• Nenhum resultado encontrado

Os primeiros trabalhos a incluir no blogue: o esforço de seleção

Capítulo 4. Criação e desenvolvimento do blogue

4.3. Os primeiros trabalhos a incluir no blogue: o esforço de seleção

Com vista a terem trabalhos para colocar no blogue, muitos dedicaram-se ao trabalho. Fizeram muitas cópias no Word, pois estavam ainda a aprender a dominar o programa e não se sentiam à vontade para escrever diretamente no computador. À medida que iam realizando as cópias, ficavam muito surpreendidos com os sublinhados a vermelho e a verde que o programa ia introduzindo. A professora explicou-lhes que o sublinhado a vermelho assinalava erros ortográficos e o verde erros gramaticais, como o desrespeito pelas letras maiúsculas. Sempre que algum erro era assinalado chamavam a professora para os ajudar a corrigir. No entanto, foi-lhes sugerido que tentassem descobrir por si próprios a correção. Assim, quando surgiam os erros ficavam muito

62

concentrados a tentarem descobrir qual era a falha, olhando atentamente para o texto original que estava a ser copiado até descobrir a diferença. Nas primeiras cópias, a professora deixou que os alunos seguissem esse método, para que conseguissem desenvolver a capacidade de comparar o seu trabalho com um modelo correto e de verem as diferenças. O facto de o Word assinalar as falhas permitiu que os alunos começassem a fazer um esforço autónomo de correção dos erros, sem precisar que a professora os assinalasse (Santos, 2006; MacArthur, 1996). Além disso, por não terem de refazer toda a cópia e por conseguirem fazer uma cópia sem vestígios das correções realizadas(Ferreira & Martins, 2009; Santos, 2006; MacArthur, 1996), como aconteceria numa cópia escrita à mão os alunos preocuparam-se em realizar as correções necessárias.

Os alunos NEE não mostravam ainda interesse em realizar trabalhos para colocar no blogue, preferindo usar os jogos instalados no Magalhães, pois era algo que conseguiam dominar. Embora se pretendesse que a sua utilização das TIC fosse mais além, nesse momento o facto de estarem concentrados a jogar já era positivo, mas continuava a ser necessário despertar o seu interesse em participar na construção do blogue.

Chegou, então, o momento de fazer a primeira seleção de trabalhos para colocar no blogue. Os alunos mostraram muitas dificuldades em selecionar as suas produções, querendo colocar lá tudo o que tinham feito. Uma vez que isso não lhes foi permitido e se exigiu que selecionassem um só trabalho, selecionavam um, mas se alguém falava noutro trabalho, mudavam e já queriam esse outro trabalho, sem encontrar razões concretas para a escolha de um trabalho em particular.

Visto que se estava no início do trabalho com o blogue, a professora considerou que ainda seria necessário fazer uma atividade conjunta que ajudasse os alunos a compreender como se pode selecionar um trabalho e fazer uma reflexão acerca do mesmo.

Assim, como turma fomos discutindo os vários trabalhos realizados e os alunos tinham de dizer qual tinham gostado mais de fazer, qual achavam que tinha ficado com mais qualidade e com qual tinham aprendido mais. Foram surgindo várias ideias e aos poucos foi surgindo um consenso sobre um trabalho de expressão plástica acerca do Outono, que consistiu na criação de um boneco a partir de uma folha seca de árvore. Embora tivesse havido atividades mais enriquecedoras em termos de aprendizagem, a professora não quis condicionar a escolha dos alunos, aceitando que esse seria o trabalho selecionado, para o qual faríamos a reflexão conjunta referida no parágrafo

anterior. Depois de realizarmos esta atividade conjunta seria mais fácil os alunos tentarem fazer o mesmo individualmente na seleção seguinte, adotando a prática do

scaffolding (ou andaimento), termo introduzido por Wood, Bruner e Ross, em 1976

(Oliveira e Vasconcelos, 2010), para se referir à forma como os adultos apoiam a participação das crianças em tarefas que não conseguem ainda desenvolver sozinhas, transferindo gradualmente para a criança o controle dessa tarefa à medida que as suas competências vão aumentando, como se houvesse um ajuste constante dos andaimes colocados para a apoiar. A partir daí, elaborámos em conjunto, no quadro, um texto que justificasse a escolha desse trabalho.

O Outono

Reflexão:

A turma achou por bem selecionar o trabalho sobre as folhas do outono por ter sido um momento engraçado de aprendizagem.

Fez-se a recolha de folhas e construiu-se um boneco com as folhas. Foi um trabalho diferente e bastante divertido.

Escolheu-se este trabalho porque para nós, foi uma novidade usar folhas das árvores para fazer um desenho.

Não estávamos à espera que ficasse tão bonito.

Lisboa, 14 de outubro de 2011

Imagem 3: Primeiro trabalho selecionado pela turma

No entanto, para que os alunos compreendessem que os espaços individuais deveriam ter as produções de cada aluno, a professora decidiu acrescentar uma mensagem em cada espaço individual com o trabalho que cada aluno tinha feito durante essa atividade e com uma pequena frase “Este foi o meu trabalho sobre o Outono”. Dois alunos começaram a mostrar já o desejo de marcar a sua individualidade:

64

«A Lurdes veio ter comigo e disse-me:

“Professora, eu fiz dois desenhos com as folhas. Também fiz uma árvore.”

“Pois fizeste. Estão muito bonitos.” respondi. “Gostavas de mostrar os teus desenhos no blogue?”

“Gostava”

“Então, vou lá pô-los”

O Gaspar perguntou-me:

“Podemos pôr uma fotografia do meu boneco?” “Sim, porque é que queres colocar essa fotografia?”

“Porque gostei muito de aprender a fazer bonecos com as folhas”»

(Diário de Bordo, 14 de outubro de 2011)

Por isso, a professora escreveu uma frase um pouco diferente para esses alunos, refletindo o seu interesse.

Imagem 4: Exemplos dos primeiros trabalhos individuais colocados no blogue

O Outono

Reflexão:

Este foi o meu trabalho de outono.

Aprendi a fazer uma árvore e um boneco com as folhas das árvores.

Lisboa, 14 de outubro de 2011

(trabalho da Lurdes)

O Outono

Reflexão:

Eu escolhi este trabalho porque aprendi a fazer um boneco com as folhas das árvores.

Lisboa, 14 de outubro de 2011

No dia da Biblioteca, fez-se uma nova visualização do blogue, já com estes trabalhos incluídos. Em vez de ser a professora a mostrar o blogue, pediu-se a cada aluno que fosse abrir o seu espaço e o mostrasse à turma. Os colegas foram elogiando os desenhos uns dos outros, com expressões como «Está tão giro», «Está engraçado». Esta visualização permitiu-lhes compreender que os espaços individuais podiam ser diferentes e que cada um poderia mostrar a sua seleção pessoal aos colegas, o que seria mais interessante.