• Nenhum resultado encontrado

6 ANÁLISE DOS RESULTADOS

6.1 Os cursos de Administração Pública e Letras-Português do

No que diz respeito aos cursos que foram escolhidos como objetos deste estudo, é necessário resgatar os programas dos quais eles fazem programa.

O curso de Administração Pública faz parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), criado em 2009, como uma continuidade do curso-piloto de Administração a distância, já desenvolvido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, e representa mais uma forma de promoção do desenvolvimento científico e tecnológico na perspectiva regional de geração de emprego e equidade social. A construção do programa se desenvolveu de forma colaborativa entre as universidades já parceiras da UAB e com a participação do Conselho Federal de Administração, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para a solidificação do projeto básico (UFSC, 2013).

Este programa tem como objetivo desenvolver cursos de bacharelado em administração pública, especializações em gestão pública, gestão pública municipal e gestão em saúde para promover a formação e qualificação de

pessoal de nível superior para atuarem em âmbito federal, estadual e municipal, visando o exercício de atividades gerenciais, em instituições governamentais e não governamentais, de forma a contribuir para a transformação e o desenvolvimento do país (UFLA, 2012).

Todas as instituições de ensino superior que fazem parte do sistema da Universidade Aberta do Brasil podem participar dos editais de adesão dos programas, contribuindo para a consolidação da oferta do programa em todo o território nacional (PNAP, 2012).

Desta forma, o curso de Administração Pública é desenvolvido por meio da parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). E foi criado para atender à demanda por gestores públicos com capacidade de visão crítica das ações administrativas e das políticas desenvolvidas, para auxiliar na gestão das três esferas governamentais. Este curso conta atualmente com a participação de onze polos de apoio presencial.

É necessário esclarecer que o curso iniciou em 2010, com a oferta total de 250 vagas que foram distribuídas de forma igualitária em cinco polos de apoio presencial que são: Araçuaí, Campos Gerais, Formiga, Lavras e Santa Rita de Caldas. Os critérios de seleção de polos e número de vagas oferecidas devem obedecer ao que está previsto no edital de adesão ao PNAP, que deve ser preenchido por toda universidade que tem interesse em ofertar o curso.

Assim, segundo este edital, as universidades devem ofertar, independente do número de polos, no mínimo cento e vinte e cinco vagas para o bacharelado e o mínimo de cento e cinquenta vagas para os cursos de pós- graduação contemplados pelo programa. Com relação à escolha dos polos, cada universidade tem liberdade para indicar os mesmos, desde que justifique a viabilidade destes polos que, por sua vez, serão avaliados em duas dimensões:

aptidão e anuência. Porém, a CAPES tem liberdade para vetar a escolha de determinado polo, como também de solicitar outra cidade para ser contemplada.

Em 2011 ocorreu um novo vestibular com oferta total de 250 vagas. Entretanto, o pólo de Araçuaí não participou desse vestibular, visto que seus responsáveis manifestaram que não teriam condições de abrigar uma nova turma. Diante do não interesse do polo de Araçuaí em participar desse vestibular, o polo de Ilicínea apresentou uma demanda e ingressou na turma de 2011.

Em 2012 não houve oferta do curso por decisão do colegiado do curso e do departamento de Administração e Economia, ao qual o mesmo está vinculado, em decorrência de uma indefinição na política de oferta por parte do governo federal, que demorou a sinalizar se haveria ou não financiamento para a execução dos cursos naquele ano.

O curso realizou uma nova oferta de 250 vagas, no ano de 2013, para novos polos: Jaboticatubas, Cambuí, Bambuí, Boa Esperança e Bom Despacho.

No âmbito da Universidade Federal de Lavras, o curso de Administração Pública está vinculado ao Departamento de Administração e Economia (DAE) e visa, conforme prescreve seu projeto pedagógico, atender à demanda do mercado de trabalho das regiões sul, sudoeste e campo das vertentes do Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à formação de gestores públicos.

No que se refere ao projeto pedagógico do curso, este tem por objetivo direcionar de forma específica o funcionamento do curso, determinando prioridades e estabelecendo estratégias de trabalho. O projeto destaca também que a implementação do curso de Administração Pública foi beneficiada pela experiência já adquirida pela universidade quando da criação do curso piloto de Administração, no sentido de viabilizar ações sinérgicas, tendo em vista que as disciplinas possuíam estruturas comuns.

Já o curso de Letras-Português faz parte do plano nacional de formação de professores para a educação básica, que é resultado da ação conjunta entre o

Ministério da Educação, as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e as Secretarias de Educação estaduais e municipais, embasados no plano de metas e compromisso todos pela educação (PDE), que estabelece um regime colaborativo entre os entes federados.

No ano de 2007, após a adesão ao PDE, estados e municípios desenvolveram ações articuladas, o que favoreceu a identificação de demandas, prioridades e metodologias destinadas a dar cumprimento às novas exigências da LDB com relação à formação dos professores atuantes na educação básica (PARFOR, 2012).

Assim, este plano governamental é destinado, especialmente, a professores atuantes no ensino público estadual e municipal que não possuem formação adequada segundo os ditames da LDB, no sentido de ofertar cursos superiores gratuitos em 21 estados da federação, em parceria com 78 Instituições Públicas de Ensino Superior, sendo 48 federais, 28 estaduais e 14 universidades comunitárias. Para o ingresso no programa o docente precisa inscrever-se no sistema desenvolvido pelo MEC, denominado Plataforma Freire.

Desta forma, o público-alvo do Curso de Letras-Português, implementado em 2011, foi formado por professores de ensino médio das redes municipais que não possuem habilitação para o curso que lecionam. O curso foi destinado também aos concluintes do ensino médio que residam nas regiões contempladas pelos municípios-polo. Para tal, foram disponibilizadas 250 vagas a serem divididas pelos cinco polos de apoio presencial, a saber: Governador Valadares, Cambuí, Confins, Sete Lagoas e Itamonte. E, no ano de 2012, foram disponibilizadas mais 250 vagas contemplando estes mesmos polos. Vale destacar que os critérios de definição do número de vagas e escolha dos polos seguem as mesmas diretrizes do curso de Administração Pública, já demonstradas anteriormente.

O projeto de criação do curso de Letras-Português na modalidade a distância desenvolvido na Universidade Federal de Lavras está em consonância com o plano governamental para promover a qualificação e capacitação de professores da educação básica a partir das observações de carências destes professores no sul e sudeste do estado de Minas Gerais. Neste sentido, o projeto se pauta, principalmente, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e tem com compromisso principal a oferta do curso, buscando o engajamento efetivo do cidadão na sociedade. O curso é ofertado por meio do departamento de Ciências Humanas, sendo este responsável pela produção do projeto pedagógico e demais diretrizes norteadoras do curso.

Assim, o curso tem como objetivo a formação de professores competentes para atuar de forma ética e crítica para produzir e interpretar ideias dentro das instituições públicas e privadas. O profissional deve ser capaz de utilizar a linguagem como uma forma de leitura crítica de seu entorno, contribuindo para a construção da cidadania. Busca-se desenvolver também a visão multifacetada dos discentes para que os mesmos possam conduzir suas ações de forma pró-ativa e reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade (UFLA, 2011).

Desta forma, o egresso deve buscar contribuir com a sociedade, pautando sua conduta social e profissional comprometida com a consciência de cidadania, na medida que a construção e reconstrução do conhecimento possibilite a reflexão acerca das realidades e conflitos que se inserem no âmbito da convivência em sociedade.

6.2 O processo de implementação dos cursos de Administração Pública e de