• Nenhum resultado encontrado

4 PERCURSO METODOLÓGICO

4.3 Procedimentos Metodológicos

4.3.4 Os ciclos de estudos reflexivos

No contexto da investigação colaborativa os ciclos de estudos reflexivos contribuem para o desenvolvimento das capacidades psíquicas e sociais que permitem o domínio de variadas modalidades de atividade teórica e prática. De acordo com Ibiapina e Ferreira (2007, p.76)

Os ciclos de estudos reflexivos [...] constituem um procedimento complexo de construção, (re) construção de conhecimento e do próprio processo cognoscitivo, uma vez que as análises e discussões neles vivenciadas oportunizam, além da reconstrução de saberes, a reconsideração de valores, crenças e objetivos de ação, propiciando a opção por alternativas mais eficazes à solução dos problemas vivenciados no cotidiano da prática pedagógica.

Esse procedimento proporciona aos partícipes oportunidades de diálogos que levam os envolvidos a expor suas incertezas e conflitos, sem constrangimento. Deste modo, esses espaços permitem que os partícipes discutam, analisem, avaliem e até construam e/ou reconstruam conhecimentos que contribuam para a fundamentação da prática pedagógica.

Nesse contexto, é de fundamental importância que sejam criados espaços de discussão, na perspectiva de emergir saberes de maneira cooperativa, pois nesses espaços os colaboradores têm a oportunidade de serem formadores e, ao mesmo tempo, serem formados.

Nesta direção, os ciclos de estudos reflexivos foram realizados em nossa investigação, inicialmente com o objetivo de contribuir para o avanço nas discussões da problemática que cerca nosso objeto de estudo e maior aprofundamento sobre a pesquisa colaborativa.

Esse procedimento se destina à efetivação do processo de elaboração conceitual. A sua efetivação implica, segundo Ferreira (2006) nas seguintes etapas:

A) Sondagem das necessidades formativas e dos conhecimentos prévios dos colaboradores. Para a realização dessa etapa, pedimos às colaboradoras que expusessem por escrito, suas necessidades formativas em relação ao ensino da História acrescentando o que entendem por História e pensamento teórico.

B) Apropriação de novos pressupostos teóricos conceituais. Esse procedimento objetiva desencadear um processo de ensino-aprendizagem em que os colaboradores vivenciem um processo de desconstrução e (re) construção dos conceitos privilegiados nesse estudo. Com esse objetivo foram realizados estudos sobre as concepções de História de pensamento, além de discussões acerca dos conceitos de colaboração e reflexão.

Nessa direção, realizamos situações de aprendizagens com vistas à (re) elaboração de conceitos e desenvolvimento de procedimentos lógicos (associação, enumeração, comparação, identificação e classificação) e processos implícitos na elaboração conceitual (análise, síntese, abstração e generalização) que conduzam à formação do pensamento teórico.

Os referidos Ciclos de Estudos foram realizados em cinco sessões, na residência das professoras, sendo quatro gravados em vídeos e um registrado por escrito. Para a efetivação dos ciclos, selecionamos dois temas gerais e dois conceitos.

É importante ressaltar que o estudo de tais temas surgiu da negociação com as partícipes no decorrer da investigação. Dessa forma, decidimos estudar os temas: Pesquisa Colaborativa e a História da disciplina História no espaço escolar e os conceitos de pensamento teórico e de História.

O quadro abaixo sintetiza os referenciai s utilizadas durante os ciclos de estudo:

Tema Texto Conceito Texto

P esq ui sa Co la bo ra tiv a IBIAPINA, I. M. M. A Ossatura da Pesquisa colaborativa, In: Pesquisa

colaborativa: investigação,formação

e produção de conhecimentos. Brasília: Líber livro Editora, 2008.(anexo)

Pesquisar

colaborativamente - texto elaborado a

partir de Magalhães(2003),Desgagné (1998), Ibiapina (2008) e Ferreira (2007) P ens amento T rico RUNBINSTEIN, S.L. A natureza do pensamento, In: Princípios de Psicologia Geral. Lisboa: Editora

Estampa, 1973. V. IV (anexo)

Considerações acerca do pensamento enquato função mental superior - texto elaborado a partir de Runbinstein (1973),Davidov (1982) E Vygotsky (1998). Coppnin (1978) (anexo) H is ria da dis cip lin a H is ria no esp aço esco la

r. SCHMIDIT, M. A. & CAINELLI, M. Histórias do ensino de História. In: Ensinar História. SP: Scipione, 2004. .(anexo) H is ria ARÓSTEGUI, J. História e Historiografia: os fundamentos, In: A

pesquisa Histórica: teoria e método.

Bauru, SP: Edusc, 2006. (anexo) GLÉNISSON, J.O conteúdo do termo História, In: Iniciação aos estudos

históricos. 6 ed. Rio de Janeiro-

RJ:Bertrand Brasil,1991.(anexo) Quadro 3 Referências utilizadas nos ciclos de estudos reflexivos

O primeiro ciclo de estudos reflexivos teve como objetivo o estudo sobre pesquisa colaborativa. Nele discutimos um texto sobre as especificidades relacionadas à pesquisa colaborativa como: origem e, pressupostos teórico-metodológico que a fundamentam. Nessa ocasião, marcamos a data para a realização da entrevista e negociamos as atribuições de cada partícipe e as da mediadora. Entre as atribuições sugeridas por Ibiapina (2008), sintetizamos as que seguem no quadro abaixo:

Mediadora (Marques) Atribuições dos colaboradores

Levantar conceitos nas necessidades formativas; Fazer o diagnóstico dos conhecimentos prévios; Aplicar os instrumentos de coleta de informação e transcrevê-las;

Organizar textos para o estudo dos conceitos; Mediar sessões reflexivas;

Divulgar resultados do estudo individualmente ou em grupo.

Aprovar os conceitos selecionados no levantamento das necessidades formativas; Responder ao diagnóstico dos conhecimentos prévios;

Participar ativamente de todas as atividades propostas pela pesquisa;

Ler com antecedência os textos;

Colaborar com os pares nas ações reflexivas; Divulgar os resultados do estudo em parceria com o mediador.

Quadro 4 síntese das atribuições dos partícipes e da mediadora da pesquisa durante a investigação Fonte: Ibiapina (2004)

O segundo Ciclo se deu em dois encontros e tiveram como objetivo estudar sobre o conceito de Pensamento Teórico, porém antes discutimos sobre os processos implicados na atividade do conhecer e as especificidades do conhecimento humano.

No terceiro Ciclo, estudamos sobre a (re) elaboração do conceito de Pensamento Teórico.

O quarto Ciclo objetivou estudar o conceito de História. Nesse Ciclo, discutimos a respeito da polissemia do termo História e utilizamos algumas falas dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. A partir de questionamentos, surgiu a necessidade de estudarmos a cerca de como a disciplina História foi se efetivando no espaço escolar. Assim, nos reunimos para estudar acerca do tema sugerido.

O quinto Ciclo de Estudos Reflexivos teve como objetivo estudar a (re) elaboração do conceito de História. Ainda nesse ciclo, discutimos sobre o relato da aula que seguiu as ações formativas para realizarmos as sessões reflexivas.

Em síntese, a dinâmica dos ciclos de estudos reflexivos se pautou em leituras prévias dos textos, destaque das dúvidas, relatos acerca de experiências das partícipes, (re) elaboração dos conceitos previamente elaborados e a comparação com os conceitos iniciais.

Documentos relacionados