• Nenhum resultado encontrado

2. CAPÍTULO II

2.2 Situando o lócus da pesquisa

2.2.2 Os espaços

Cabe aqui descrever sucintamente a forma como se organizam as divisões internas do espaço escolar para que o leitor possa se situar como se configura os locais onde a pesquisa foi desenvolvida. Em termos de estrutura física, a instituição conta com um total de 16 salas de aula que se distribuem em dois andares, dessas 10 atendem o ensino fundamental, e o restante localizadas na parte inferior do prédio que são ocupadas pelos alunos do ensino médio. Além do número de salas, dispõe de um auditório, biblioteca, quadra esportiva, laboratório de ciências, cantina, refeitório, almoxarifado, sala de arquivo, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de dança, sala de judô, seis blocos sanitários masculinos e femininos para alunos, pátio e corredores. Importante ressaltar que quase todas as dependências internas dessa instituição, são divididas por portões que na maior parte do tempo permanecem fechados e monitorados pelos inspetores e outros funcionários que se revezam entre os horários.

Dentre este conjunto de departamentos já apontados, nessa instituição existe ainda setor administrativo. Composto por: sala de professores, uma sala da direção geral, coordenação, secretaria e dois banheiros de uso exclusivo dos funcionários, essa área fica localizada logo na entrada do prédio escolar. Esse espaço fica localizado em uma área delimitada por dois portões que evidenciam um espaço de pouca circulação de pessoas, sobretudo, os alunos, a menos que sejam autorizadas.

Organiza-se em um pequeno pátio, utilizado também para exposição de quadros informativos com avisos de diversas ordens, placas de formatura dos que concluíram seus estudos ali e uma diversidade de cartazes confeccionados pelos próprios alunos que enfeitam as paredes, esses contém temas variados referentes a debates realizados em sala de aula. Cartazes que geralmente fazem alusão a temas de conscientização (DSTs, preservação do meio ambiente, desperdício de água, dentre outros temas dessa natureza). Alguns desses cartazes apresentavam rabiscos de canetas, isso indica que supostamente que talvez o local tenha sido escolhido para expor os trabalhos como uma forma de preservá-los, e não fossem

danificados pelos demais alunos, já que ali é um espaço de pouca circulação desse público e é também vigiado pelos inspetores.

A sala da direção é o local onde geralmente se resolvem os assuntos mais burocráticos da escola. O acesso a esta sala pelos demais funcionários, só é permitido sob autorização da diretora, com exceção dos professores que todos os dias no final do expediente fazem passagem obrigatória para assinar o ponto, caso isso não aconteça, levam falta que podem lhes causar prejuízos. Além disso, utilizam a sala quando precisam fazer uso do computador, pegar algum material e resolver algum assunto com a diretora, como por exemplo, fazer uso da sala de informática para desenvolver atividades com os alunos ou reservar algum instrumento, (data show, e outros materiais de uso coletivo da escola).

Este espaço também funciona como uma espécie de “cantinho” da disciplina. Na maioria das vezes, os professores recorrem a esse recinto para denunciar alunos que eventualmente apresentam algum problema de mal comportamento. Nessas situações, os professores sempre contam com a ajuda da diretora, principalmente, quando precisam solicitar a presenças dos pais na instituição. Durante a pesquisa foi possível presenciar muitas vezes, alunos que chegavam até a direção da escola acompanhados pelos professores ou inspetores que os conduziam, chegando lá denunciavam as indisciplinas causadas pelo aluno e deixavam - os sob os cuidados da diretora que se encarregava de conversar com o aluno e aplicar as punições cabíveis, tais medidas, quase sempre constituíam em ligar para os pais, convocando a presença desses na escola, ou ameaças de suspensão.

Neste caso, o ambiente também é bastante visitado pelos pais dos alunos quando convocados comparecem a escola, na maioria dos casos, essa visita só ocorre quando a diretora solicita a presença deles ali, no caso de algum problema relacionados à indisciplina do filho.

Dos espaços acima listados, um dos locais mais frequentados por mim, foi à sala dos professores. Nela, passei grande parte do tempo durante o período da pesquisa, onde pude acompanhar a rotina diária desses profissionais, o que em parte favoreceu bastante no desenvolvimento desta, sobretudo, as conversas observadas durante os momentos que permaneci ali. A sala localiza-se ao lado da diretoria e funciona como um ambiente coletivo, ponto de apoio para os docentes nos momentos de aulas vagas e no intervalo. É nesse espaço também onde são guardados os materiais individuais e coletivos, para esses fins, a sala é contornada por vários armários embutidos nas paredes, divididos em diversos compartimentos, cada um desses é identificado com o nome de cada professor e serve de uso

pessoal para guardar seus pertences, com exceção de outro armário, onde são guardados livros didáticos e outros materiais, materiais para aulas de educação física e outros de uso coletivo.

Além desses armários fixados nas paredes, vários quadros informativos dispostos em um muram, ou mesmo colados com fitas adesivas. Nele contém informações referentes aos horários das aulas, prazos para fins de atividades e entregas de cadernetas, comunicações de reuniões, anúncios de congressos, dentre outras programações.

Bem no centro da sala existe uma grande mesa cercada por cadeiras, é ali onde esses aproveitam para desfrutar dos 15 minutos de intervalo que a escola dispõe entre a 3º e a 4ª aula. Momento de interação e de descontração, onde se reúnem e juntos compartilham do lanche fornecido pela escola, na maioria das vezes, suco de goiaba ou acerola e também a opção de café com biscoito. Além do lanche, nesse lugar são partilhadas muitas conversas, risadas, mas também desabafos, angústias, preocupações, troca de informações e experiências. Vale salientar que as conversas nem sempre são relacionadas ao ambiente de trabalho, muito embora esse assunto não esteja isolado dos diálogos nesse momento. Falam a respeito de problemas familiares, da falta de material na escola para trabalhar nas aulas, falam sobre modas, geralmente as mulheres, umas aproveitam e levam produtos para vender as colegas, como uma forma de complementar a renda. Geralmente são produtos de beleza (perfumes, maquiagens, roupas, dentre outros acessórios dessa natureza), e em pouco tempo, o espaço se transforma numa espécie de “bazar” que proporciona um importante momento de socialização, uma interação social que vai além de simples compra e venda de mercadorias, ali também se estabelecem relações de confiança e amizades entre os que negociam os produtos. Alguns compradores podem levá-los mesmo não tendo o dinheiro pra efetuar o pagamento naquele mesmo dia. Certa vez, uma professora me mostrou os produtos que estava vendendo, falei em outro momento compraria algo, pois naquele dia não havia levado dinheiro suficiente, ela insistiu disse que não tinha problema, se eu quisesse poderia levar, e pagaria na semana seguinte já que era fácil me encontrar por ali. Aproveitei e comprei um batom, nem estava precisando tanto, mas utilizei o momento como estratégia de aproximação com a docente, pois essa poderia vir a ser uma possível informante, além disso, foi estabelecida certa relação de confiança.

Documentos relacionados