• Nenhum resultado encontrado

2. O CAMPO DE PESQUISA

2.4 A COLETA DE DADOS

2.4.3 Os desdobramentos da pesquisa de opinião

Depois de finalizado o trabalho da pesquisa conduzido pela professora Darli, mais duas atividades relacionadas à construção, à leitura e à interpreação de gráficos, foram realizadas com os alunos: uma com o objetivo de explorar aspectos da construção e leitura de gráficos não trabalhados nas etapas de tabulação e processamento das informações e da etapa de análise e _____________

interpretação dos resultados, coordenada por mim, e uma outra sobre leitura e interpretação de gráficos, proposta pela professora de matemática, Cristiane.

A atividade que eu coordenei surgiu da avaliação que minha orientadora e eu fizemos de que os alunos não utilizaram os gráficos para a análise dos dados. Vimos, assim, a oportunidade de potencializar o trabalho de tratamento dos dados, explorando procedimentos matemáticos nele usados, a fim de obtermos um cenário mais favorável para identificar aprendizagens matemáticas. Assim, do ponto de vista metodológico, a realização dessa atividade se configurou como uma intervenção que será fundamentada no capítulo seguinte. Para tal trabalho, solicitei à professora Cristiane um espaço em suas aulas, esclarecendo meus objetivos. Ela prontamente aceitou e informou-me que pretendia trabalhar o conteúdo gráficos com a turma, sugerindo que meu retorno à turma ocorresse após a realizaçaõ desse trabalho por ela. Ela ainda me autorizou a acompanhar essa aula.

No dia 19 de novembro de 2015, a professora Cristiane propôs três tipos de gráficos reproduzidos de um livro didático, dando uma cópia para cada aluno. Ela os fixou no quadro em formato A3. Nessa aula, a professora tinha o objetivo de trabalhar a função e o uso dos três tipos de gráficos: setores, barras e linhas, mas não se ocupou em ensinar a confeccioná-los. Os gráficos utilizados por ela ou não estavam ligados à pesquisa de opinião, ou foram produzidos a partir de práticas do cotidiano das crianças.

Após a aula da professora Cristiane, como combinado, retornei à turma45. Nesse retorno, centrei o trabalho em pontos que mereciam aprofundamento na etapa de tabulação dos dados. O objetivo era propor um outro critério para tabulação das respostas que facilitassem o uso das tabelas como referência para a confeção dos gráficos.

Para iniciar a discussão, colei, no quadro, as três tabelas elaboradas pelos alunos.

Figura 9- Tabela com o resultado por turma elaborado pela professora Darli. _____________

Em seguida, entreguei para a cada aluno um roteiro para seguir a atividade.

Figura 10 - Roteiro para a atividade elaborado pela pesquisadora

No novo formato, cada questão corresponderia a uma tabela. Em uma, os dados seriam estratificados por turma e, na outra, por gênero. Para o prenchimento da primeira tabela, foi pedido que a turma localizasse, nas tabelas afixadas no quadro, os dados que preencheriam as células vazias. Na segunda tabela, que já estava parcialmente preenchida, meu questionamento foi como fazer a leitura da mesma e obter o total por item. Essa tabela tinha um formato diferente porque contemplava as respostas da questão, 1 “Você é?” e a questão 3, “Como você avalia os serviços públicos prestados pela prefeitura?”. Desse modo, eu queria explorar a interpretação das respostas à questão 3 estratificada por gênero. Para concluir, solicitei que os alunos elaborassem um gráfico de colunas contendo os resultados das três turmas, utilizando a tabela, elaborada por mim, que contemplava a resposta por turma da questão“Você sabe o que é serviços públicos?”. Detalhei a solicitação dando as seguintes orientações:

1º - Usando a folha quadriculada, fazer um traço na vertical na segunda coluna e um traço na horizontal na primeira linha (traçar os eixos do gráfico).

2º - No encontro das duas linhas, marcar um ponto atribuindo a ele o valor zero. A partir desse ponto, marcar pontos na linha vertical. Atribuir a cada ponto valores de 5 em 5, até o número 30. (construção da escala)

3º - Escolher duas cores a serem usadas para diferenciar o número de respostas correspondente a cada uma das opções de gênero.

4º -Verificar quantas foram as respostas “sim” e pintar o valor correspondente na malha quadriculada de acordo com cada turma. Repetir o procedimento para as outras duas turmas.

5º - Ainda usando o quadriculado, deixar uma coluna em branco e fazer o mesmo registro para as respostas “não” para as três turmas, utilizando a outra cor.

6º - Identificar cada coluna com o nome da turma. 7º - Escrever o título do gráfico.

8º - Escrever a fonte de pesquisa.

Como eles já tinham feito gráficos nas aulas da professora Darli, elaborei essas orientações com eles, mas ensinei, passo a passo, como deveria ser feito.

Figura 11- Gráfico elaborado pela aluna Larissa no dia 24/11/2015.

Com base na tabela da questão 3, sobre a avaliação do serviço prestado pela prefeitura, foi elaborado um gráfico de setores para mostrar a distribuição das respostas “ótimo”, também estratificada por opção de gênero. Para a confecção desse gráfico, foi entregue uma folha com um círculo dividido em 37 setores circulares, que correspondiam à quantidade de pessoas que haviam avaliado o serviço público como ótimo. Esse valor estava expresso na última linha da tabela tomada como referência. Para elaborar esse gráfico, retomamos as orientações dadas na elaboração de gráfico de setores da aula da professora Darli. Segue um exemplo:

Figura 12- Gráfico elaborado pelo aluno Vitor no dia 24/11/2015.

Como o tempo da aula havia expirado, não foi possível discutir o gráfico para uma interpretação dos resultados ali expressos.

Neste capítulo, optamos por descrever as aulas que compõem o material empírico desta pesquisa, seguindo a ordem cronológica em que aconteceram. Por sua vez, no que diz respeito à pesquisa de opinião desenvolvida, seguiu-se o passo a passo proposto na metodologia NEPSO. Tal descrição será usada para caracterizar algumas práticas que configuraram nossa unidade de análise, visando identificar as aprendizagens que ocorreram nessas práticas. Fazemos uma ressalva de que, durante o desenvolvimento de cada uma dessas etapas da pesquisa de opinião, conseguimos perceber a concretização de práticas relacionadas à temática, que envolvem aspectos mais amplos, não se fechando em práticas cujas relações são estabelecidas somente com conceitos e procedimentos matemáticos escolares. Como acompanhamos e participamos de atividades que ocorreram dentro da disciplina Geo/História, sendo que a intenção da professora era propor uma discussão acerca do tema Serviços Públicos, o trabalho com a matemática não foi o foco. Mas sim, uma linguagem que permitiu outras possibilidades de leitura e discussão do tema.