• Nenhum resultado encontrado

ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO: A REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS

3.1 Os Campos Gerais e os sujeitos da pesquisa: quem são?

Com o objetivo de situar nossa pesquisa, iremos partir do aspecto geográfico e político para apresentar a realidade que investigamos, bem como os sujeitos da pesquisa. Tomamos a definição de Campos Gerais, elaborada por Maack (1948), do ponto de vista fitogeográficos e geomorfológicos e posteriormente para tal recorte adotamos a divisão política das cidades que compõe o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa- – NRE-PG, Estado do Paraná.

3.1.1 Os Campos Gerais

Nossa investigação foi desenvolvida com professores de uma escola localizada no campo pertencente ao NRE-PR, no município de Ponta Grossa, na Região dos Campos Gerais, no sul do Brasil, por fim no Estado do Paraná.

O termo região dos Campos Gerais do Paraná, não apresenta uma definição singular e inalterável, visto que as definições são adotadas em virtude de objetivos e interesses diversos, o que resulta em definições diversas, segundo Melo; Moro e Guimarães (2007, p.18):

A região denominada Campos Gerais do Paraná não tem uma definição única e permanente, visto que esta tem sido modificada, atendendo a necessidades e conveniências de uma identificação regional dentro de um Estado com marcante dinâmica territorial nas últimas décadas.

Ressaltamos a criação do termo “Campos Gerais do Paraná”, que segundo o “Dicionário Histórico e Geográfico dos Campos Gerais”:

A expressão "Campos Gerais do Paraná" foi consagrada por MAACK (1948), que a definiu como uma zona fitogeográfica natural, com campos limpos e matas galerias ou capões isolados de floresta ombrófila mista, onde aparece o pinheiro araucária. Nessa definição, a região é ainda limitada à área de ocorrência desta vegetação que a caracteriza situada sobre o Segundo Planalto Paranaense, no reverso da Escarpa Devoniana, a qual o separa do Primeiro Planalto, situado a leste.

Conforme podemos observar na FIGURA 1:

FIGURA 1 - Os Campos Gerais do Paraná segundo sua definição original Maack (1948)

Fonte: http://www.uepg.br/dicion/campos_gerais.htm

Legenda: 1- Escarpa da Serra Geral; 2- Escarpa Devoniana; 3- Extensão original dos campos naturais no Segundo Planalto Paranaense.

Porém, esta definição adota somente os critérios fitogeográficos e geomorfológicos, que traduzem apenas o caráter geológico e natureza das rochas, que contribuem no desenvolvimento de uma vegetação de campo. Destacamos que existem outras definições, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais – AMCG adota critérios econômicos e políticos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, tem utilizado critérios de identidade histórica e geográfica, além das áreas de influencia da universidade. Por fim para os consórcios de gestão ambiental adota-se a área da bacia hidrográfica do Rio Tibagi com fator de definição da extensão dos Campos Gerais. Melo; Moro e Guimarães (2007).

Como já foi dito anteriormente, neste trabalho utilizar-se-á delimitação dos Campos Gerais do Paraná, conforme o Dicionário Histórico Geográfico dos Campos Gerais/UEPG e a delimitação dos municípios que compõe o NRE-PG, preconizado pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Pois somente a demarcação utilizada por Maack (1948), não seria suficiente para a seleção dos sujeitos participantes desta pesquisa, pois a mesma engloba outros municípios que não estão incluídos na composição do NRE-PG, pois segundo Melo; Moro e Guimarães (2007, p.19):

Na concepção de Maack, por exemplo a cidade de Castro não se encontraria dentro dos Campos Gerais, pois se situa no Primeiro Planalto Paranaense. Entretanto, cultural e historicamente Castro está intimamente ligada aos Campos Gerais. Os fazendeiros homens notáveis outorgados sesmeiros pela coroa portuguesa, exploravam os pastos naturais situados no Segundo Planalto, mas tinham as sedes de suas fazendas em Castro, núcleo urbano mais antigo e então mais próspero da região.

Destacamos que a definição preconizada pelos organizadores do Dicionário Histórico Geográfico dos Campos Gerais é pautada nos seguintes critérios: Fitogeografia, Tropeirismo, Associativismo, área de atuação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com estes critérios os Campos Gerais do Paraná são constituídos pelos seguintes municípios. Ver FIGURA 2.

 Arapoti  Campo do Tenente  Cândido de Abreu  Castro  Ipiranga  Balsa Nova  Campo Largo  Carambeí  Imbaú  Ivaí

 Jaguariaíva  Ortigueira  Piraí do Sul  Porto Amazonas  Reserva  Telêmaco Borba  Tibagi  Lapa  Palmeira  Ponta Grossa  Rio Negro

 São José da Boa Vista

 Teixeira Soares

 Ventania

FIGURA 2 – O Estado do Paraná e a Região dos Campos Gerais do Paraná.

Fonte: http://www.uepg.br/dicion/campos_gerais.htm

Contribuindo nesta apresentação, a delimitação preconizada pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa/ Secretaria de Educação do Estado do Paraná, os municípios que o compõe são. Ver FIGURA 3

 Castro  Ipiranga  Piraí do Sul  Porto Amazonas  Tibagi  Carambeí  Ivaí  Palmeira  Imbituva

 São João do Triunfo  Ponta Grossa

FIGURA 3 – Municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

Fonte: Adaptado de http://www.nre.seed.pr.gov.br/pontagrossa/arquivos/Image/mapa_ponta_grossa _ ok%281%29.jpg

Por fim situamos a escola investigada dentro dos limites do município de Ponta Grossa, o qual se destaca entre os mais desenvolvidos no Estado do Paraná, sendo polo econômico na região dos Campos Gerais, também é considerado um município onde o conservadorismo e a tradição prevalece em muitas disputas de poder20.

20

Destacamos a região do Distrito de Itaiacoca21, onde a escola esta localizada, posteriormente o bairro rural do Biscaia, que podemos denominar de microrregião dentro do contexto da região deste distrito.

FIGURA 4 – Localização e distância (40 km) entre o centro do município de Ponta Grossa(A) e a escola investigada(B), na localidade do Biscaia/Itaiacoca-Ponta Grossa

Fonte: Adaptado de www.google.com.br

3.2 O Projeto Político Pedagógico (PPP) – movimento de construção da