• Nenhum resultado encontrado

Os primórdios do Seminário Seráfico Capuchinho e sua implantação no Paraná

4.1 A ROMANIZAÇÃO E OS SEMINÁRIOS SERÁFICOS DOS CAPUCHINHOS NA

4.1.2 Os primórdios do Seminário Seráfico Capuchinho e sua implantação no Paraná

Um nome de destaque para compreendermos a implantação do Seminário na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos foi o de frei Bernard Christen de Andermatt. Superior geral dos Capuchinhos entre 1884 a 1908, é de sua autoria a elaboração da legislação que promoveu de maneira mais organizada os estudos na Ordem, desde o Seminário Seráfico até o ensino superior256. Na Suíça, seu país de origem, muitos Capuchinhos frequentavam a Universidade de Friburgo para obter títulos acadêmicos, uma particularidade dos frades deste país, já que estudos universitários entre os Capuchinhos eram pouco valorizados. Por isso em seu governo, os Capuchinhos tiveram um certo avanço na formação intelectual257.

A fundação do Seminário Seráfico Capuchinho e seu desenvolvimento na Ordem foi pesquisada por frei Melchor de Pobladura, frade espanhol, que em 1936 a publicou com o nome: Los colegios seráficos en la Orden de Menores Capuchinos. Neste trabalho, o autor dá a seguinte definição sobre o seminário seráfico:

El colégio seráfico, tal como nosotros lo concebimos en estas páginas, es un colégio extraconventual de segunda enseñanza privada o no oficial, dependiente de la Ordem, en donde los candidatos que se preparan para ingressar en ella, cursan los estúdios clássicos o humanísticos, que pressupone el estúdio de la filosofia y de la teologia, y reciben la educación civil, moral y religiosa franciscana, própria de quien profesa entre los Menores Capuchinos la Regla de San Francisco en el estado sacerdotal258.

Portanto, o Seminário Seráfico franciscano foi concebido como um lugar intermediário para a efetiva entrada do candidato na Ordem, uma adaptação moderna à regra de São Francisco259.

256 Alguns documentos sobre os estudos no período em que Frei Bernardo foi ministro geral: a) Ordinationes (1886) onde está a base para a reorganização dos estudos na Ordem; b) Statutum pro studis Missionum Capuccinorum (1885) onde ressalta a importância do estudo para os candidatos a missão entre os Capuchinhos; c) Istruzione per la Direzione dele scuole serafiche, sobre a organização dos seminários seráficos em todo mundo (1893); D) cartas circulares escritas entre 1884 e 1907 sobre os estudos e encontradas na Analecta Ordinis Fratum Minorum Capuccinorum, uma coleção de escritos produzidas durante o ano, publicadas e enviadas a todas as províncias da Ordem desde 1884.

257 D’ALATRI, Mariano. Os Capuchinhos: história de uma família franciscana. Porto Alegre: Edições EST, 1998, p. 171

258 POBLATURA, Melchior. Los colegios seráficos en la Orden de Menores Capuchinos. Madri, 1936, p. 03 259 Nos escritos de São Francisco de Assis (2000, p.131) no capítulo II da regra de vida dos Frades menores intitulado: os que querem abraçar esta vida e de como devem se aceitos, se previa que: Os que quiserem assumir esta vida e vierem procurar nossos irmãos, estes os enviem a seus ministros provinciais,

98

De acordo com Poblatura, os primórdios do Seminário Seráfico franciscano podem ser encontrados na instituição dos oblatos. O costume de acolher crianças e jovens nos mosteiros e conventos de Ordens iniciou-se com São Basílio no século IV e tornou-se um costume entre as famílias cristãs oferecerem seus filhos (dai o termo oblato= leigos que se oferecem para servir em uma ordem religiosa) para serem educados nestes locais. Na Ordem franciscana, a instituição dos oblatos surgiu no século XIV, que com “los estatutos de Lyon (1325), al rebajar la edad tope a los catorce años en los aspirantes, como antes (1316) habiam hecho de Asís, exceptúan de la ley los niños a quienes los padres ofrecían”260.

Uma primeira tentativa de implantar um Seminário entre os franciscanos que se tem notícia surgiu em 1580, na província de Milão na Itália, chamado de Colégio de Monte Varallo. Porém, a historiografia franciscana considera o primeiro seminário seráfico o colégio Alcantarino de Lecce, de 1792 localizado em Galatone y Castellanza, na Espanha. Entre os Capuchinhos vigorou o modelo dos oblatos, de maneira geral, ainda que durante os séculos posteriores a primeira constituição da Ordem, de 1536, tenha aos poucos inserido estudos de gramática e humanidades antes dos cursos de filosofia e teologia, mas de maneira bastante rudimentar. O primeiro Seminário Seráfico dos Capuchinhos aparecerá somente em 1870, na província de Toscana na Itália261.

O documento de referência para implantação dos Seminários Seráficos na Ordem foi a “Istruzione per la Direzione dele scuole serafiche” (“Instrução para direção das escolas seráficas). Lançado em março de 1893, foi elaborado por Frei Bernard de Andermatt que o dividiu em quatro partes: 1) origem dos seminários e colégios preparatórios; 2) necessidade e finalidade das escolas seráficas e admissão dos alunos; 3) programa de estudos e direção das mesmas; 4) normas para a boa educação dos colegiais. Este documento tornou-se referência nas províncias da Ordem no mundo para a criação e manutenção dos seminários seráficos.

aos quais unicamente, e não a outros, seja concedida a licença de receber irmãos. Os ministros, no entanto, examinem-nos diligentemente sobre a fé católica e sobre os sacramentos da igreja. E se crerem em todas estas coisas e quiserem fielmente professa-las e firmemente observá-las até o fim [...] Digam-lhes as palavras do Santo Evangelho que vão e vendam todos os seus bens e procurem distribuí-los aos pobres [...] Depois concedam as vestes de provação [...] E terminado o ano de provação, sejam recebidos à obediência, prometendo sempre observar esta vida e regra.

260 POBLATURA, Melchior. Los colegios seráficos en la Orden de Menores Capuchinos. Madri, 1936, p. 16/7.

99

Nos Estados do Paraná e Santa Catarina, os frades erigiram vários seminários para acolher os jovens que desejavam ser Capuchinhos. O quadro abaixo nos fornece algumas referências:

SEMINÁRIO LOCALIZAÇÃO FUNCIONAMENTO PERÍODODE

Seminário Nossa Senhora das Mercês Curitiba 1930 a 1934 Seminário Santo Antônio Almirante Tamandaré 1934 a 1968 1973 a 1975

Seminário Santa Maria Irati 1953 a 1987

Seminário Vocacional São José Almirante Tamandaré 1955 a 1972 Seminário Vocacional Nossa Senhora de

Fátima

Cruzeiro do Oeste

1963 a 1966 Seminário Vocacional Nossa Senhora de

Fátima Siqueira Campos

1967

Seminário Vocacional Assunção Uraí 1968 a 1993

Seminário Vocacional Frei Ricardo de

Vescovana Céu Azul 1971

Quadro 2: Seminários seráficos dos Capuchinhos no Paraná Fonte: de Bona (2011)

Dentre os seminários listados, teve relevância o Santa Maria de Irati, Paraná, uma vez que agregou grande número de formandos da Província Capuchinha do Paraná e Santa Catarina, muitos dos quais tornaram-se religiosos e padres.