• Nenhum resultado encontrado

Os professores pedagogos e os contextos da pesquisa

Entendendo que não se separa o contexto institucional, o contexto escolar e o da subjetividade profissional das relações que se investiga na pesquisa, cumpre-se ratificar no que diz respeito a cada uma dessas dimensões, suas aproximações e singularidades, compondo na sequência a compreensão da complexidade analisada.

No tocante ao contexto escolar, destaca-se nos quadros a seguir, os

aspectos relevantes de cada uma das escolas em que os professores pedagogos atuavam no momento da pesquisa.

QUADRO 4 – Contexto das escolas

PP1

Situado na zona leste da capital paranaense e oferta como modalidade de ensino o fundamental II e a E.J.A. Atende aproximadamente 450 alunos distribuídos nos três turnos, a maioria proveniente das regiões metropolitanas. Apesar de caracterizar-se como escola de pequeno porte ou porte 1, dispõe de um espaço físico privilegiado e tem como IDEB - 4.8, referente a avaliação de 2013.

PP2

Localizado na região central de Curitiba e é considerado o maior e o mais antigo colégio público do

estado. Dispõe da oferta de ensino nas seguintes modalidades, fundamental II, Médio, Curso Técnico

Integrado e Curso Técnico Subsequente. Também possui um Centro de Línguas (CELEM), cursos de artes e treinamentos em diversas modalidades esportivas, atendendo aproximadamente 4500 alunos nos três períodos de aula. Por suas características e grande procura, embora público, o colégio realiza uma seleção via rendimento escolar (boletim), para o ingresso dos alunos. Colégio de grande porte, apresentou na última avaliação o IDEB de 6.4.

PP3

Colégio de periferia, porte 3, com aproximadamente 1600 alunos. A comunidade escolar é composta por famílias em sua maioria dependentes de programas sociais e com histórico de violência contundente em virtude do envolvimento com o tráfico. Oferta as modalidades de ensino Fundamental II e Médio, tendo como índice de avaliação do IDEB no ano de 2013, a nota 2.9.

Está localizado também na zona leste da cidade de Curitiba e atua com as modalidades de ensino o fundamental II, Médio e a E.J.A. A instituição atende a aproximadamente 1200 alunos, distribuídos nos três turnos e está classificado como um colégio de médio porte. Com relação à comunidade escolar, mais da metade dos matriculados são residentes do próprio bairro, moram majoritariamente com pai e mãe e talvez por isso, o colégio tenha uma maior convivência e participação das famílias no seu processo educacional. Como IDEB apresenta nota

3.9, referente a avaliação de 2013.

PP5

O colégio também é de médio porte, com 960 alunos devidamente matriculados. Está situado no Bairro Boa Vista, região mais central de Curitiba e apresentou na última avaliação do IDEB o índice 5.5.

FONTE: Elaborado a partir dos dados coletados entre 2015 e 2016.

Infere-se a partir da referência a esses contextos, e considerando todos os condicionantes institucionais e profissionais, que, revelados processos mediadores nesses espaços, há de se considerar que alguns professores pedagogos como a PP3, por exemplo, apresentam singularidades que merecem destaque.

Os gráficos abaixo apresentam números que se referem à quantidade de alunos matriculados, número de professor pedagogo por aluno e nota do IDEB/2013.

FONTE: Elaborado a partir dos dados coletados entre 2015 e 2016.

Numa análise quantitativa, pode-se dizer que o colégio que tem o maior número de discentes, 4500, tem também o maior número de professores pedagogos por alunos, 30 e também a maior nota de IDEB – 6.4. Logo, seria possível atribuir a atuação pedagógica e ao número de professores pedagogos, os bons resultados.

Ainda que se possa fazer alguma relação, não se trata nessa pesquisa de quantificar dados, mas de investigar se os condicionantes da realidade escolar, bem como as subjetividades dos profissionais e o contexto institucional determinam de forma veemente os resultados dessa análise.

Ao tratar do colégio onde atua o PP2, de localização na região central, tem tradição na educação paranaense e extremamente requisitado pela comunidade

escolar, instituiu um processo de “seleção” de seus alunos. Pela atuação articulada da equipe pedagógica, também em virtude do porte, tem mais funcionários e dispõe de uma estrutura adequada, ainda que necessitando de reformas. Há muitos aspectos a considerar e que certamente revelam, condições diferenciadas de análise desse contexto.

Da mesma forma, pode-se inferir que o colégio onde atua a PP3, localizado na periferia, um local marcado pela guerra do tráfico, com alto índice de evasão, com problemas estruturais e com verba insuficiente para as demandas da comunidade pode realizar um trabalho pedagógico de qualidade ainda que isso não se expresse em nota do IDEB.

Vale destacar que este indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb38, para os

Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios. Ou seja, ao deter-se somente nos dados enviados pelas escolas, poder-deter-se-ia dizer que há nesdeter-se contexto inúmeros aspectos que precisam ser reavaliados.

Por outro lado, na aproximação dos trabalhos realizados pelos professores pedagogos colaboradores, nota-se que todos realizaram processos mediadores diante das necessidades da melhoria do processo ensino-aprendizagem.

No que diz respeito ao contexto institucional, que compreende a rede estadual de ensino, pode-se dizer que todos os professores pedagogos pertencentes à mesma mantenedora, têm determinações idênticas quanto ao regime de trabalho, à organização da escola em que atuam e igualmente recebem documentos pedagógicos a serem implementados nas escolas.

Novamente, atenta-se para o fato de que os agentes educacionais podem divergir nos encaminhamentos, haja vista que aí também imprimem seu caráter subjetivo à atuação profissional. Pinto (2012, p.18) define que:

o contexto institucional é justamente a dimensão do exercício da docência em que as políticas públicas impactam mais diretamente, ao serem implementadas pelos governos municipais, estaduais ou pelo governo

38Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica, conforme estabelece a Portaria n.º 931, de 21

de março de 2005, é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Ver -http://portal.inep.gov.br/

federal. É a dimensão institucional que estabelece para as práticas educativas em aula as condições materiais para o funcionamento das escolas, desde as instalações físicas até os materiais didáticos disponíveis.

Nesse sentido, ainda que pareça o contexto institucional o que se constitui de maior rigidez, uma vez que os documentos são padronizados, pode-se verificar que no município de Curitiba, por sua extensão e pela divisão em setores do núcleo educacional, pessoas-profissionais que estão à frente dessas regionais, comandam de diferentes formas o seu trabalho. Atenta-se para a vinculação dessas dimensões ao contexto histórico cultural amplo que influencia singularmente cada contexto. Apresenta-se no próximo capítulo as análises da pesquisa.