,

exemplificando cada uma delas. Assim, observando a tabela a seguir, constatamos que foram criadas, a partir dos relatos, sete categorias.

TABELA Nº II

ASPECTOS POSITIVOS DO CURRÍCULO NA PERCEPÇÃO DISCENTE

CATEGORIA FREQUÊNCIA (nº) PERCENTUAL (%) 1-Grade disciplinar 39 24.6 2- Conteúdo 36 22.8 Os aspectos positivos do currículo são 3-Professores 27 17.1 4-Caráter crítico 22 13.9 5-Identidade do curso 13 8.2 6-Incentivo à Pesquisa e Extensão 12 7.7 7-Estágio 09 5.7 Total 158 100%

Pude identificar nas respostas do questionário, por exemplo, até quem não visse nenhum problema e dois respondentes não perceberam aspecto positivo. A análise irá considerar as ocorrências declaradas como sendo positivas. Deste modo foram identificados cento e cinquenta eoito aspectos positivos, agrupados por ordem de frequência.

Vale destacar que em cada uma dessas categorias o que foi mais destacado como positivo foi a relativa liberdade que o corpo discente tem para compor sua grade curricular, sem cadeia de pré-requisitos, flexibilidade de horários e turnos, opção de conteúdos diversificados nas eletivas. Em suma, tudo aquilo que no currículo permitia ao aluno uma liberdade de escolha, enfatizando o diálogo, foi visto como sendo muito

positivo. Os extratos das falas dos alunos para exemplificar cada uma destas categorias serão elucidativos. Assim, temos:

1-Em relação à flexibilidade da grade:

Para quem só estuda e não tem outros compromisso durante o dia, ter a possibilidade de transitar entre os três turnos. Não ter disciplinas com pré-requisitos. Um dos aspectos positivos é a flexibilidade , por não possuir requisitos o aluno tem total autonomia para montar sua grade.

2-Em relação ao conteúdo

Um dos aspectos positivos é que o currículo perpassa por diversas áreas do conhecimento.

Apesar de muitos questionamentos sobre o amplo leque de atuações que o currículo nos promove sem enfatizar uma determinada área, considero isso como um espaço de formação integral do pedagogo que precisa compreender a educação em suas diversas modalidades, etapas e formas.

3- Em relação aos professores

A concepção de diálogo, que é dominante nas disciplinas do curso, com aluno-professor em sala de aula favorece um clima de respeito, de empatia e de construção de conhecimento para aqueles que sabem valorizar isso.

A didática dos professores é ótima e o nível das aulas é muito elevado.

Os professores são muito capacitados e nos preparam quase completamente para a docência

4- Em relação ao aspecto crítico

Um dos sucessos do curso é formar pedagogos preocupados com a aprendizagem de seus alunos e dispostos a dialogar com os conhecimentos deles e valorizá-los para ampliar ainda mais seus acervos culturais. Outra conquista do curso é reunir diversidade de alunos e buscar acolhê-los. Outra conquista é possibilitar a esses alunos oportunidades de pesquisa e formação que muitos nunca tiveram

semelhantes oportunidades em suas vidas fora da academia.

Paradoxalmente, o seu maior problema é ao meu ver o seu aspecto mais positivo, já que a pouca ênfase dada à prática resulta em grande importância das disciplinas teóricas, com professores maravilhosos (quase todos), muitas leituras interessantes e espaço para debates, indagações e o desenvolvimento do famoso espírito crítico.

5 - Em relação à identidade do curso

Por ser muito amplo, alunos interessados e curiosos têm possibilidades maiores de alçar vôos em ideias que estão além do que é ensinado na faculdade. De qualquer forma, nosso currículo expande mentes por que oferece disciplinas em diversos campos científicos (só falta mais pluralidade de concepções e um maior rigor com avaliação).

O maior aspecto positivo do currículo é o "apanhado" geral que ele oferece sobre a educação e os processos de ensino-aprendizagem

Em termos acadêmicos, envolvendo oportunidades de desenvolvimento de pedagogos pesquisadores, o currículo é excelente.

. O acesso aos grupos de pesquisa constituem uma parte importante na formação.

O curso oferece opções que vão além das aulas tradicionais de graduação, como cursos de extensão, grupos de pesquisa e monitoria, o que nos forma com mais solidez e nos dá uma visão ampliada da docência

Finalmente, a última categoria identificada nos aspectos positivos do currículo do

curso foi, coerentemente, a mais problematizada: os estágios. Assim, embora apontando os enormes problemas que existem neste espaço de formação, foram apresentados aspectos positivos no mesmo, principalmente no sentido de ser um tempo/espaço articulador da teoria/prática. O relato abaixo é sucinto,

Os estágios, ou seja, as aulas práticas.

mas permite compreender como existe uma dicotomia entre a teoria e a prática sendo o estágio percebido como o tempo/espaço da prática. Este impasse não significa que a teoria é pouco importante, o que está enfatizado no relato a seguir:

O arcabouço teórico, ao mesmo tempo em que é criticado por alguns por ser considerado excessivo e desnecessário para a formação pedagógica, parece ser o grande diferencial do currículo do curso em relação às outras instituições, pois oferece uma carga histórica e filosófica essenciais para compreensão de diversos fenômenos educativos sistemáticos ou não.

O fato de o Estágio ser o aspecto mais problematizado do currículo e ao mesmo tempo ser percebido como positivo pode nos fazer levantar a hipótese de que o grande problema do currículo é o fato de o mesmo ainda não estar estruturado, funcionando e sendo avaliado no sentido de compreensão de que o Curso de Pedagogia está formando educadores e a Educação é uma prática constante que necessita, em cada um de seus momentos de ações que devem estar fundamentadas teoricamente. Conseguir este diálogo é o grande desfio do currículo e isto está explicitado nas sugestões para a melhoria do mesmo apresentadas a seguir.

Documentos relacionados