• Nenhum resultado encontrado

3 A RAZÃO DE SER DOS CADERNOS DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

3.2 Os Cadernos

Os Cadernos foram criados com o objetivo declarado de propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades e competências essenciais, previstas no Currículo Mínimo, por meio de atividades roteirizadas (SEEDUC-RJ, 2013d). São analisados nesta pesquisa os

Cadernos de atividades de língua portuguesa e literatura – Cadernos do professor, dos

quatro bimestres do 1º ano do ensino médio. Esse material se propõe a ser utilizado como instrumento de ensino e de avaliação, tendo como objetivo auxiliar o professor no seu planejamento escolar (SEEDUC-RJ, 2013r).

Tendo em vista a análise dos Cadernos, a noção de semântica global esteve à frente de todas as etapas do processo. Selecionou-se o material do 1º ano do Ensino Médio – detalhadamente descrito a seguir – por funcionar como um ano de ligação entre o ensino fundamental e o ensino médio. Além disso, engloba o componente curricular Literatura, diferentemente dos anos escolares anteriores.

A SEEDUC-RJ disponibiliza no sítio Conexão Professor material de apoio para as doze disciplinas do Ensino Médio, além de Resolução de Problemas Matemáticos, Produção Textual, Conhecimentos Didáticos, Formação Complementar, Fundamentos da Educação, Laboratórios Pedagógicos, Parte Diversificada e Práticas Pedagógicas (SEEDUC-RJ, 2017a).

Os Cadernos de ciências/biologia, filosofia, física, geografia, história, língua estrangeira (inglês e espanhol), língua portuguesa/literatura, matemática, química e sociologia têm a mesma estrutura: são divididos por anos escolares e, em seguida, por quatro bimestres. Todos eles apresentam a versão direcionada ao aluno e a versão direcionada ao professor. Os componentes curriculares de filosofia, física, espanhol, química e sociologia

dispõem apenas de Cadernos para o ensino médio; os outros componentes curriculares disponibilizam material tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

Os Cadernos a que me proponho analisar são os direcionados ao professor, e funcionam como um manual, com prescrições do quê e do como deve ser feito em sala de aula. As diferenças com relação àqueles destinados aos alunos consistem na apresentação de comentários e de respostas, e nas seções Objetivos gerais, Materiais de apoio pedagógico e

Orientação didático-pedagógica – itens que só estão presentes nos Cadernos do professor.

Nos Cadernos do aluno, há apenas a Apresentação – cujo texto é exatamente o mesmo do que há nos Cadernos do professor – e uma seção que explica o que será abordado nas Aulas (capítulos) de cada bimestre. Essa seção explicativa (denominada, no Sumário, de

Introdução) também aparece nos Cadernos do professor, contudo, há uma mudança no item

escolhido para interpelar o coenunciador – nos Cadernos do aluno, usa-se “Caro(a) aluno(a)”; nos Cadernos do professor, usa-se “Caro(a) Tutor(a)”.

O material é dividido por bimestre e engloba os componentes curriculares Língua Portuguesa e Literatura. Os Cadernos estão disponíveis no sítio da SEEDUC-RJ (SEEDUC- RJ, 2013d), no link Conexão Professor, sendo um arquivo para cada bimestre. O Caderno destinado ao 1º bimestre é composto por 50 páginas; o destinado ao 2º bimestre, por 47 páginas; o destinado ao 3º bimestre, por 50 páginas e o destinado ao 4º bimestre é composto por 52 páginas. As seções que compõem o material se repetem nos quatro bimestres. Os

Cadernos dos outros componentes curriculares seguem essa mesma estrutura, conforme dito

anteriormente, contudo, o número de páginas é variável de acordo com o ano escolar e com os conteúdos estabelecidos.

A capa de cada volume apresenta o título, Caderno de atividades pedagógicas de

aprendizagem autorregulada, seguido de um quadro, no qual há a especificação do

componente curricular, da etapa da Educação Básica (ensino médio), do bimestre e do ano escolar. E, por último, ainda no quadro, são elencadas quatro habilidades associadas ao bimestre. A palavra Professor é escrita na cor branca, em um retângulo de fundo vermelho, localizado no canto superior direito da página, conforme a capa reproduzida a seguir.

Caderno do professor – Capa – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

A seguir, temos um trecho da Apresentação presente no início do Caderno de todos os bimestres. Nessa seção, um enunciador – que será analisado posteriormente nesta dissertação –, denominado Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, explica o intuito da elaboração dos Cadernos:

Caderno do professor – Apresentação – p.2 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

A seção intitulada Caro(a) Tutor(a) funciona como uma introdução, explicando o que será encontrado no material, a que ele se propõe, como o conteúdo é distribuído e quais são as habilidades – termo que assume um uso naturalizado nos Cadernos – selecionadas para o bimestre. Aqui o enunciador é “Equipe de Elaboração”, como pode ser visto a seguir:

Caderno do professor – Caro(a) Tutor(a) – 2º bimestre – p.3

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013o

A seguir, na página 4, há o Sumário. Nele há a indicação das páginas relativas à

Introdução, às dez aulas planejadas para trabalhar o conteúdo do bimestre, à Avaliação, à Pesquisa e às Referências. No entanto, os Objetivos gerais e os Materiais de apoio pedagógico, encontrados na página 5, e a Orientação didático-pedagógica, encontrada na

página 6, não são mencionados no Sumário. Os Objetivos gerais e os Materiais de apoio

pedagógico não aparecem apenas no Sumário do Caderno do 1º bimestre; nos outros três Cadernos essas seções são apresentadas. Segue o Sumário do 1º bimestre:

Caderno do professor – Sumário – 1º bimestre – p.4

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013q

A seção intitulada Objetivos gerais (p.5) apresenta o tema seguido dos objetivos gerais do bimestre, como pode ser visto abaixo:

Caderno do professor – Objetivos gerais – 1º bimestre – p.5

A seção Materiais de apoio pedagógico (p.5) é iniciada com a informação de que esses materiais sugeridos são para auxiliar o professor. No Caderno do 1º bimestre são listadas as teleaulas e os respectivos conteúdos, seguidos da informação de que tudo isso está disponibilizado no portal eletrônico Conexão Professor – link que se encontra no sítio da SEEDUC-RJ. Vejamos:

Caderno do professor – Materiais de apoio pedagógico – p.5-6 – 1º bimestre

Nos Cadernos dos bimestres seguintes, o quadro dos Materiais de apoio pedagógico se apresenta mais completo: além da indicação da teleaula, é dito que ela faz parte do Programa Autonomia – detalhado no capítulo 1 desta dissertação. Há também endereços eletrônicos nos tópicos Orientações pedagógicas do Currículo Mínimo e Recursos digitais, disponibilizados para que o professor busque, nos sítios sugeridos, orientações pedagógicas e materiais referentes aos conteúdos do bimestre. No Caderno de atividades não há nenhuma explicação acerca das teleaulas do Autonomia, pressupondo, dessa forma, que o professor que fará uso do Caderno já saiba o que são essas aulas citadas como material de apoio pedagógico, conforme quadro copiado abaixo:

Caderno do professor – Materiais de apoio pedagógico – p.5 – 2º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013o

A Orientação didático-pedagógica é um passo a passo composto por sete itens descrevendo como as atividades do Caderno devem ser aplicadas aos alunos. Segue:

Caderno do professor – Orientação didático-pedagógica – p.6 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

Na página 7 começam as atividades. A aula 1 é iniciada por um recado direcionado ao aluno, explicando o que será trabalhado. Assim, é possível entender que as Aulas do

Caderno do professor são constituídas pelas atividades do Caderno do aluno na íntegra,

acrescidas dos comentários e gabaritos das respectivas questões. As nove aulas seguintes seguem a mesma estrutura: recado direcionado ao aluno, explicando o que será trabalhado; texto base para os exercícios; questões; comentários e respostas. Vejamos um exemplo de como se apresenta o início da primeira aula do 1º bimestre do Caderno do 1º ano:

Caderno do professor – Aula 1 – p.7 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

A Avaliação no final do Caderno segue a mesma estrutura em três bimestres (1º, 2

º

e 4º)

: recado direcionado ao professor aplicador, com duas sugestões de composição de nota do aluno (no 3º bimestre, o recado é direcionado ao aluno, o que nos permite inferir que o

Caderno foi construído a partir de um original destinado inicialmente ao aluno – uma brecha

na revisão do material, visto que esse texto introdutório do Caderno do professor era o direcionado ao aluno). Segue a seguir:

Caderno do professor – Avaliação – p.40 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

A seguir há a reprodução das páginas 41 e 42 do Caderno do professor, com o texto base para os exercícios, as questões propostas e as respectivas respostas comentadas, direcionadas ao professor aplicador. Essa organização se repete em todos os bimestres. Vejamos:

Caderno do professor – Avaliação – p.41 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

A seção Pesquisa é composta por um texto base para os exercícios, questões discursivas e proposta de pesquisa, seguida de dicas de como indicar a fonte em que a pesquisa foi feita. Nessa seção não há o item atividade comentada, como nas seções Aulas e

Avaliação. Vejamos:

Caderno do professor – Pesquisa – p.44 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

O Caderno é finalizado com as Referências e com a Equipe de Elaboração. As referências são semelhantes nos quatro bimestres. Há erros de digitação que se repetem, tanto nos nomes dos autores referenciados como na ordem alfabética em que são apresentados, o que demonstra uma falha na revisão do material, como pode ser visto a seguir:

Caderno do professor – Referências – p.48 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

A Equipe de Elaboração é composta por coordenadores do projeto, os quais formam a diretoria de articulação curricular e a coordenação de áreas do conhecimento; e pelos professores elaboradores, conforme reprodução a seguir:

Caderno do professor – Equipe de Elaboração – p.50 – 1º bimestre

Fonte: SEEDUC-RJ, 2013n

A Equipe mantém uma estabilidade no número de componentes, variando apenas em relação a um participante no 2º e 3º bimestres:

Tabela 4: Equipe de Elaboração

BIMESTRE COORDENADORES DE ÁREA PROFESSORES

ELABORADORES

1º 6 8

2º 6 7

3º 5 7

4º 5 8

Uma última observação acerca da Equipe de Elaboração é que não houve chamada pública, tampouco divulgação de vagas para que profissionais da educação interessados na confecção desse material pudessem participar do processo de seleção.

Tendo feito a descrição dos itens que compõem os Cadernos, da sua estrutura e da Equipe de Elaboração, segue, na próxima seção, a análise do córpus pelos planos da semântica global.