• Nenhum resultado encontrado

4.1 Caracterização do ambiente de e-learning POLVO da UDESC

4.1.3 Os recursos informacionais

O POLVO é um ambiente de e-learning que busca a interação no processo de ensino- aprendizagem a partir do uso de recursos informacionais síncronas e assíncronas: agenda,

Chat, diário de classe, fórum, mala direta, material de apoio, trabalho colaborativo e perfil,

descritos a seguir.

Dentre suas características destaca-se a de suportar várias comunidades virtuais, desde que devidamente cadastradas.

A figura 10 é a tela de entrada, para que o usuário possa “surfar” no ambiente virtual de apoio à aprendizagem. É necessário ser cadastrado e possuir senha de acesso.

Após acessar o ambiente virtual de apoio à aprendizagem, com sua senha, o usuário visualiza o ambiente de trabalho e seleciona a opção desejada (figura 11).

Figura 11: Área de trabalho e recursos disponíveis

O administrador do ambiente é responsável por: cadastrar comunidades virtuais, disponibilizar ferramentas e fundamentalmente gerenciar o ambiente.

A agenda é uma ferramenta (figura 12) que permite aos usuários incluir diversos compromissos, como, por exemplo: aviso sobre a disciplina ou de trabalhos desenvolvidos.

Figura 12: Agenda de compromissos

A ferramenta Chat (figura 13), também conhecida como bate-papo, permite troca de idéias em tempo real acerca de temas relevantes da disciplina. Constitui-se como uma ferramenta síncrona, importante na mediação e no esclarecimento de dúvidas.

Figura 13: Chat sala de aula on-line

As transcrições dos debates realizados são armazenadas nos logs, permitindo ao usuário recuperar informações sobre a participação efetiva dos usuários e dos temas discutidos.

A ferramenta diário de classe (figuras 14, 15 e 16) possibilita que o professor cadastre as aulas, as avaliações e os registros das faltas dos alunos durante o curso ou a disciplina. Deste modo esta ferramenta permite ao aluno, de forma individualizada, a visualização das faltas e dos conceitos obtidos em cada disciplina.

Figura 14: Diário de classe tela inicial

Figura 16: Diário de classe – Lista de Notas e Tabelas de Avaliações

A ferramenta fórum de discussões (figura 17) viabiliza troca de informações, idéias e discussões entre os participantes de um curso ou uma disciplina através de postagens de mensagens assíncronas, que ficam disponíveis para consultas. Possibilita o acesso à lista de todos os fóruns cadastrados, com sua situação (ativo/desativo) e a quantidade de mensagens editadas ou postadas.

Figura 17: Fórum de discussão

A ferramenta mala direta (figura 18 e 19) permite que os usuários tenham acesso aos endereços eletrônicos dos usuários do ambiente.

Figura 18: Mala Direta – Procura Rápida do Usuário

Na ferramenta material de apoio (figura 20) o professor disponibiliza os materiais que julga importante para o aprofundamento teórico, tais como textos, artigos, publicações, endereços de sites interessantes, etc.

Figura 21: Material de apoio – relação de arquivos e URL cadastradas para uso

A ferramenta trabalho colaborativo (figura 22) permite a integração dos usuários do

ambiente virtual de apoio à aprendizagem POLVO. Entretanto a comunicação nesta ferramenta ocorre de maneira direcionada, e compartilham-se: idéias, temas, projetos, etc.

Nessa ferramenta os trabalhos só poderão ser publicados pelo professor depois de devidamente avaliados e julgados adequados para socialização.

O usuário da comunidade virtual pode especificar para quem quer enviar o seu arquivo: se para a comunidade ou para um usuário em particular. Há a possibilidade de trocas de materiais através dessa ferramenta, sendo útil para situações de entrega de trabalhos.

Figura 22: Trabalho colaborativo

A ferramenta meus dados (figura 23) permite a visualização e a atualização de dados pessoais (e-mail, endereço, etc.) dos alunos da mesma comunidade virtual.

Figura 23: Meus dados

A ferramenta log (figura 24) possibilita aos diversos usuários, principalmente os professores e os coordenadores, acompanharem o tempo que cada usuário permaneceu conectado no POLVO, bem como período e local de acesso.

Existem dois tipos de filtros para essa consulta: uma lista de acessos que apresenta opções de listagens por intervalos de tempos e por tipos de listagens. Esse tipo de consulta pode ser realizado de forma resumida, apresentando todas as entradas e saídas do sistema feitas pelos usuários, e de forma completa, apresentando uma media do tempo de permanência de cada usuário.

Apoiar processos de ensino-aprendizagem mediados por computador oferecendo ferramentas que promovam interações dinâmicas e a personalização das informações apresentadas são os principais objetivos da equipe do LabTIC desde as fases de concepção, de planejamento e fundamentalmente de implementação do POLVO.

O aluno é o sujeito central do ambiente. Com isso espera-se que ao interagir no Ambiente a partir do uso das diversas ferramentas, ele se aproprie de informações, formule e generalize conceitos. Assim ao interagir deve sentir-se desafiado e estimulado a utilizar as diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis no ambiente como também assumir o compromisso de participar das atividades agendadas pelo responsável da comunidade virtual.

Por outro lado, o professor deve ter competências e habilidades para articular as várias ferramentas disponíveis no ambiente no processo de ensino-aprendizagem, transformando-as em estímulos à construção do conhecimento.

Neste sentido a literatura revisada mostra que no cenário mundial há uma crescente preocupação das instituições que trabalham com EaD em implementar ambientes virtuais de apoio à aprendizagem, uma vez que os mesmos flexibilizam os processos ensino- aprendizagem e disseminam informações, além de constituírem uma alternativa na expansão das instituições de ensino e nas universidades corporativas.(CASTRO NETO, 2006)

A utilização de ambientes de aprendizagem a distância em geral, e neste caso o POLVO, que vem crescendo no ensino presencial e na EaD nos diversos cursos dos vários centros de Ensino da UDESC, mostra a docência como uma atividade com finalidades e, sobretudo, orientada por objetivos. No POLVO há mudanças de concepções e de práticas pedagógicas tradicionais em relação às práticas aplicáveis nesses ambientes: trata-se de aprender ao invés de simplesmente ensinar.

Estes ambientes oferecem potencialidades pedagógicas que, se exploradas adequadamente, poderiam representar uma contribuição relevante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

São ambientes que possibilitam o planejamento de situações de aprendizagem tornando- as ricas pelo fato de oferecer maior freqüência de acessos a informações de diversas fontes e

recursos informacionais, sejam estas complexas, diversificadas e, sobretudo, colaborativas, além da flexibilidade do tempo disponível para o aluno acessar as informações, questões e resolução das atividades.

A seguir estão descritos os resultados e respectiva análise dos dados e interpretação da aplicação do checklist.

Documentos relacionados