• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Enquadramento Empírico

3. Os Exames Nacionais

Seguidamente procuramos compreender a estruturação e a valoração dos exames nacionais em estudo, sendo de ressalvar que, quer na prova de História A quer na prova de Geografia A, são evidentes as diferenças. De forma a corroborar esta afirmação, segue-se a apresentação da estrutura e cotações de ambas as provas em estudo.

A partir de 2014, os exames nacionais de História A começaram a sofrer alterações, apresentando ao nível da sua estrutura elementos inovadores como a introdução de itens de seleção (escolha múltipla, ordenação, associação…), o aumento do número de grupos (em vez das habituais sete questões o exame passa a contemplar doze questões) e o alargamento da baliza cronológica, do século XVII ao século XX, em que as questões abarcam o 11º e 12º anos e incidem sobre os módulos 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Passando à apresentação da estrutura da prova de História A (ver Anexo I), esta é composta por quatro grupos, sendo o grupo I de itens de seleção (escolha múltipla), o grupo II de itens de construção (resposta curta e resposta restrita) e de seleção (ordenação), o grupo III de itens de construção (resposta restrita) e de seleção (associação) e o grupo IV de itens de construção (resposta restrita e extensa).

Relativamente ao grupo I (ver Anexo I), este é constituído por um conjunto de quatro questões de escolha múltipla, com quatro opções de resposta para cada pergunta, sendo uma delas a correta. Além disso, apresenta-nos um documento intitulado “Memórias de um membro do primeiro Conselho reunido por Luís XIC (Vincennes, 1661) ” para que os candidatos possam responder assim aos itens de seleção (escolha múltipla).

O grupo II (ver Anexo I) apresenta-nos um conjunto de três questões, sendo a primeira de resposta curta, a segunda de resposta restrita e a terceira de ordenação. Este grupo exibe dois tipos de documentos diferentes na sua natureza, sendo o documento 1, um documento iconográfico relacionado com “A Primeira Invasão Francesa – gravura satírica da época (1807)” e o documento 2 uma tabela cronológica relacionada com a “Publicação de jornais por portugueses no exílio (1808-1820)”.

Quanto ao grupo III (ver Anexo I), este é constituído por três questões, sendo a primeira e a segunda de resposta restrita e a terceira de associação. São dados aos candidatos dois documentos históricos para que possam responder às questões. O documento 1 intitulado de

“Uma visão do Estado Novo – entrevistas a Oliveira Salazar (1961 e 1963) e o documento 2 de “Uma visão do Estado Novo – manifesto clandestino da oposição (1961)”.

Relativamente ao grupo IV (ver Anexo I), este é constituído por duas questões, sendo a primeira de resposta restrita e a segunda de resposta extensa. Este grupo exibe um conjunto de quatro documentos diferentes, sendo o primeiro, um documento histórico, intitulado “Reação de Estaline ao discurso da «Cortina de Ferro», de Churchill – entrevista no jornal Pravda (14 de Março de 1946) ”, o segundo, um documento iconográfico com o título “ «Autocarros rivais» - caricatura publicada na revista britânica Punch (18 de junho de 1947) ”, o terceiro, um mapa sobre “Berlim: uma cidade dividida (1945-1989) ” e o quarto, uma tabela que representa a “Evolução do número de armas nucleares de alguns países (1945-2005) ”.

Por fim, o exame nacional de História A apresenta as cotações atribuídas às questões de cada grupo. O grupo I, de itens de seleção, tem uma valoração total de 20 pontos, isto é, cada pergunta de escolha múltipla tem um peso de 5 pontos, enquanto que no grupo II, de itens de construção, a primeira e a terceira questões têm um peso de 5 pontos e a segunda de 20 pontos, totalizando 30 pontos. O grupo III, de itens de construção, apresenta uma cotação de 30 pontos para as primeiras duas questões e de 10 pontos para a última, completando assim 70 pontos, enquanto o grupo IV, também de itens de construção, apresenta uma valoração de 30 pontos para a primeira pergunta e de 50 pontos para a segunda, perfazendo assim um total de 80 pontos. Tudo somado dá uma prova cuja valoração é de 200 pontos (ver Anexo I).

Já a prova de Geografia A também sofreu algumas modificações no ano de 2014, verificando-se a manutenção do número de grupos, havendo em contrapartida uma alteração do número de questões de cada grupo. O exame passa assim a ser maior que nos anos transatos, apresentando em cada grupo de escolha múltipla mais uma questão, totalizando assim seis questões, em vez de cinco.

Analisando a estrutura da prova de Geografia A (ver Anexo II), esta é constituída por seis grupos, sendo o grupo I, II, III e IV de itens de seleção (escolha múltipla) e os grupos V e VI de itens de construção (resposta restrita e resposta extensa).

Relativamente aos grupos de itens de seleção (escolha múltipla), estes são compostos por seis questões com quatro opções de resposta cada uma, sendo uma delas a correta. Cada grupo apresenta uma ou mais figuras, podendo elas serem mapas, gráficos, textos ou imagens. O grupo I apresenta duas figuras que correspondem a dois mapas referentes à “distribuição espacial da taxa de crescimento natural e da taxa de crescimento efetivo, em Portugal, em 2011”. O grupo II

apresenta também duas figuras, sendo a primeira uma imagem relacionada com “a secção portuguesa da bacia hidrográfica do Tejo” e a segunda um gráfico relativo à “percentagem de água armazenada na albufeira de Castelo de Bode”. O grupo III apresenta uma figura relacionada com “a hierarquia da rede urbana portuguesa, de acordo com o número de habitantes, nos anos de 1981 e de 2011”. Já no grupo IV podemos observar dois mapas representando “a taxa de variação, entre 2010 e 2012, do volume de mercadorias transportadas, respetivamente, por modo rodoviário e por modo marítimo, nos países da União Europeia (EU).” (ver Anexo II).

No que diz respeito, aos grupos V e VI de itens de construção (resposta restrita e resposta extensa), estes são constituídos por três questões cada um, sendo as primeiras duas questões de resposta restrita e a terceira de resposta extensa. Tal como sucede nos grupos anteriores, cada questão mostra uma ou mais figuras, podendo elas serem mapas, gráficos, textos ou imagens. O grupo V apresenta-nos uma imagem, representando a “Zona Económica Exclusiva e as águas territoriais de Portugal”. Já o grupo VI exibe um texto e uma imagem relacionados com a Companhia das Lezírias (ver Anexo II).

Por fim, a prova apresenta as cotações dadas às questões de cada grupo.

Os grupos I, II, III e IV de itens de seleção têm uma valoração de 30 pontos, ou seja, cada pergunta de escolha múltipla tem um peso de 5 pontos, enquanto nos grupos V e VI de itens de construção, as primeiras duas questões são cotadas em 10 pontos cada uma e as últimas duas em 20 pontos cada uma. Os dois grupos perfazem um total de 80 pontos. Somando o total de todos os grupos temos uma prova cuja valoração é de 200 pontos (ver Anexo II).

Após a compreensão da estruturação e valoração das provas de exame e seleção das técnicas e referenciais metodológicos, procedemos à análise do nível de complexidade cognitiva que a estrutura do enunciado da prova de exame de cada disciplina, segundo a taxonomia de Bloom revista e adaptada por Anderson e Krathwohl (2001), e a sua relação com a valoração indexada a cada item (Quadros nº 5 e 6)

Quadro nº 5 – Níveis Cognitivos Taxonómicos das questões e respetiva valoração do exame nacional de História

A da 1ª fase de 2014

Quadro nº 6 – Níveis Cognitivos Taxonómicos das questões e respetiva valoração do exame nacional de

Geografia A da 1ª fase de 2014

TX Bloom

Grupo P.

Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Avaliação Criação

I 1. 5 2. 5 3. 5 4. 5 II 1. 5 2. 20 3. 5 III 1. 30 2. 30 3. 10 IV 1. 30 2. 50 SOMA 5 40 15 60 80 0 TIPOLOGIA 60 140 TOTAL 200

Grupo P. Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Avaliação Criação

I 1. 5 2. 5 3. 5 4. 5 5. 5 6. 5 II 1. 5 2. 5 3. 5 4. 5 5. 5 6. 5 1. 5 2. 5 TX Bloom